sábado, 10 de dezembro de 2011

Vermont e o vinagre de maçã


Vermont - EUA
    O estado de Vermont (EUA), localizado na região do extemo noroeste americano tornou-se mundialmente conhecido, graças às suas condições ambientais (mais de 75% de sua formação é florestal),e pelo uso de práticas ditas naturalistas, desde tempos remotos visando o bem estar; através de manutenção da saúde e do vigor físico. Porém, muitas dessas práticas são eficazes sempre e independem do ambiente. Talvez, seja algum instinto profundo que direcione  os vermonteses a procurem os alimentos necessários à formação do organismo, isto é, uma dieta rica em carboidratos e baixo teor de proteínas, e muitos vegetais ácidos. Eles observaram, por exemplo, que quando aumentavam a porcentagem de proteína na ração da marta (animal que se comercializa a pele), elas apresentaram suas artérias e órgãos obstruídos e contraiam doenças morrendo prematuramente. A população local começou então, a observar o comportamento dos animais de criação e dos silvestres; além das variações climáticas, e de boa higiene. E notaram que os animais sabiam optar por uma dieta saudável , e resolveram seguir o exemplo fazendo uso de frutas variadas, óleo puro do milho, folhas comestíveis ácidas, alimentos integrais, raízes e principalmente, do mel de abelha. Bem como, mantinham o seu estoque de vinagre de maçã natural em dia - o que eles mesmos fabricavam para os mais diversos usos. Por isso, acreditasse que seja esse o segredo dos habitantes de Vermont, que vem durante gerações; conservado a saúde, a jovialidade e a longevidade ativa e produtiva.

    Durante muitos anos o dr. D.C. Jarvis autor do  best seller: "Folk Medicine - Vermont Doctor's Guide to Good Health" pesquisou  o modo de vida e deta dos vermonteses, onde o vinagre de maça natural é parte integrante de sua tradição, transmitido por gerações de pai para filho. Nativo do de lá o dr. Jarvis, depois de sua formação acadêmica clássica em medicina começou a pesquisar mais a fundo sobre as antigas tradições dos camponeses vermonteses, como ele mesmo afirma - "a medicina dos seus antepassados, que alia um conhecimento das leis naturais aos reais fatos da vida". Igual a ele, outros tantos pesquisadores tiveram sua atenção voltada para o estilo de vida a la Vermont - com o intuito de aprender na prática, como tratar muitos tipos de doença utilizando dos mais variados recursos oferecidos pela natureza. Assim, de suas observações e experiências chegou-se a conclusões seguras e ao mesmo tempo revolucionárias como por exemplo: o processo de que com o tempo de uso as chaleiras acumulavam em seu interior enormes camdas de resíduos, resultado da preciptação de sais, cloretos, etc. e, que esses resíduos sob o efeito do vinagre de maçã se dissolviam, deixando a chaleira como nova. Também observou-se que cascas de ovos ao serem mergulhadas no vinagre de maçã, disolviam-se lentamente. Ampliando a investigação obteve como resposta que as pessoas que faziam uso do vinagre de maçã eram extremamente saudáveis, imunes, além de possuirem uma extraordinária resistência física. Muitos lavradores da região de Vermont passavam da faixa dos noventa, cem anos com excelentes condições físicas e, teve como uma grande revelação que eles forneciam vinagre de maçã misturado na água às vacas. Partindo desse ponto, novos estudos foram feitos onde se constatou que as vacas rejuvenesciam e algumas que haviam cessado o leite voltaram a produzí-lo, após três meses de "tratamento à base de vinagre de maçã".

   Pintinhos que receberam tratamento semelhante, também se tornaram resistentes a doenças, além de seu peso e estatura  serem quase uma vez e meia acima do que é considerado normal para essa fase de vida e plumagem de alta qualidade. Bem como outros animais como: cavalos e cães de caça apresentaram aumento na espectativa de vida, pêlo brilhante e sedoso. Dos animais levados ao corte, estes demonstraram uma perfeita consistência óssea e medular. Assim, o dr. Jarvis concluiu que igualmente ao resultado com humanos, os animais também se beneficiaram do uso do vinagre de maçã.

   Mas qual é o milagre? Se podemos chamar assim, trata-se da fórmula utilizada (água misturada com vinagre de maçã e mel, ambos naturais) tal composto dissolve o cálcio excedente acumulado no organismo permitindo que durante sua absorção os ossos se tornem mais fortes, isto é, menos expostos a fraturas e, sobetudo em condições de ajudar na formação dos tecidos mais elásticos e flexíveis, o que favorece e prolonga a juventude.

   Com base na informação do sangue ter uma formação que pode ser ligeriramente, alcalina ou ácida o dr. Jarvis fundamentou sua teoria, que tal situação ocorre em virtude da alimentação ingerida habitualmente. Bem como, o clima frio, favorece a alcalinidade do sangue, além de emoções negativas como: medo, ira, preocupações - desregulando o pH do sangue provocando muitas vezes, depósitos de cristais enrijecidos. e, dependo da região onde estes cristais se formarem no decorrer do tempo, doenças  ou disfunções correspondentes se manifestarão, como por exemplo se for na região das articulações levarão a uma futura artrite, entupimento de veias, etc.

    O mesmo ocorre do consumo excessivo de farinha de trigo e açúcar refinado, carnes, enlatados, doces, refrigerantes, etc. porque também contribuem para o aumento da alcalinidade no organismo através da formação de depósitos de cálcio e de outras substâncias terrosas. Ainda segundo o dr. Jarvis, a maioria das doenças tem como veículo o próprio sangue impuro, que distribui e deposita constantemente substâncias danosas ao sistema ao longo dos anos. Assim, uma purificação do sangue torna-se vital para reverter esse processo negativo; assemelha-se à troca de óleo de um carro - se não ocorre sua troca, o óleo que lubrifica as várias partes do motor passa a danificá-lo com o tempo e o excesso de sujeira que junta-se ao óleo, o mesmo ocrre com o nosso organismo. mas, como não é possível "trocar o nosso óleo", que corresponde ao sangue, no mínimo fazer-lhe uma faxina é obrigatório!

vinagre de maçã natural

   Seguindo os modos dos nativos de Vermont isso é possível através do consumo habitual do vinagre de maçã natural, porque ele tem uma série de qualidades que só o enobrecem e o torna benéfico ao organismo, tais como:
  • Ele possui mais de 30 elementos nutritivos fundamentais
  • Cerca de 12 sais minerais (fósforo, sódio, magnésio,cálcio, enxofre, flúor, silício,etc.)
  • Ferro, vitamina B12, ácido fólico (combate a anemia)
  • Enzimas e complexos vitamínicos
  • Substâncias antioxidantes (contra radicais livres)
  • Anti-séptico
  • Antibiótico
  • Altamente diurético
  • Antiflamatório
  • Controla o equilíbrio do pH sanguíneo e da pele
  • Pectinas, reduzem o colesterol ruim
  • Controlador do peso
  • Combate a caspa e tônico para cabelos
  • Elimina o mau hálito
  • Clareia os dentes
  • Contra cefaléia
  • Possui propriedades químicas muito próximas do suco gástrico, auxiliando na eleiminação de bactérias nocivas e facilitando a digestão. Para isso os médicos naturalistas reomendam o uso de 2 colheres de sopa misturado a água antes ou após as refeições regularmente, para evitar intoxiações alimentares ou deter um processo de intoxicação inicial
   Por extrair todos os seus minerais da maçã, esse tipo de vinagre é rico em sais minerais essenciais nos processos bioquímicos, como o ácido málico, que entre outras atribuições faz parte do Ciclo de Krebs, que sintetiza um porção de reações químicas responsáveis pela produção de energia no interior das células. Bem como auxilia na absorção de nutrientes e ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, apontada como a principal causa de muitas doenças, pois o vinagre de maçã ajuda na eliminação de toxinas, produto de má alimentação e poluição ambiental, que se alojam no intestino e fígado.

   Alguns médicos cientistas como o dr. Pires Van Koek atribuem ao vinagre de maçã natural, qualidades medicinais "miraculosas", até para quem quer voltar ao peso desejado e também para regularização de todas as funções orgânicas deficientes, principalmente aquelas devidoa a uma dieta antinatural. Por isso, não é novidade a fama positiva agregada a esse tipo de vinagre específico.

   Novas pesquisas continuam sendo desenvolvidas para saber da ação do vinagre de maçã natural sobre outros tipos de doenças.Porém, da sua qualidade benefica sobre o acúmulo excessivo de cálcio e outras substâncias terrosas obstruidoras do sistema orgânico é real.

Vinagre de maçã natural, como usar:
    Coloque em 1 copo de 200 ml água filtrada ou mineral e 1 colher de sopa de vinagre de maçã natural e 1 colher de sopa de mel (de boa qualidade) e misture bem. Ou faça uso apenas do vinagre com a água. Tome antes das principas refeições.
Dose indicada:
      O dr. Jarvis afirma que após 3 meses desse tratamento, o sangue volta a adquiri sua acidez natural dissolvendo o cálcio excedente aderido nas articulações e desobstruindo as artérias e vasos sanguíneos. Decorrente disso, a pessoa experimenta uma sensação de bem estar, com uma digestão de boa qualidade, sono reparador e aumento da vitalidade física.
Teste com o papel de Nitrazina (fita de tornassol ou pH):

     Ao acordar, a primeira coisa a fazer é medir o pH da urina com a ajuda da fita ou papel de nitrazina. Um índice de boa saúde é quando o pH da urina está em torno de 6,4 pH, ou seja, ligeiramente ácida. Subindo para valores acima de 7,0 o teste de pH indica que o sistema está com reação excessivamente alcalina predispondo aos indesejáveis depósitos de cálcio e matérias terrosas.


Fonte: Folk Medicine - A vermont Doctor's Guide to Good Health - Dr. D.C Jarvis
           Apple Cider Vinegar - Miracle Health System - Praticia Bragg N.D., PhD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo