terça-feira, 10 de abril de 2012

Um Universo chamado Chá


Banquete ao Entardecer de Primavera no Jardim dos Pêssegos
 e Peras by Lang Mei

As Origens
  Acredita-se que as folhas de chá, inicialmente vinham da China a mais de 5000 anos e que era consumido de forma exclusivamente, medicinal. Da história desse país há uma lenda do Imperador Shen Nung (aprox. 2800 a.C.), que ferveu água para beber ou destilá-la , para prevenir doenças, isso sob uma árvore e não viu que folhas da mesma caiam dentro do recipiente. Ao sentir o aroma e a mudança de cor no líquido, resolveu experimentar. A palavra chá vem de t'e do dialeto chinês fukien. Ao Japão, se deve a sua  apreciação e propagação através dos séculos e de seu tradicional cerimonal que se estendeu dos ritos Zen budistas a toda uma cultura. No séc. XVI os holandeses e portugueses introduziram o uso do chá na Europa. E no séc. XIX tornou-se um padrão de vida para os ingleses e o seu tradicional “chá das cinco”- espalhando a cultura do chá para o resto do mundo.  Tanto na China como na Rússia, ele continua sendo consumido, após o jantar. Por lá há um dito popular “ o chá é uma bala mágica que mantêm unida  a família”.



 O Hábito
  Normalmente ouvimos pessoas comentando que não apreciam chá, porém a arte de tomar um bom chá requer sensibilidade. E antes de mais nada, para você que acha que chá é uma bebida monótona, sem gosto e de sabor "aguado", tenha a certeza que este será um mundo de novas descobertas e prazeres ao seu paladar. Prepare-se para começar a mudar seu referencial. Para se ter uma idéia, o chá é uma bebida espetacular, completa e de diferentes sabores e aromas - são mais de 3.000 variedades hoje em dia.

  Falar de chá é também é falar de poética, de amizade de sociabilidade. Uma boa conversa com alguém, também sugere uma degustação de chá.  Além de elegante ele é intimista. Quem nunca ouviu falar do famoso “chá das cinco inglês”? Tão tradicional que Pode-se acertar o relógio por sua constância e pontualidade! Bem como, é uma oferta  agradável, o chá da tarde, além de um evento social saudável que une as pessoas. E que pode ser executado tanto em um ambiente fechado como ao ar livre...Você define a elegância e, ele lhe presenteia com sabores cativantes. Também pode ser resumido em um momento único de você, com você. Um momento solitário é sempre melhor com uma boa xícara de chá nas mãos. O chá é um amigo presente e calmante. Assim, o hábito de tomar chá é antes de mais nada, dar uma pausa para a vida atribulada. É chegar a conclusão de quê você realmente merece um momento de calmaria.
   Os chás que apreciamos, são resultados de milênios de erros e acertos. Imagine quantos  buscaram ferver um “mato qualquer” e dentre os resultados positivos, muitos devem ter ido a óbito da ingestão de plantas tóxicas... O tempo passou e aos chás que conhecemos hoje, só se somaram atributos e benefícios, sejam por suas propriedades de ordem medicinal  ou mesmo pela sensação agradável ao paladar - é o mesmo que apreciar bons vinhos – se requer um mínimo de conhecimento sobre o assunto principalmente, para aguçar suas papilas gustativas e ousar uma experiência sensorial fascinante. Pois é,  o chá também tem essa façanha, e da mesma forma: elegante. É só ter calma e ir descobrirndo aos poucos, seus sabores e aromas, envoltos de toda uma mística é também, onde casam-se a experiência com o hábito.

  Muitas vezes,  a agitação da vida cotidiana retira o caráter de lidar com experiências simples e gratificantes como esta.  A exigência de um pouco de reflexão ou introspecção deixou de fazer parte da vida moderna e corre-se tanto contra o tempo que estas características necessárias ao ser humano diminue cada vez mais, na vida de cada um.  E é  aqui que começa a introdução no campo dessa bebida formidável. Pois, o ritual do chá inicia-se desde a escolha (do tipo) passando pelo processo de infusão e , finalmente à degustação (de preferência com os melhores acompanhamentos...) Assim, conhecer e degustar chás, pode revelar-se um bom início de mudança de vida. Convide-se e permita-se  a este momento único.


Apreciando o Chá
  De algumas décadas pra cá, graças as inúmeras rotinas do dia-a- dia. De tudo fazemos para “economizar tempo”... Porém em um ritual digno do chá não dá para ser assim. Ele nos remete por si só, às formas dos velhos tempos no que diz respeito a preparação, já que tudo tem uma razão de ser. Os chás são preparados à base das folhas de plantas. Apesar  de popularmente, o termo "chá" ser usado para referenciar qualquer tipo de infusão (fruto ou erva), mesmo não contendo folhas de chá, como por exemplo, o chá de camomila, onde são utilizadas as flores e hastes no preparo. Também, cabe lembrar que um bom chá é preparado através de uma  infusão. E aquele chá de "sachê" digno dos tempos modernos, na maioria das vezes, não confere com o  verdadeiro sabor da planta. Portanto, ao ferver a água, tenha em mãos a erva que deseja preparar ao invés, da facilidade do saquinho ...

ü  Chás não devem ser tomados com açúcar ou adoçante. Pelo simples fato de que ao adoçá-los, seu real sabor fica mascarado e alterado. Existe um vício: doce ou salgado, porém existem  outros sabores  a serem descobertos  e que vão além desses extremos. O chá é um bom exemplo disso pois, deixa um retrogosto agradável na boca após tomá-lo; fornecendo  uma sensação de leveza interior.
 
ü  O chá deve ser ingerido quente, pois é em seu calor que reside o encanto e a forma de condensação de seu sabor. Tomar um chá “morno”, o próprio adjetivo já revela: a perda de um pouco da sua principal qualidade. A temperatura deve ser o suficiente para favorecer algumas leves assopradas antes de ingerí-lo.  Quando ele for sorvido, acontecerá uma salivação agradável, que é na verdade,  um prenúncio  prazeiroso do sentido do paladar.

ü  Não é apropriado o consumo de chás durante as refeições devido a presença da substância tanino, que reduz a absorção de alguns nutrientes pelo organismo.

ü  O chá não deve ser fervido para que não haja perda de sua substâncias voláteis.

  Como saber o que mais lhe agrada?  É só testando e experimentando, faz parte do gosto pessoal, sem contar que cada organismo tem diferentes formas de exprimir satisfação. Na Inglaterra por exemplo, existem muitas lojas especializadas em chás divinos! E que criaram nomes específicos para suas misturas de aromas e sabores, os "blends" - geralmente, eles são aromatizados com frutas diversas, muitas delas sendo da família das vermelhas  (amoras, morango, hibiscus, etc.)
  Mas o chá original provém da planta arbustiva Camellia sinensis - suas folhas devem ser coletadas e passarem por um processo de secagem logo após,  para evitar sua rápida oxidação.



Camellia  sinensis

  Desse processo temos as 3 variedades de chá:

ü  Verde – é preparado com as folhas frescas, onde sua oxidação é interrompida por aplicação de calor – (vapor,  método japonês ou mergulhado em bandejas quentes, método chinês) e que ganhou fama com relação ao benéficos à saúde e para o emagrecimento.

ü  Preto  -  após secagem passa por um processo de torrefação e moagem, é consumido pelo mundo à fora.

ü  Oolong – as folhas de chá são colhidas e deixadas para oxidar é mais comum nos países asiáticos.

  Porém, os sabores mais conhecidos, na verdade são os "blends" – compostos com uma dessas três variedades; os chás frutados (aromatizados) por exemplo  têm em sua composição principal, o chá preto e o seu preparo pode incluir oxidação, fermentação e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.
   O  chá preto mais especificamente, é processado de duas formas: o  CTC e o Ortodoxo.
 No CTC a depuração das folhas ocorre em três diferentes processos: Crush (triturar), Tear(dilacerar), Curl(encresperar). Do processo manual são obtidos os chás de melhor qualidade enquanto no processo mecânico são utilizadas as folhas de baixa qualidade, que acabam nos famosos “saquinhos de chá”.
E no Ortodoxo - resulta em um chá nobre,  procurado por pessoas  conhecedoras e apreciadoras de chás de alta qualidade.

  Quanto às demais folhas que usamos para fazer um “chá”, estes entram na categoria de chás "medicinais" – atribuído as propriedades específicas (sedativa ou curativa) de uma determinada planta . Os chás em sua maioria possuem efeitos medicinais; sendo muitos deles ainda desconhecidos. Por isso não têm o aval da medicina, e outros são amplamente estudados a cada dia que passa, com relação aos seus benefícios ao organismo.
  O consumo excessivo de chás pode ser prejudicial à saúde, em especial à flora intestinal porque pode acabar alterando  o processo fisiológico natural. Pois, o organismo tem várias etapas a serem cumpridas e a partir do momento em que se exagera, sem orientação médica no consumo de chás (para emagrecimento, etc. por que este não conterem calorias), se interrompe o processo normal do organismo. Por isso o ideal é desenvolver uma alimentação saudável e consultar um médico em caso de necessidade.

chá de Hibiscus sabdariffa

Veja abaixo algumas plantas que têm seus benefícios comprovados cientificamente:

ü  Alecrim - Contra o stress físico e mental, depressão, reumatismo, gota, má digestão, colesterol, dores de dentes, enxaquecas, algumas doenças de coração e celulite.

ü  Alfazem – age contra a insônia, excitação nervosa, dores de cabeça, tosse, asma, bronquite.

ü  Anis Estrelado - anti-flatulência

ü  Arnica - analgésica, antiinflamatória em casos de traumatismos, hematomas, distensões musculares, anti-séptica em afecções bucais e furúnculos.

ü  Ban-chá – depurativo, acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.

ü  Boldo do Chile - tônico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bílis eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.

ü  Chá Preto e verde –  são de excelente utilização após as refeições, por serem digestivos, combatem a úlcera e previnem o câncer nessa região.

ü  Camomila - auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Também é usada como calmante, para insônia e nervosismo.

ü  Carqueja – bom para o fígado e intestino aliviando azia, má digestão, perturbações gástricas e fins curativos, prisão de ventre.

ü  Casca de Laranja - ansiedade e insônia.

ü  Confrei – contra as afecções sobre o aparelho respiratório como amidalite, laringite, faringite e cicatrizante de fissuras, feridas e abscessos, eczemas. Como é uma planta tóxica  deve ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.

ü  Erva Cidreira – nervosismo, insônia, cólicas no ventre e gases; para os três últimos, fazer uso acrescido de casca de limão.

ü  Erva Doce - alivia cólicas menstruais, cólicas abdominais de recém-nascidos e auxilia na má digestão.

ü  Erva Mate / Mate (Chimarrão/ Tererê como é conhecido no Brasil) -  Anti-stress, tônico estimulante do coração e do sistema nervoso, atenua nos estados depressivos conferindo ao músculo maior capacidade de resistência contra a fadiga, sem causar efeitos colaterais, estimulante da atividade física e mental. O mate é mais estimulante do que o café,e não deixa efeitos colaterais ou residuais como: a insônia e irritabilidade. Também atua na circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo-medular, facilita a digestão e favorece a evacuação. É considerado ainda, um ótimo remédio para pele, reguladora das funções do coração, da respiração, e exerce papel importante no processo de regeneração celular.

ü  Eucalipto – contra inflamações das vias respiratórias: tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia os estados catarrais.

ü  Oliveira - as folhas são utilizadas no tratamento de diabetes e  doenças ligadas ao coração.

ü  Flor de Sabugueiro - combate bronquite, reumatismo, hemorróidas, além de infecções nos olhos, pele e no tratamento de queimaduras.

ü  Guaraná – é um reconstituinte energético, estimulante, aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga motora e psíquica, tonifica e regula o ritmo cardíaco, adstringente (que contraem os tecidos), abre o apetite, diurético, antidiarréico e leve afrodisíaco.

ü  Hamamélis – contra a conjuntivite

ü  Hibiscus sabdariffa L. (Karkadeh como é conhecido no Egito) - diurético, emagrecedor, controla a hipertensão arterial, cálculos renais, disenteria, febres, inflamação das gengivas, reduz o colesterol e aumenta as defesas do organismo.

ü  Hortelã  - atenua azia, gases e cólicas, vermífugo, alivia asma e bronquite, calmante, digestivo e alivia a insônia.

ü  Jasmim  - tônico, atua contra sonolência, combate acessos de asma e é um ótimo diurético.

ü  Lima - dores de estômago.

ü  Maçã - digestivo, anti-diarréica, contra colite e sedativo.

ü  Malva – trato de bronquite, tosses catarrais, laringite anti-inflamatório  de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. De ação anti-séptico de vias digestivas e urinárias.

ü  Maracujá - cefaléia de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações, pressão alta, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.

ü  (composto de) Marapuama, Guaraná e Catuába  - Tônico do sistema nervoso amenizando o nervosismo, insônia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquite e leve afrodisíaco.

ü  Melissa - sedativa em distúrbio de origem nervosa, indigestão, enjôos e espasmos. Alivia dores de cabeça.

ü  Menta - má digestão, gases e cólicas.

ü  Picão -anemia, palidez, hepatite, icterícia e hemorróidas.

ü  Pimpinela - alivia diarréia, hemorróidas e regulariza a menstruação.

ü  Poejo - anti-inflamatório de ação expectorante, contra tosses catarrais, gripes, anti-espasmódico e depurativo.

ü  Sálvia - estimulante estomacal, contra náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais, febre com sudorese intensa. Tem ação anti-séptica na higiene bucal e em afecções da pele, de origem micótica e feridas.

ü  Stevia – tem função adoçante, por isso é intensamente usada  nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por diabéticos, pois não interfere na taxa glicemica .



folhas de Camellia sinensis



          Você sabia...
ü  China e Índia são os maiores produtores mundiais de chá, atualmente.
ü  O nome dado ao chá preto é normalmente, relativo à sua região de origem, como por exemplo chá do Ceilão, de Darjeeling, etc.
ü   As folhas de chá ficam progressivamente escuras, assim que a clorofila se quebra.
ü  Durante o processamento, a oxidação é contida em um estado predeterminado, removendo a água das folhas via aquecimento.
ü  Muitos chás são de especiarias como os de: canela, o cardamomo,  pimenta preta,  cravo-da-Índia, noz moscada e o de folha da baía indiana, sendo os dois últimos  de uso comum no sul da Ásia e no Oriente Médio.
ü   Chá Touareg  é uma espécie de chá verde forte, acrescido de nana (hortelã) é usual nas áreas desérticas do norte de África e do Oriente Médio.
ü   Jagertee é um chá com adição de rum.
ü  Quando são de uma única variedade ou "misturas" - blends todos os tipos são vendidos como "chás".
ü  Muitos estudos foram feitos e ainda o são, com o chá verde relativo à cura do câncer, e do chá preto contra a hipertensão, porque ambos possuem praticamente, as mesmas substâncias - em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação.
ü  Chás conhecidos como aromatizados são aqueles que podem receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor se mistura com o seu formando um blend.
ü  A flor do hibiscos (aquelas de jardim) são a base de todos os chás que conhecemos como sendo de "frutas vermelhas": morango, framboesa, cereja, frutas silvestres... Ele confere o sabor herbáceo e a cor avermelhada e, ainda ocorre a adicão de frutas secas para reforçar mais o sabor.
ü  O chá de hibiscus sabbdariffa L.  é o tradicional chá egípcio, Karkadeh - possui um sabor azedinho (tipo framboesa) ao iniciar e doce ao seu término. Costuma-se ingeri-lo tanto quente quanto frio.
ü  Todos os tipos de chá são ricos em tanina e saponina, que quando ministrados em excesso podem causar danos ao organismo.

Preparo do Chá
  É necessário ferver a água e colocar as folha escolhidas, de forma que estas descansem em infusão, abafando o recipiente por alguns minutos.
Chás gelados ou quando aliados às frutas são bastante refrescantes em época de calor Utiliza-se como base o chá preto ou a erva-mate e bata com a fruta a sua escolha no liquidifiador.
Os chás devem ser consumidos pouco tempo após seu preparo, para que evite a oxidação.
Seja bem-vindo ao universo do chá  e, como já citado para saber o paladar, só experimentando... Seja sozinho ou acompanhado, é como dizem: "Tomar chá com alguém, é uma experiência à três!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo