segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pride & Prejudice: II Séculos




   Aos possíveis novos leitores de Jane Austen, talvez a primeira escritora chick lit... Não há meio termo em suas histórias, assim como em seus romances ou você ama ou ama!

   Dizem os especialistas, que seus livros foram inspirados na sua própria vida cotidiana, em Steventon, Hampshire - Inglaterra, local onde nasceu e cresceu.. E pelo fato de nunca ter se casado, ser este o motivo de sua busca incessante através de suas obras pela união feliz. Filha de uma família burguesa; residia no campo, tendo o pai como paróco local, ela começou escrever no final do século 18. Porém, seu primeiro livro só foi editado em 1811 'Razão e Sensibilidade' e na sequência 'Orgulho e Preconceito', 'Mansfield Park' (1814) e 'Emma' (1815). Um ano após sua morte aos 41 anos, em 1818 foram lançadas as primeiras edições de 'A Abadia de Northanger' (único romance gótico de sua autoria) e 'Persuasão'.

   Austen tornou-se conhecida do mundo não-literário, pelas inúmeras produções artísticas sobre suas obras, em especial de Pride & Prejudice (Orgulho & Preconceito) - estrelado em 1940 por Laurence Olivier e Gheer Large nos papéis dos protagonistas. Na versão mais atual entre minisséries, etc. a estória ficou eternizada no longa de 2005, graças à maestria do elenco de atores, em destaque para Matthew Mc Fayden e Keira Knigthey.

   Quanto a versão escrita, no Brasil, a primeira edição de 'Orgulho e Preconceito' chegou em 1940, publicada pela Editora José Olympio. A tradução do escritor Lúcio Cardoso, é a mais conhecida no país, além de Paulo Mendes Campos, que traduziu a obra em 1970. E, a mais nova edição, com tradução de Alexandre Barbosa de Souza, foi publicada em 20111 pela Companhia das Letras/ Penguin, na qual, o romance é antecedido por um estudo do crítico britânico Tony Tanner.

    No romance, dentre as inúmeras facetas de todos os personagens envolvidos na trama - Mr. Darcy e Lizzie Bennet precisam superar seus 'orgulhos e preconceitos pessoais', para viverem o amor desperto entre eles, desde o primeiro olhar - durante o baile de apresentação dos novos moradores da região, os irmãos Bingley.

    Nos vídeos abaixo, no primeiro trechos de algumas das produções sobre o romance, e no segundo são vários trechos marcantes do longa de 2005.





        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo