segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ubuntu



  Ubuntu é um conceito tradicional da filosofia africana, presente em vários países daquele continente, e que foca nas alianças e relacionamentos das pessoas umas com as outras; sendo a palavra originária dos povos Bantos; na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa.

  Uma tentativa de tradução para a Língua Portugues seria algo como "humanidade para com os outros". Outra tradução sugere como "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade" ou ainda, "Sou o que sou pelo que nós somos".

  O Ubuntu ficou conhecido além África, graças a um antropólogo que ao término de seus estudos, dos usos e costumes de uma determinada tribo; teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta para casa, e para matar a ociosidade, ele propôs uma brincadeira para algumas crianças que se encontravam por perto - comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo dentro de um cesto bem bonito com laço de fita, e colocou debaixo de uma árvore. Então, chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam no seu interior.
  As crianças se posicionaram próximo a linha que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comeram felizes.

  O antropólogo então foi ao encontro delas, e perguntou por que elas foram todas juntas, se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam:"Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?
  Ainda segundo definição feita pelo Arcebispo Desmond Tutu trata-se de:
"Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos."
   E há quem amplie mais o conceito, no sentido de que ele pode explicar o estreitamento da relação humano e animal.


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo