sexta-feira, 19 de julho de 2013

Futuro Gentleman





   Homens cavalheiros podem parecer coisa do passado ou machista em face do avanço de um novo suposto feminismo. Em contra partida ensinar os filhos a serem cavalheiros é parte importante do ensinar a discernir o certo do errado, a proteger em vez de cometer violência, a ser corajoso e sensível com a necessidades de outra pessoa, a ser companheiro e amigo confiável evitando velhos estereótipos como o de super macho e a ter a baixa estima substituída por pura educação.

   O ensinamento deve vir de berço, como diria minha avó e, quanto mais cedo melhor! Já que o fato de criar filhos como cavalheiros os aproxima da oportunidade real do aprendizado que levarão para toda a vida e servindo de base para os mesmos; orientarem seus próprios filhos um dia.

   Ser cavalheiro passa por três conceitos básicos:
Honra - Honrar sua masculinidade e a condição de homem.

Respeito - Tratar-se com respeito e a respeitar o próximo.

Autoestima - Construir um caráter onde aja conforto e confiabilidade.

   Com isso, cabe não somente ao pai , mas também a mãe - Ostentarem exemplos positivos.

Exemplo - Os filhos observam os atos - como os pais se tratam. Tentar ensinar maneiras que ele não vê no cotidiano familiar não trará resultado. As boas maneiras são ensinadas e exemplificadas. Assim, uma mãe que permite o pai abrir a porta do carro ou dos locais para ela está emitindo uma mensagem objetiva e preciosa ao invés, de debochar do marido que toma tal atitude.

Respeito - Ensinar os meninos a terem atitudes respeitosas em relação aos outros independente do sexo, idade, raça, condição social, etc. Eis a regra de ouro. Encorajar o filho a usar as sábias palavras: por favor e obrigado. A cumprimentar as pessoas com um aperto de mão e um sorriso. Não usar palavrões e/ou palavras que ofendam quem as ouve, como: apelidos ou piadas jocosas que são início de conflitos - levando a um possível bulling. Sem contar que cavalheiros são corajosos o suficiente para se desculparem quando tiverem dito ou feito algo não educado.

Alguns atos de civilidade que devem ser incentivados desde a mais tenra idade:

# Sempre abrir a porta do carro para sua mãe e irmãs ou mesmo para qualquer pessoa.

# Sempre puxar a cadeira para que sua mãe se sente à  mesa.

# Sempre se levantar da chegada de uma mulher e oferecer o lugar independente de sua  idade ou condição física.

#  Ajudar a mãe e irmãs nas tarefas domésticas começando pelo espaço onde dorme e  brinca.

# Se uma mulher ou menina deixar cair algo, ajude a recolher.

# Sempre se levantar quando uma mulher entrar no local, deixar a mesa ou for apresentado a ela ou a pessoas mais velhas.

# Respeito pelos animais, plantas e patrimônio alheio.

Limitar exposição à mídia - Ensine para o filho que a mídia (seja qual for) normalmente não fornece os reais padrões de educação ou respeito pelas pessoas . Principalmente com relação as mulheres-objeto nas revistas de pornografia; que podem ser, muito mais que uma forma de prazer mas, de encorajamento ao mau comportamento em relação ao trato delas.

Responsável por suas ações - Sejam elas boas ou ruins, manter a palavra, ser leal e fiel aos seus princípios. Quanto mais rápido reconhecer um erro, mais rápido será sua mudança de atitude.

Orientações de mães - Ensine ao seu filho que homens valorosos não mentem, comentem delitos, abusos ou traem outras pessoas - pelo contrário são confiáveis, agem e tratam os outros com dignidade.

Histórias servindo de exemplos - Quando pequenos, além de desenvolver o gosto pela leitura faça uso de histórias de homens/heróis corajosos, que agem com gentileza e honra.

Humildade e serviço - Um homem bem educado e cavalheiro é equilibrado e possivelmente, saberá tratar com cortesia qualquer pessoa. Até mesmo ao se deparar com uma mulher que não teve muita orientação de conduta, ele conseguirá  fazer com que ela se "dobre" em meio a tantas gentilezas e até repense o seu próprio modo de vida.


   Meninos se tornam adolescentes e, adolescentes se tornarão homens adultos. Ensinando desde cedo aos filhos serem cavalheiros; é dar-lhes a oportunidade de terem habilidades responsáveis. Consequentemente, passível de haver casamentos mais felizes e famílias harmoniosas. 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo