quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Do-In com Bolinha de Gude ou Pedras




    Todo ano aquela famosa "maratona" em Dezembro, correria pra lá e pra cá para dar conta de organizar a casa, fazer compras e por aí vai...

   Que tal fazer uma parada para dar uma super relaxada com um poderoso escalda pés? O hábito de fazer escalda pés em determinados momentos do ano é um costume milenar em várias tradições e civilizações. Existem relatos dessa prática de relaxamento e limpeza a mais de 6 mil anos. E mais: a  acupuntura chinesa nos ensina que os pés contam com cerca de 70 mil pontos nervosos, relacionados aos diversos órgãos do corpo humano que quando pressionados e aquecidos; causam uma reação rápida no equilíbrio energético trazendo vários benefícios para o corpo. 

   Isso sem contar, que parte das pessoas tem deficiência de Yang Qi (energia vital), seja aguda ou cronicamente. Devido as extremidades frias, vive-se desanimado, sem energia, além da possibilidade de se alvo de doenças oportunistas. Em decorrência disso, a memória, a cognição e os insights não acontecem de maneira fácil. As noites de sono podem ser péssimas, aliados a uma respiração e alimentação deficientes, como resultado a médio e longo prazo será um esgotamento geral de energia, disposição e calor no corpo.

   Quando nos percebemos nesse tipo de situação o escalda pés é uma terapêutica importante a ser realizada, não isoladamente, mas complementar a outros tratamentos. E mesmo que você não se encontre com todos os sintomas relacionados, fazer escalda pés jamais será ruim, ele irá reparar suas energias e fortalecer o seu corpo. Ideal fazer esse procedimento à noite, antes de dormir, de uma a duas vezes por semana.

 Ingredientes
  • 01 bacia, balde ou mini ofurô (ideal um recipiente alto e largo, que possa acomodar seus pés e que possa conter água até metade de sua perna/canela - não adianta fazer escalda pés com a água apenas na sola dos pés, o efeito será pequeno)
  • água quente (temperatura agradável e suportável)
  • mais ou menos 25 bolinhas de gude (na verdade, essas bolinhas foram uma espécie de adaptação para a  população urbana, ou use pedras roladas (você pode comprar ou pegar em um rio - que após bem higienizadas podem ser usadas)
  • 08 a 15 gotas de óleo essencial de lavanda ou camomila (na imagem são usados 03 saquinhos do chá)
Procedimento
Encha a bacia com água levemente quente, coloque as bolinhas de gude ou as pedras roladas e as gotas de lavanda. Quando a temperatura estiver agradável, sente-se em uma cadeira e deixe seus pés imersos. Comece a massagem pisando nas bolinhas/pedras e faça movimentos nos sentidos horário e anti-horário e comprimindo os pés sobre elas de vez em quando. Deste modo, ocorrerá uma boa masssagem na planta dos seus pés, bem como, você ativará a circulação do corpo, aliviando a pressão nos pés, descansar as pernas, reduzir calos, aliviar o stress do dia a dia, e ainda energizará todos os seus pontos. Feche os olhos e relaxe por aproximadamente 15 minutos: tempo ideal para cuidar de você e de seu corpo de uma maneira diferente. Após, seque os pés e se quiser pode fazer uma massagem manual com seu creme hidratante.

Contra-Indicações
Pessoas portadoras de úlcera na perna, diabetes avançado, neuropatias periféricas, cardiopatia isquêmica; no caso de grávidas e nutrizes sempre consulte seu médico, antes de qualquer procedimento.

Ps. As bolinhas/pedras podem ser reutilizadas, basta serem bem higienizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo