domingo, 5 de junho de 2016

Global Citizen

 


   Hugh Evans deu inicio a um movimento que mobiliza "cidadãos globais"- pessoas que se identificam primeiramente não como membros de um Estado, de uma nação ou de uma tribo, mas como membros da humanidade. Essa ideia só veio amadurecendo na cabeça de Evans, desde sua primeira experiência  com os menos favorecidos - aos 14 anos, quando passou  a noite em uma favela de Manila, nas Filipinas. A vida dura das pessoas ali, motivou Evans a desafiar o status quo da pobreza extrema. Assim, anos depois, durante uma visita à África do Sul na condição de Embaixador da Juventude, ele trabalhou na campanha Make Poverty, mas foi em 2012, sob a égide do Global Poverty Project (lançado em 2008), que Evans co-fundou a Global Citizen Platform (comunidade online da qual fazem parte milhões de pessoas). Todas elas interessadas na erradicação mundial da pobreza extrema até o ano de 2030.
  
   Para popularizar ainda mais essa ideia aconteceu em  setembro de 2015 no Central Park - NY, o Festival Global Citizen: reunindo 60.000 pessoas em um dia de celebração, o qual marcou também o lançamento das 17 Metas Globais da ONU - com o intuito de promover um movimento duradouro para garantir seu cumprimento, e em direção as quais todos devemos trabalhar, durante os próximos 15 anos, para ajudarmos a criar um futuro melhor. O festival deu voz a centenas de milhares de cidadãos globais, e os organizadores do evento confirmaram que, até o fim da noite, mais de 92 milhões de ações (em ações de ativismo digital, como tweets, postagens no facebook, petições online e outros) haviam sido realizadas. Sob a liderança do curador musical do festival, Chris Martin (vocalista do Coldplay), o evento contou com o apoio e performances de Ed Sheeran, Pearl Jam, Beyoncé, Coldplay e outros. Também foi um encontro histórico de líderes mundiais e conhecidos ativistas, (vice-presidente americano, Joe Biden, a primeira-dama Michelle Obama, o Nobel da Paz, Malala Yousafzai; o Mensageiro da Paz ONU, Leonardo DiCaprio; Bono Vox, o líder do U2 e co-fundador do ONE; o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon e  muitos CEO’s  de grandes empresas e outros) que subiram ao palco entre os intervalos das apresentações, para ajudar a tornar realidade o sonho de eliminar a pobreza extrema até 2030. Dos compromissos assumidos, estes visam a melhoria para as vidas de quase 100 milhões de crianças e adultos em todo o mundo.
   
   Os ingressos para o festival foram dados como recompensa àqueles que se registraram como Cidadãos Globais e realizaram "Jornadas de Ação" por meio do site do Global Citizen, o que incluía fazer ligações, ações voluntárias ou participar de atividades para fazer com que até 50% do orçamento dos EUA para ajuda internacional vá para os países mais pobres. Nos bastidores do festival, celebs também mostravam seu apoio e ajudavam a espalhar a mensagem das Metas Globais.

   As 17 Metas Globais:



  • 1- Erradicação da pobreza 
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
        
  • 2- Erradicação da fome 
Acabar com a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

  • 3 - Saúde de Qualidade 
Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.


  •  4 - Educação de Qualidade 
Garantir educação inclusiva para todos, e promover oportunidades de aprendizagem equitativa e de qualidade ao longo da vida.


  • 5 - Igualdade de Gênero 
Alcançar a igualdade de gênero por meio do fortalecimento das mulheres e meninas.


  • 6 - Água limpa e Saneamento
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.


  • 7 - Energias Renováveis
Garantir a todos acesso a energia barata, confiável, sustentável e renovável.


  •  8 - Empregos Dignos e Crescimento Econômico 
Promover o crescimento econômico permanente, inclusivo e sustentável, empregos plenos e produtivos e trabalho decente para todos.


  • 9 -  Inovação e Infraestrutura
Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.


  • 10 - Redução das Desigualdades 
Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles .


  • 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis 
Tornar as cidades sustentáveis e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e resilientes.


  • 12 - Consumo Responsável 
Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.


  • 13 - Combate às Mudanças Climáticas 
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.


  • 14 - Vida Debaixo da Água 
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


  • 15 - Vida sobre a Terra 
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas de forma sustentável, combater a desertificação, e deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade .


  • 16 - Paz e Justiça 
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos, e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.


  • 17 - Parcerias pelas Metas 

Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

          Quase um ano pós festival, o momento de agir ainda se faz presente. Afinal, questões como pobreza extrema, mudanças climáticas, desigualdade de gênero, e outras - "São questões, em última instância, globais, e só podem ser solucionadas, em última instância, por cidadãos globais exigindo soluções globais de seus líderes"- Hugh Evans. 
   
        #metasglobais por um #futuromelhor. Acesse www.globalcitizen.org 



               



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo