terça-feira, 5 de junho de 2012

Biodiversidade: Mata Atlântica



Mata Atlântica - Jequitibá rosa (Cariniana estrellensis)
 
     Preservar a natureza está ligada diretamente à biodiversidade, seja ela: animal, vegetal ou de recursos; essa somatória descreve a riqueza e variedade de uu determinado ecossistema. E o homem apesar de destruí-lo é também, seu grande refém, pois depende de tudo que a natureza provém: alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumidos diariamente são alguns exemplos.

     Falar sobre biodiversidade compreende dois fatores primordiais e intrínsecos:
  • Formas de vida - como os genes contidos em cada indivíduo.
  • Ecossistema - onde há uma inter-relação de espécies, a existência de uma afeta diretamente, muitas outras.

    Fato este que reforça tantos alertas relativos à preservação, frente ao processo acelerado de extinção de várias espécies, causadores de danos irreversíveis ao ambiente.

    Como terceiro país mais rico em diversidade de fauna (58 espécies), o Brasil só fica atrás da Indonésia e do México. assim, tal qual existe uma lista internacional - a UCN, de espécies ameaçadas de extinção, o Brasil possui uma versão nacional, onde estão listadas as espécies que de alguma forma sofrem ameaças quanto à sua existência.

    A Lei de Fauna - Lei 5.197/67 proporcionou medidas de proteção, juntamente com a constituição Brasileira de 1988 haja vista, o seu Art. 225, assim descrito: "Proteger a fauna e flora, vedadas n forma da Lei, as práticas que coloquem em riso sua função ecológica, provoquem extinção das espécies ou submetam os animais a crueldade".

    Assim, com a Lei eliminou-se a caça profissional e o comércio deliberado de espécie da fauna brasileira. Por outro lado facultou a prática da caça amadorista, considerada como uma "estratégia de manejo" e, sobretudo estimulando a construção de criadouros destinados à criação de animais silvestres para fins econômicos e industriais.

    Da fauna brasileira, encontramos 460 espécies de mamíferos, 130 vivem na Mata Atlântica, sendo 50 delas endêmicas (só existem neste bioma).

    A Mata Atlântica é a segunda maior floresta do Brasil e uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, graças à sua rica biodiversidad. Composta de uma formação vegetal que se expande por uma enorme faixa litorânea; ocupando atualmente, cerca de 100 mil km². Mas infelismente seu processo de extinção se deu desde a chegada dos colonizadores portuguese, em 1500 - quando iniciou-se a extração do Pau-brasil. Hoje, além do corte ilegal de árvores e a poluição de modo geral; a floresta também sofre com uma especulação imobiliária desenfreada.

    Um estudo feito pela ONG SOS Mata Atlântica e pelo Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontou que o desmatamento foi de 235 Km² entre os anos de 2011 e 2012. As florestas foram as mais prejudicadas, com a perda de 219 km² de vegetação. A restinga teve perda de 15 Km², enquanto os mangues perderam 0,17 Km². Sendo que as licenças para "desmatamentos" irregulares e a indústria do carvão foram as principais causadoras da destruição desse ecossitema.

    Questão essa, Lamentável já que na Mata Atlântica encontramos árvores de médio e grande porte; formando uma floresta fechada e densa que gera um microclima único de sombreamento e umidade, o que mantêm uma vasta biodiversidade local - com a presença de diversas espécies animais (mamíferos, aves, insetos, anfíbios, peixes e répteis) e de vegetais (árvores de dossel, arbustos, rasteira, herbáceas, etc.). Bem como, a população ribeirinha e grupos indígenas como os; Kaiagang, Pataxó. Krenak, Guarani,Tupiniquim, etc. os quais, são dependentes diretos de tudo que a floresta oferece.

    Ainda falando sobre a fauna existente, a alguns anos a revista Super Interessante, ao publicar matéria sobre a Mata Atlântica criou um icnográfico chamado de Mundo Árvore, no qual é demonstrado perfeitamente, a questão da biodiversidade; pegando como exemplo uma única árvore.

Revista Super Interessante - !Mundo Árvore"

    Árvores: elas não servem só de casa para passarinho!...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo