quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Ho'oponopono - Pachamama




'Ho'oponopono para Pachamama'
SINTO MUITO...
Por aqueles que ainda não se contentam com os frutos que vem de sua terra.
Por ainda não termos aprendido a nos colocar em nosso lugar, por invadirmos o espaço de outros seres e tirar vidas inocentes por pura vaidade. Por cortarmos suas árvores, tão importantes ao nosso conforto.
Por devastarmos sua mata e culparmos a ti pelo calor e queimadas.

ME PERDOE...
Pela ganância humana que nos cega a ponto de esquecermos que nossa maior riqueza está entre o céu e o mar.
Pela dor causada em ti ao ver sua obra ser destruída com toda nossa sujeira repleta de sangue, lama e caos.

EU TE AMO...
Por insistir em dar-nos outra chance a cada amanhecer.
Por abrilhantar nossas noites com sua lua prateada.
Por sempre me acolher quando penso em desistir.
Por me presentear com um arco-íris em forma de flores.
Por curar minhas dores imediatamente quando adentro em sua mata.

SOU GRATO(A)...
Por oferecer o ar que respiramos, água para nossa sede e frescor, alimento para nosso corpo, passarinhos para nos alegrar e outros animais para me fazer-nos companhia e arrancar sorrisos. Mas principalmente pela força que habita em mim, mas que vem todinha de ti.

*****
   Pachamama é a Mãe Terra, Mãe Cósmica ou Energia Universal do Sagrado Feminino, a Deusa responsável pelo bem-estar da Fauna e Flora.

  ‘Pacha Mama’ (do Quíchua - Mãe Terra/Mãe Cósmica). A fonte do feminino de onde vem todo o mundo material, os meios de subsistência de toda a Natureza e realidade. Mama - nome feminino de espírito ou deidade. Todas as plantas, animais, lagos, rios, montanhas e fenômenos meteorológicos possuem tal espírito. O sufixo-mama, acrescentado ao nome de qualquer animal, é utilizado para designar um gigantesco protótipo da espécie ou diretamente associados a eles.

   Pachamama é celebrada a 1° de Agosto por vários povos da América do Sul, com rituais tradicionais envolvendo cerimônias, dança, música e refeições especiais; sendo um dos feriados mais tradicionais na Argentina, Chile, Bolívia e Peru - um tributo a essa antiga divindade Inca. O Dia de ‘La Pachamama’ provém da mitologia Inca, onde era chamada de Mamamtúa: Mãe de todos os seres humanos e como é conhecida até hoje, na Amazonia Peruana.

   Segundo a Tradição, sua morada está no Cerro Blanco (Nevado de Cachi), em cujo cume há um lago que rodeia uma ilha habitada por um touro de chifres dourados que ao mugir, expele nuvens de tormenta pela boca.

   Pachamama é a Deusa que produz e engendra - tem o poder de amadurecer os frutos e aumentar os ganhos, mas pronta também para mandar o trovão e tormenta, quando o homem desrespeita a Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo