domingo, 23 de fevereiro de 2014

It's cool?


Exposição Amercian Cool

   O termo cool nasceu praticamente do jazz nos anos 40, através do saxofonista Lester Young, que atuava na noite e em locais fechados com óculos de sol para passar a sensação que estava em um ambiente relaxado. Mas os cool já existiam antes disso... É o que mostra a primeira das quatro seções cronológicas da exposição American cool que acontece em Washington desde o dia 7 último, e se estende até o dia 7 de setembro na National Portrait.

   Na verdade ser cool remonta ao século XIX, quando dois escritores, Walt Whitman (um boêmio clássico americano) e Frederick Douglas (criador da imagem dos afro-americanos) já "causavam"... Outros precursores da trendy constam como Fred Astaire, Greta Garbo, Buster Keaton e Bessie Smith. Mas dos primeiros auto-denominados cool estão: Young, Gillespie e Duke Ellington, estes contemporâneos a Humphrey Bogart e Lauren Bacall, que eram cool sem precisar dizê-lo, porque o termo durante as décadas de 40 e 50 se circunscrevia ao jazz.

    A partir dos anos 60 e 70, o conceito se associou a contra-cultura e, de acordo com Joel Dinerstein, ninguém representa o significado de cool nesta época como Bob Dylan, já que depois dele dúzias de músicos pretenderam ser os 'novos Dylan'. Porém, nos últimos anos os possíveis cool tiveram que superar a ameaça do marketing, que se apropriou do conceito para estimular o consumo. Dos cool mais modernos passamos por Prince, Kurt Cobain, Quentin Tarantino e até Tony Hawk. Dado os "extremos da lista", os curadores da exposição esperam também; abrir um debate não só sobre quem é cool, mas sobre o porque da atração entorno do termo.

    Como muitas pessoas vão aproveitar o evento futebolístico no país para fazer o sentido inverso, caso você seja um desses, e estiver rumando para EUA, aproveite para passar no National Portrait em Washington e veja a exposição American Cool - através de uma viagem por mais de 100 fotos de ícones como Elvis Presley, James Dean dentre outros - são apresentados o melhor da cultura e da história americana em clicks de fotógrafos renomados como Philippe Holsman, Martin Skhoellem e Linda McCarteney.


Audrey Hepburn


Frank Sinatra 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo