quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia do Folclore




  Em outros países o folclore é tido com patrimônio nacional, pois é sabido que ele assume grande importância na história de um povo, e através do conhecimento da cultura antiga é possível entender a cultura atual. Conforme suas características; é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, sendo que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida, de aceitação coletiva, e que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio e da transmissão oral. Para manter vivo o folclore típico, de cada região existem datas específicas da realização dos festejos e artes.

  Mas o que é o folclore em si? É um conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo, que normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação dos festejos e costumes. De origem inglesa, a palavra folclore vem da junção folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular; e folclore quer dizer sabedoria do povo. 
   Permutando acontecimentos reais, históricos e alegóricos as lendas e mitos são transmitidos de forma oral através dos tempos, e procuram explicar muitas vezes, fatos tidos como misteriosos ou sobrenaturais. Os mitos sempre possuíram um forte artefato simbólico carregados de magia pelos povos antigos, que não conseguiam explicar os fenômenos da natureza de forma científica, pelo fato da ciência ser inexistente ou começando a engatinhar. Eles serviam também, como forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Assim, Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.

   Infelizmente, muitas coisa se perdeu no tempo,incluindo até o próprio dia do folclore é muito pouco lembrado, bem como, a magia dos contos e mitos que embalaram antigas gerações e tradições poéticas do país. Nosso folclore está morrendo, as fábulas e contos que nos levavam para o mundo imaginário, através da literatura ou de estórias contadas no intuito de um universo de aprendizado interior. A magia dos contos foi se consumindo ao longo dos tempos, pois em casa os pais já não sentam com seus filhos e contam as histórias antigas, por que eles também as desconhecem.

   Salvo em muitas cidades que ainda persistem tais histórias - como um fator cultural e importantíssimo; hoje devastado por culturas tecnológicas, de um mundo consumista e não mais com o brilho da leitura feita ao pé da cama pelos nossos pais ou avós.

   No conjunto o folclore ser definido na comida, vestuário, lendas, danças, brincadeiras, etc. Mas quem se lembrará disso se a verdadeira cultura morre aos poucos perdidas nas amarras do tempo sobre as grandes centros urbanos? O mito resiste ao tempo, caso contrário não seria um mito. Mas como resgatar sua beleza? Passando oralmente essa ampla cultura, como ocorria outrora, e persiste pelos rincões longínquos.

   O folclore é a cultura de um povo, de um país, de uma civilização. E as fábulas são a essência histórica e o engrandecimento cultural, o desenvolvimento do intelecto dos futuros cidadãos. Se o país continuar vivendo na marginalidade cultural, talvez aconteça o que ninguém jamais imaginou - o assassinato do mito, da tradição, da fantasia e dos contos que um dia fizeram questionar o medo ou espalharam estórias de amor...

   Relembre ou conheça algumas das belas lendas que fazem parte do povo brasileiro:


NEGRINHO DO PASTOREIO
   É uma das lendas mais populares do Brasil, principalmente na região sul. Diz a lenda que um fazendeiro ordenou que um menino, seu escravo fosse pastorear seus cavalos. Após um tempo, o menino voltou e o fazendeiro percebeu que faltava um cavalo: o baio. Como castigo o fazendeiro chicoteou o menino até sangrar e mandou que ele fosse procurar o cavalo que faltava. O menino conseguiu achar baio, porém não conseguiu capturá-lo, então, o fazendeiro o castigou mais ainda, prendendo-o em um formigueiro. No dia seguinte, o fazendeiro se deparou com o menino sem nenhum ferimento, e a Virgem Maria do seu lado e o cavalo baio. Após o fazendeiro ter pedido perdão, o menino nada respondeu, montou em baio e saiu a galope.

SACI-PERERÊ
   O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou a partir de tribos indígenas do sul do Brasil. ele é mais conhecido como um menino de uma perna só, que usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Mas inicialmente, o Saci era retratado como um "curumim endiabrado", com duas pernas de cor morena e com um rabo típico.

   Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e da mitologia européia veio o gorro vermelho. O Saci é um travessuro, brincalhão que se diverte com os animais e com as pessoas. Por ser muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc. Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Feito isso, deve-se retirar seu capuz, o que garante sua obediência e depois prendê-lo em uma garrafa. Dizem que os Sacis nascem em brotos de bambus - onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um orelha de pau, um cogumelo venenoso.

BICHO PAPÃO
   O bicho-papão é uma figura fictícia mundialmente conhecida. É uma das maneiras mais tradicionais que os pais ou responsáveis utilizam para colocar medo em uma criança, no sentido de associar esse "monstro" à contradição ou desobediência da criança em relação à ordem ou conselho do adulto.
   Desde a época das Cruzadas, a imagem de um ser abominável já era utilizada para gerar medo nas crianças. Os muçulmanos projetavam esta figura no rei Ricardo, Coração de Leão afirmando que caso as crianças não se comportassem da forma esperada, seriam levadas escravas pelo Melek-ric (bicho-papão): “Porta-te bem senão o Melek-ric vem buscar-te”. Assim, a imagem do bicho-papão possui variações de acordo com a região. No Brasil e em Portugal, é utilizado o termo “bicho-papão”. Nos Países Baixos, o monstro leva o nome de Zwart Piet (Pedro negro), que possui a tarefa de pegar as crianças malvadas ou desobedientes e jogá-las no Mar Negro ou levá-las para a Espanha. Em Luxemburgo,  ele é Housecker, um ser que coloca as crianças no saco e fica batendo em suas nádegas com uma pequena vara de madeira. Ainda, segundo a tradição popular, o bicho-papão se esconde no quarto das crianças mal educadas, nos armários, nas gavetas e debaixo da cama para assustá-las no meio da noite. Outro tipo de bicho-papão surge nas noites sem lua, e coloca crianças mentirosas dentro um saco pra fazer sabão - quando uma criança faz algo errado, ela deve pedir desculpas, caso contrário, segundo a lenda, receberá uma visita do tal monstro.

 BOITATÁ
   Esta lenda foi criada pelo padre José de Anchieta, na qual descreveu o Boitatá como uma gigantesca cobra de fogo ondulada, com olhos enormes e flamejantes, além do couro transparente, que cintila nas noites em que aparece deslizando nas campinas e na beira dos rios. E ainda, ele pode se transformar em uma tora em brasa, para assim queimar e punir quem coloca fogo nas matas. Reza a lenda, que quem se depara com o Boitatá geralmente fica cego, pode morrer ou até ficar louco . Assim, quando alguém se encontrar com o Boitatá deve ficar parado, sem respirar e de olhos bem fechados.

   Como a maioria das lendas e crendices populares que são passadas de geração em geração através do “ouvir e contar”, essa lenda sofreu modificações, sendo que em muitas partes do Brasil é contada diferente, como por exemplo: o Boitatá é descrito como um touro de "pata como a dos gigantes e com um enorme olho bem no meio da testa, a brilhar que nem um tição de fogo".

 BOTO ROSA
   Nas noites de lua cheia, próximas as comemorações de festa junina, o Boto cor-de-rosa sai do Rio Amazonas, transforma-se em metade homem e continua em condição de boto na outra metade do corpo. Muito atraente e viril, ele vai para as comunidades próximas ao rio, encanta e seduz a moça mais bonita. O belo rapaz usa sempre um chapéu, leva as moças até a margem do rio e as engravida. Ao engravidá-las, o rapaz volta a ser um boto cor-de-rosa e a moça volta a sua comunidade grávida. Por esse fato, as pessoas que vivem em comunidades próximas aos rios, onde habitam a espécie de botos cor-de-rosa, o comem; acreditando que ficarão enfeitiçadas por ele pelo resto da vida.Dizem também, que algumas pessoas que se alimentam do boto ficam loucas.

 CUCA
   A Cuca é sem dúvida, um dos principais seres do folclore brasileiro, principalmente pelo fato de o personagem ter sido descrito por Monteiro Lobato em seus livros infantis e em sua adaptação para a TV, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. A Cuca se originou através de outra lenda: a Coca, uma tradição trazida para o Brasil na época da colonização. Segundo a lenda, ela é uma velha feia que tem forma de jacaré e que rouba as crianças desobedientes,sendo usada, muitas vezes como uma forma de fazer medo em crianças que não querem dormir.

 LOBISOMEM
   O lobisomem é talvez, uma das lendas mais populares do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. Ela é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões rurais, de fato crêem na sua existência.

     Ele abandona a forma humana a cada lua cheia e passa a ser um monstro gigantesco, meio homem e lobo. Segundo a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e, depois, um homem, esse último filho será um Lobisomem. Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas, sendo que as formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira, o garoto sai à noite e no silêncio da noite se transforma pela primeira vez, e uiva para a Lua, semelhante a um lobo. Depois da primeira transformação, todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região: 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante. Dos primeiros raios de sol, ele volta a ser homem. E para findar a situação de Lobisomem, diferente da versão européia, onde este deve ser morto por uma bala de prata, aqui é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.



IARA - MÃE DAS ÁGUAS
   A palavra Iara é de origem indígena. Yara significa “aquela que mora na água” ou a “mãe das águas”, de acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos. Dizem que a linda sereia vive nos rios do norte do país, e nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. Os incautos costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia., e somente um ritual realizado por um pajé pode trazê-los de volta à razão. Os índios da região amazônica contam, que Iara era uma excelente índia guerreira e seus irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito; certo dia resolveram matá-la. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Seu pai a perseguiu e conseguiu capturá-la e como punição ela foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Porém, os peixes a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.




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