sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Borboletas Negras




   Borboletas Negras - Black Butterfiles (2011) o filme conta a história de Ingrid Jonker , escritora sul-africana que viveu na época do Apartheid – regime de segregação racial vigente de 1948 a 1994. E tornou-se conhecida ao mundo, da leitura de seu poema político “A Criança que foi Assassinada pelos Soldados de Nyanga”, por Nelson Mandela em seu primeiro discurso como presidente da África do Sul.
   Ingrid Jonker nasceu em 19 de setembro de 1933, residia na cidade do Cabo e desde os seus 6 anos de idade escrevia poemas no idioma afrikaans. Sua vida foi marcada pela difícil relação com o pai, Abraham Jonker, que não reconhecia seu talento literário, além de rejeitá-la. Como membro do Partido Nacional do Parlamento, ele era um dos responsáveis pela manutenção do Apartheid  (censor direto de publicações, arte e entretenimento) enquanto, Ingrid lutava contra o governo segregacionista,  sua própria genialidade e loucura. Tornou-se maníaca depressiva, e sua existência foi marcada pelos efeitos disso. Internada numa clínica psiquiátrica em Valkenberg, em 1961 recebeu tratamento de eletrochoque.
   Em 1956 casou-se com Pieter Venter, e teve uma filha, Simone. Mas, logo se divorciou e passando a se envolver com outros homens. Dos quais, os escritores Jack Cope e André P. Brink. Cope (bem mais velho que ela) é o seu grande amor, de quem engravidou e decidiu por fazer um aborto. Brink foi responsável pela tradução do livro Black Butterflies: Selected Poems (2007), juntamente com o colega Antjie Krog. Porém, nunca mais foi a mesma, após passagem por clínica psiquiátrica em Valkenberg, (1961) onde recebeu tratamento de eletrochoque.

   A direção do longa ficou por conta de Paula Von der Oeif que se inspirou em documentário anterior, holandês. Ao interpretar a poetisa Ingrid Joker, a atriz Carice van Houten foi a grande vencedora nessa categoria no Festival  de Tribeca 2011. No filme, ainda podemos ver os atores Ruther Hower (seu pai) e Liam Cunningham (como Jack Cope).
Borboletas Negras: Carice van Houten e Liam Cunningham

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo