terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CHANEL

A marca CHANEL dispensa qualquer apresentação, dona de uma filosofia de puro vanguardismo soube atravessar décadas, mantendo seu estilo inconfundível e ao mesmo tempo, adaptando-se às novas tendências. 

Fundada em 1910 por Grabrielle Chanel, eternizada como Coco, a Maison Chanel abriu suas portas em Paris, sob o nome de Chanel Modes, o que era uma loja especializada em chapéus e acessórios já diferenciados, para época.


Em 1913, Coco abriu uma filial em Deauville e, cinco anos mais tarde, em Biarritz. Com o evento da 2° guerra, o material ficou escasso o que levou a estilista a usar Jersey - tecido básico usado só nas roupas íntimas masculinas. Tal estratégia foi fundamental e de total acertiva. Repudiando a moda da época - espartilhos e vestidos opulentos, Coco que já se destacava naturalmente; passou a ousar mais ainda, com vestidos bem simples, porém, sofisticados. Além, de trazer do guarda roupa masculino peças-chaves: calça e camisa.



No pós guerra, a CHANEL prosperou e empregou em torno de 300 colaboradores. Em plena ascensão, Coco  adquiriu em 1921 dois novos imóveis na rua Cambon, ampliou sua Maison e aventurou-se em um novo investimento, na área da perfumaria.

A criação de sua 1° essência ficou a cargo de Ernest Beaux, criador de perfumes. Dessa colaboração resultou o célebre Chanel N° 5.

Em 1926, Coco Chanel criou seu famoso vestido preto, até então, uma cor inédita para a alta-costura  e que sempre fora agregada ao luto. O modelo foi inspirado no uniforme que ela usava na infância pobre, vivendo em um orfanato. O vestido tornou-se um clássico da marca CHANEL, e foi parabenizado pela Vogue, sendo considerado pelos críticos como o uniforme da mulher moderna. Neste ano ela lançou também o blazer de botões dourados.



 No ano de 1924 foi a vez de criar o seu ateliê de jóias, já que ela mesma, era amante de peças para adornar o corpo. Depois da Grande Depressão (1932) lançou sua 1° coleção de alta joalheria; que encontrava-se em plena ascensão  quando ela foi obrigada a exilar-se na Suíça por causa da guerra.

Já em 1929, Coco expandiu sua boutique para a produção de acessórios. Assim, o estilo CHANEL partiu para os Estados Unidos sendo que suas criações vestiram as grandes estrelas da época: Greta Garbo e Marlene Detrich

Nos anos 50, período de glória da Christian Dior ressurge a Maison CHANEL (1954). Os anos que se seguiram foram de afirmação do Estilo CHANEL: 1955 a bolsa matelassada apareceu em sua versão definitiva,em 57 as sapatilhas bicolores tornaram-se sucesso.


Daí por diante vieram os adoráveis teweed, cardigans, jersey, calças femininas, jóias...

Fato que enlouqueceu tanto homens e, muito mais às mulheres (que se inspiravam nela) foi a declaração de Marylin Moroe sobre só usar algumas gotas de Chanel N°5 para ir dormir. Com tal marketing, a marca só se beneficiou.

Em 10 de janeiro de 1971, Grabrielle Coco Chanel morreu aos 88 anos no seu apartamento em Paris. Dia seguinte era lançada mais uma de suas coleções alcançando enorme sucesso tanto de crítica como de público.



No ano de 1978, Philippe Guibourgé lançou a primeira linha de prêt-à-porter da marca.

Por uma década a Maison ficou meio que à deriva, até a chegada do gênio Karl Lagerfeld - que tinha em seu passado Balmain, Fendi e Cholé - Iniciou em 1983 como estilista respeitando todos os ensinamentos e códigos da marca. Digno como deveria ser o herdeiro da CHANEL.

Em  1986 recebeu o prêmio Dé D'or - pela coleção de alta-costura mais criativa do ano. 1987 criou a relojoaria CHANEL na avenida Montaigne, assim se deu o nascimento do relógio Première. 1993, Karl lançou a linha CHANEL Joaillerie em grande homenagem à
Coco Chanel.

Na virada do milênio, as linhas da marca se multiplicaram através dos cosméticos, óculos de sol e de grau. A partir de 2002 os artesãos especializados em moda passaram a ser beneficiados com a criação da Sociedade Paraffection. Em 2004 Karl Lagerfeld dirigiu a publicidade mais longa da história , com a atriz Nicole Kidman representando o perfume Chanel N 5.

Dirigida com mãos de ferro por Jack Wertheimer, a CHANEL hoje, se distribui em 3 principais vertentes: alta-costura, cosmetologia e perfumaria.

A marca CHANEL emprega mais de 3000 colaboradores na França e continua fiel à sua ética  - oferecer produtos de qualidade irrepreensível.



(Imagens da Net) 

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