quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Hoje: Valentine's Day




   O Valentine’s Day teve sua origem relacionada à Roma antiga; onde um padre de nome Valentim teria lutado contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido casamentos durante as guerras achando que isso melhoraria a performance de seus soldados. Condenado à morte, o tal padre esperava na prisão pelo momento de sua execução, quando conheceu a filha cega de um carcereiro, por quem se apaixonou. Um pouco antes de morrer, Valentim escreveu uma carta de adeus para a moça e assinou-a com “Your Valentine” (seu valentim), dando origem à expressão usada até hoje. Após a morte de Valentim, em 14 de fevereiro, como que por milagre a moça passou a enxergar.

   Com base em falta de evidências e do caráter de lenda da história; no século passado, a igreja católica deixou de reconhecer São Valentim. Mas, por volta do ano 5 d.C, a igreja reconheceu Valentim como um santo para poder suprimir as festas pagãs que aconteciam naquela época do ano.

   No tempo contemporâneo, a data é comemorada na maioria dos países, não só a fim de demonstrar o amor romântico, mas também para celebrar a amizade e companherismo. Portanto, filhos podem dar cartões para os pais, alunos para seus professores, amigos para amigos, entre outros. Mas claro, os cartões, flores, chocolates e presentes fazem parte da demonstração de amor entre casais.

  Nos EUA, a data é o 3° dia, onde acontecessem mais pedidos de casamento (perdendo apenas para o Natal e Ano Novo). Segundo pesquisas de mercado no Valentine's Day em 2016, cerca de 54,8% dos americanos celebraram a data e 19,7 bilhões de dólares foram gastos. E das compras realizadas nesse dia: 48,7% compram doces; 37,7 compram flores e 51,2% dão cartões.

   Apesar de no Brasil  a data para os dias dos namorados ser 12 de junho; desde 1948, devido a uma estratégia de marketing para alavancar as vendas de uma loja neste mês, período este, pouco movimentado devido à falta de datas comemorativas. A ideia  foi emprestada do “Valentine’s Day”, aliada ao dia anterior ao dia de Santo Antônio (o “santo casamenteiro”) dando origem à celebração. Para quem acha que há uma dissonância entre as datas é só pensar que com isso, nós aqui podemos comemorar em dose dupla!

    Happy Valentine's Day!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo