Runas são símbolos antigos, datados de até 4.000
anos A.C., originários de imagens rupestres, ou de
desenhos ainda mais remotos, gravados principalmente em cerâmica, ossos e
pedras. Atravessando milênios de existência em nosso planeta, cada símbolo rúnico carrega consigo uma série de significados e
representações.
Os povos que mais propagaram o conhecimento sobre as Runas foram os Vikings e os Celtas, já que o Oráculo Rúnico teve origem no norte da Europa preservando-se em países como Irlanda, Islândia, Noruega, e outros mais afastados.
Muito usado em rituais e magias, por esses últimos - o Alfabeto Rúnico é chamado Futhark e composto de 24 caracteres principais, sendo que cada símbolo carrega em si, uma série de significados muito ricos e sagrados. Os Celtas acreditavam que tais símbolos deveriam ser escritos e tratados com muito cuidado e respeito, no sentido de não atrair o efeito contrário daquilo que se almejava. Veja abaixo as letras:
Entre outras funções, o Futhark também pode ajudar a interpretar e modificar a energia do nome exercida na sua vida, haja vista o forte poder de um nome, seja ele pessoal ou empresarial, pois é por ele que se é conhecido/chamado. Assim toda a energia que é yantrada (escrita) e mantrada (falada) é ativada e ganha mais força cada vez que isso acontece. A potência projetada neste símbolo repercute em interpretações do que é - tanto inconscientemente quanto energeticamente. Onde, cada nome funciona como um arquétipo (= grandes
conceitos que são sentidos e percebidos por todos, que em todas as culturas do
mundo se repetem). Ao ouvir um nome, a mente movimenta e ativa uma série de
sinapses e memórias referentes à associação com aquela palavra, e com o auxílio das Runas é possível determinar a qual arquétipo um determinado nome se associa.
Para entender melhor como isso funciona, basta pensar em um nome qualquer, por exemplo, Paulo. Se já conheceu alguém com este nome: um amigo, parente ou um ex - uma série de memórias inconscientes repletas de sensações e lembranças vêm à tona ao ler ou pronunciar esta palavra em voz alta. Outra forma da energia do nome atuar é quando se acaba de conhecer alguém, que possui o mesmo nome de uma pessoa pela qual se nutre estima ou rancor. Na hora, é como se a mente levasse uma espécie de susto... E o tratamento inicial dado a este novo conhecido poderá ser um reflexo das impressões deixadas pela última pessoa de mesmo nome que passou ou está em sua vida.
Para entender melhor como isso funciona, basta pensar em um nome qualquer, por exemplo, Paulo. Se já conheceu alguém com este nome: um amigo, parente ou um ex - uma série de memórias inconscientes repletas de sensações e lembranças vêm à tona ao ler ou pronunciar esta palavra em voz alta. Outra forma da energia do nome atuar é quando se acaba de conhecer alguém, que possui o mesmo nome de uma pessoa pela qual se nutre estima ou rancor. Na hora, é como se a mente levasse uma espécie de susto... E o tratamento inicial dado a este novo conhecido poderá ser um reflexo das impressões deixadas pela última pessoa de mesmo nome que passou ou está em sua vida.
Como Interpretar? Primeiro escreva seu nome completo em um papel, em letra de forma. Embaixo dele, com base na tabela acima, escreva seu nome em rúnico: basta substituir cada letra pelo símbolo das Runas (1° coluna da tabela). Já que o principal significado do nome resume-se na sua primeira letra, esta será a regente da interpretação. As demais são runas complementares, que falam principalmente de como a primeira letra se manifesta. De modo simplificado, veja o significado dos símbolos:
A - Comunicação, compreensão da comunicação e do espiritual, mediunidade.
B - Fertilidade, saúde e regeneração, nutrição, gaia, amor
maternal.
C-Q-K - Paixão, fogo, criatividade efêmera, positivismo e
força vital.
D - Despertar espiritual, renascimento, esperança
espiritual.
E - Lealdade, parceria, companheirismo.
F - Prosperidade, abundância, desapego material, sucesso
profissional.
G-X - Troca de energias, dar para receber, sacrifícios.
H - Crise antes da mudança, renovação constante, atrasos,
falta de controle.
I - Imobilidade, introspecção, gelo.
J-Y - Colheita, plantar, cuidar, abundância, honrarias.
L - Intuição, emoções, feminilidade, flexibilidade,
imaginação.
M - Inteligência racional, individuação, altruísmo, a
família e o clã.
N - Fracasso e dificuldades, perseverar mesmo nas
dificuldades, baques.
O - Família, ordem social, os antepassados, negócios de
família.
P - Potencial para magia, oráculos, cura terapêutica, jogos,
sexualidade.
R - Viagem jornada, rapidez, evolução constante.
S - Brilho pessoal, energia contagiante, sucesso, orgulho.
T - Vitória justa, entusiasmo de sucesso, batalha e guerra,
foco.
U - Saúde, força, tenacidade, progresso, transição para vida
adulta.
V-W - Alegria, prazer, busca pela perfeição, esperança.
Z - Proteção espiritual, acesso a mentores espirituais.
Ei - Força nas adversidades, disciplina.
Th - Força reativa, impulso erótico, energia impulsiva.
Ing - Criação de algo novo, evolução cíclica de vida e
morte, progresso.
Por exemplo, o nome Douglas se inicia com a letra D, correspondente à Runa Dagaz, que traz em seu significado o despertar espiritual, o renascimento e a esperança espiritual. Essas serão as características primordiais de quem possui este nome. Mas como esta runa já vem seguida da letra O - correspondente à Runa Othala, que significa ligação com os antepassados - podemos interpretar que o despertar espiritual desta pessoa, apesar de ser algo certo e decisivo, vem de sua ancestralidade familiar. Na sequência do nome temos as letras U e G, runas Uruz e Geofu respectivamente, remetem à força, progresso, sacrifício e troca em dar para receber. Isso mostra que este despertar espiritual irá acontecer mediante o esforço, e a relação terá progresso através da tenacidade em troca da parceria e a compreensão de que todos parte do mesmo Todo. O nome Douglas finaliza com as letras A e S, ou seja mostra que toda a situação terá sua compreensão, se for buscada uma interação familiar antiga, trazendo para o plano atual brilho e sucesso.
Letras de Simbologia Desafiadora
Algumas letras têm um significado bem desafiador, como: I (Iza), H (Hagalaz) e N (Nauthiz). Na hora de escrevê-las com base no Alfabeto Rúnico, é possível neutralizar, de certa forma a força exercida por estas letras, desenhando no lugar - ao invés da Runa correspondente - um dos símbolos de Odin (Pai dos Deuses, na mitologia Nórdica), veja abaixo:
![]() |
Símbolo de Odin |
Por exemplo, no nome Ivete Navarro, é preciso
neutralizar a energia das letras I (Ivete) e N (Navarro), desenhando o
símbolo de Odin no lugar de cada uma delas. Se o seu caso for semelhante, na hora de substituir cada letra de seu nome pelas do Alfabeto Rúnico - se houverem as letras I, H e N - coloque em seu lugar o Símbolo de Odin.
Qual a Energia do Nome?
- O primeiro nome, ou a forma como lhe chamam (apelido): Representa a sua essência, o self, aquilo que já existe dentro de você, e que carrega desde o nascimento. Nele estão contidas todas as suas qualidades e defeitos, as características de personalidade e a forma como as pessoas lhe veem.
- Segundo nome ou o sobrenome materno: Carrega todos os valores que a vida lhe trará com certa facilidade; possibilitando seus ganhos mais fáceis, mesmo que tente evitá-los.
- O terceiro nome ou o sobrenome paterno: Sugere sua missão de vida, seja no lado pessoal ou profissional. É aquilo que você se sente inclinado a fazer de uma forma ou de outra.
E mais...
- Presença de ou e no sobrenome: Por exemplo Maria de Almeida e Silva. Neste caso, o "de" e o "Almeida" têm o peso na interpretação do sobrenome materno. Já o "e" e o "Silva" são interpretados como o sobrenome paterno.
- Nomes compostos - A runa que determina a característica principal do nome será a primeira runa do primeiro nome. A próxima runa mais importante será a primeira do segundo nome e assim por diante. Por exemplo, no caso de Ana Paola, consideramos que a letra A - cuja runa regente é Ansuz - é a mais significativa. A segunda runa mais importante neste nome é aquela relacionada à letra P (de Paula), que é a Perthro. Para interpretar: como Ansuz (da letra A) remete à comunicação com o espiritual e Perthro (da letra P) tem a ver com magia, jogos e sexualidade, a comunicação desta pessoa se desenvolverá por meio de sua própria descoberta na magia e sedução, assim como nos jogos e brincadeiras. Todas as outras letras do nome Ana Paola falarão de que forma essa comunicação irá se desenvolver e acontecer. Observe que o nome possui a repetição de 4 letras "A", isso informa o quão intenso será esse processo, ou seja, essa pessoa é muito voltada à comunicação. Quanto as outras letras do nome (P, N, U e L), sugerem a forma que ela manifestará toda essa potencialidade.
- Pseudônimo ou Apelidos - É este nome que deve ser, interpretado, pois o de batismo somente terá alguma influência em sua vida se ainda lhe chamam por ele em algum círculo de convivência. Com isso, ao buscarem determinada força é comum no meio esotérico, muitas pessoas adotarem outros nomes. Neste caso, o conselho das runas é conhecer mais a pessoa que quer deixar para trás (a do nome de nascimento). Por meio da interpretação será mais fácil a compreensão das antigas características e da necessidade de recusá-las.
- Mais de dois sobrenomes - Por exemplo: José Carvalho Albuquerque do Nascimento. Neste caso, o que mais conta é a primeira letra do primeiro sobrenome. A segunda runa mais importante será a primeira do outro sobrenome e assim por diante. No exemplo dado, o sobrenome paterno é o "Albuquerque do Nascimento", então as letras mais importantes na interpretação de sua missão são A (Ansuz) e N(Nauthiz). Ansuz é a principal e Nauthiz é como ela se manifesta (neste caso em especial, como uma runa de simbolo desafiador deve ser trocada pelo símbolo de Odin, como citado acima). As demais letras deste sobrenome também fazem parte da missão da pessoa, porém com menos intensidade. Já para interpretar o sobrenome materno, que é Carvalho, neste caso, a pessoa iria avaliá-lo separadamente.
Selamento de Nome Próprio
O selamento de nome próprio é uma técnica feita para "firmar" as energias positivas que o nome exerce em sua vida. Na antiguidade, era feito com os seguintes intuitos:
- Nascimento - Para determinar um bom destino aos novos membros de uma família
- Armas (espadas, machados, etc.) dos homens, antes deles irem para a guerra - Buscando trazer todo o poder energético daquele nome para a batalha
- Consagrações de Reis e Imperadores - Em busca de sabedoria para guiar seu povo
- Morte - Segundo a mitologia Asgardiana essa era feito sobre a lápide; como uma atribuição de força e poder ao espírito que viajaria aos outros mundos.
Para fazer o selamento do nome basta escrever o seu nome
através da escrita rúnica; lembrando de neutralizar, se houver, as runas com simbologia desafiadora; substiuindo pelo símbolo
de Odin. Após faça o ritual que quiser para firmar o poder
que aquele nome vai ter em sua vida. Pode ser uma mentalização ou outro recurso ritualístico que você conhecer e/ou preferir.
Da confecção: o ideal é escrever seu nome rúnico em um material firme, como madeira, ou esculpi-lo em pedra. Utilize de sua criatividade e ao mesmo tempo, deixe fluir sua essência na produção deste selo. Outra dica é que ao desenhar seu nome: procure colocar um ponto separando cada nome, pois isso determina mais claramente a função de cada palavra em sua vida.
Quanto, onde guardar seu nome selado, esta é uma questão pessoal. Não
é recomendável deixá-lo à mostra, a menos que você tenha máxima segurança de que as energias alheias não poderão lhe afetar. Já que acredita-se que o
selamento de nome é uma porta aberta para tudo aquilo que há de melhor em você.
Então, e só então... Quando sentir que está pronto para lidar com as consequências positivas
e negativas do seu próprio desenvolvimento pessoal e espiritual; poderá deixar
seu selamento exposto a todos, fazendo com que se
potencialize a sua intenção positiva na criação dele.
O selamento de nome próprio - assim como toda
"magia rúnica" - tem um efeito maior nas primeiras 7 luas (primeira
semana) de sua criação. Mas seus efeitos costumam durar um ano inteiro ou 4 ciclos/estações - em cada uma delas você passará por diferentes situações e novos desafios, muitas vezes nunca antes vivenciados, e claro os bons merecimentos também não tardarão a se manifestarem.
Passado um ano ou um ciclo inteiro, o indicado é destruir o selamento com o elemento Fogo; imaginando que toda a carga energética daquele selo será neutralizada, afinal, toda a energia projetada na criação do selamento já terá perdido o efeito.
Tudo aquilo que está esperando para ser seu na vida, como conquistas ou desafios, se apressarão em chegar. Então, esteja aberto para as energias positivas que se aproximarão, pois elas serão fundamentais nos desafios que ocorrerão. As dificuldades que surgirem trarão as suas recompensas tão merecidas. Extinto o antigo, então faça um novo (escreva) seu nome rúnico, sele e guarde em local seguro.
A melhor Lua para sua confecção é a lua Cheia, porém com exceção à Minguante, pode ser feito tanto na Crescente como na Nova dependendo do que você queira potencializar.
Passado um ano ou um ciclo inteiro, o indicado é destruir o selamento com o elemento Fogo; imaginando que toda a carga energética daquele selo será neutralizada, afinal, toda a energia projetada na criação do selamento já terá perdido o efeito.
Tudo aquilo que está esperando para ser seu na vida, como conquistas ou desafios, se apressarão em chegar. Então, esteja aberto para as energias positivas que se aproximarão, pois elas serão fundamentais nos desafios que ocorrerão. As dificuldades que surgirem trarão as suas recompensas tão merecidas. Extinto o antigo, então faça um novo (escreva) seu nome rúnico, sele e guarde em local seguro.
A melhor Lua para sua confecção é a lua Cheia, porém com exceção à Minguante, pode ser feito tanto na Crescente como na Nova dependendo do que você queira potencializar.
ATENÇÃO: NUNCA deixe o nome rúnico de cabeça para
baixo. Quando invertidas, as Runas têm um significado totalmente contrário ao desejado, emanando energias opostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário