sábado, 24 de dezembro de 2022

Visco na Entrada da Porta


   Se você adora aqueles filmes natalinos dos EUA ou canadenses conhece muito bem a tradição secular do visco pendurado bem na entrada da porta principal nessa época.

   Mas, o que é um visco? Visco (Viscum album) é uma planta, parcialmente parasita presente em todo o mundo. Como costuma agir como um parasita, ele cresce em outras plantas, mais em árvores, retirando parte de seus nutrientes. Originada nas regiões tropicais, onde as condições do solo eram pobres, o visco mantém caractierísticas parasitárias, porém pode atuar como uma planta normal e gerar alimento através da fotossíntese. O visco é caracterizado por pequenas folhas coriáceas verdes e um caule lenhoso. Ele também produz bagas brancas que contêm sementes que são captadas por aves e outros animais e espalhados em outras localidades.

   Dentre os povos antigos que historicamente celebravam a natureza e incorporaram seus elementos em suas festas podemos citar os celtas; nos quais seus sacerdotes - os druidas tinham as árvores como parte religiosas,. Estas eram adoradas durante ritos/celebrações e, assim o visco, comumente encontrado crescendo nos carvalhos, também era uma planta reverenciada e tida de propriedades mágicas. Por isso, o visco foi incorporado em muitas práticas pagãs européias, incluindo o ato de pendurá-lo nas portas para proteção.

   Embora o uso do visco seja originário de práticas pagãs, a mesma evoluiu com cristianismo introduzindo, incorporando e espalhando o costume por toda a Europa, através dos europeus convertidos. Pois, além das propriedades místicas, as pessoas acreditavam que o visco era um símbolo de paz e bondade. A combinação dessa crença com o enforcamento tradicional de visco em portas como um método de proteção, provavelmente gerou a prática de beijar sob o visco no Natal.

   Entre os séculos XVII e XIX na Inglaterra, o visco era moda nas casas durante o Natal, bem como, a tradição do beijo debaixo da planta. A tradição ditava que as mulheres jovens que estivessem sob o visco deviam ser beijadas e as não beijadas permaneceriam solteiras por um ano.

   Assim, a popularidade do visco com a tradição de beijar ao atravessar a porta de entrada dos lares, pode ser atribuída às rígidas regras sociais dessa época; onde não se permitia que pessoas solteiras do sexo oposto tivessem contato físico.

   Hoje em dia, nos EUA e Inglaterra ainda se encontra a tradição viva, e como já citamos, é costume ver essa cena sendo repetida em filmes natalinos como sinal de amor e boa sorte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo