segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dia das Dríades




    As Dríades eram muito exaltadas na Grécia, Roma e na Céltica, mas acreditava-se que elas habitam por todas as partes do mundo. Elas são na verdade, as ninfas das florestas e das árvores e fazem parte de uma grande família onde se incluem as Napaeae, Auloníades, Hylaeorae Alsaeides, (vivem nos bosques, ravinas, arvoredos, águas e vales), as Oreades (montanhas e grutas), enquanto as Hamadríades protegem, cuidam e ivem em simbiose comárvores individuais e específicas.

    Elas têm o dom da profecia e dos oráculos, curam os enfermos, cuidam e protegem o campos, flores e os animais. Mas a relação e os poderes das ninfas de modo geral, são tão similares que suas tarefas e áreas de influência parecem às vezes, se sobrepor. As Dríades e Hamadríades por exemplo, cuidavam de lagos e riachos próximos, já as ninfas das águas protegiam os bosques.

   Com receio e respeito, os gregos e romanos tomavam cuidado para não contrariar tais criaturas. As ninfas eram companheiras de Fauno e de Pã, os quais eram capazes de instigar o pânico e o horror sobrenaturais em qualquer agressor.

Celebração às Dríades

   Para manter um bom relacionamento com todos esses seres é salutar preservar a Natureza, e para conhecer os que vivem nas árvores e abustos de sua propriedade, por exemplo basta presenteá-los com uma festa - com direito a música alegre, pães, bolos, vinho licoroso, pequenos sininhos e os 'barquinhos de luz das fadas'; tudo deixado aos pés de uma árvore, se houver no local.


   Os 'barquinhos de luz das fadas' são feitos com as metades de cascas de nozes ou pequenos pedaços de madeira. Quebre uma vela de aniversário ao meio (daquelas pequeninas e fininhas). Pingue cera quente na casca até poder fixar a velainha. Prepare uma grande bacia com água e leve para fora de casa,  próximo a um local onde possa sentar-se confortavelmente e observar. Acenda então, as velas e ponha os 'barcos das fadas' a flutuar na bacia. Toque sininhos para atrair ainda mais as Dríades, apesar que elas já estarão curiosas... Entoe:

" Aproximem-se,Pequenas,
juntem-se a mim em minha diversão.
E seremos amigas tanto à noite como de dia.
Encantados recantos buscaremos.
Explorando a Terra e o céu em fantasia.

Mostrem-me o poder dos elementos.
Ingredientes da antiga sabedoria
Para fazer encantos, poções e magia.
E serei amiga sincera de vocês."


   Sente-se em silencio e tente ouvir estranhos ruídos provenientes das folhas das árvores. Logo sentirá a presença das Dríades. Elas gostam de brincar com seu cabelo. Se tiver alguma planta adoecida, dentro ou fora de casa, peça sua ajuda para curá-la e cuidar dela. Uma vez que os 'barquinhos das fadas' estiverem na água; é possível permitir que as velas se apaguem por si.
Faça esse ritual em qualquer dia e horário, mas vale lembrar - dia 1° de Julho é  o dia dedicado às Dríades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo