sábado, 25 de maio de 2013

Luz & Generosidade




   Se alguma vez tenha se encontrado ao ar livre fora antes do amanhecer, terá observado que a hora mais escura da noite é a que precede o mundo antes do nascer do sol. As sombras se tornam mais escura e anônimas. Se nunca houveres estado em um mundo conhecido no que era o dia, jamais poderás imaginar como se dissipa as trevas, como chega o mistério da cor de um novo dia. A Luz é inacreditávelmente generosa, e também doce. Se observares como chega o amanhecer, verás como a luz seduz as sombras. Os feiches de luz aparecem no horizonte; sutil, gradualmente, retiram o manto da escuridão que cobre o mundo. Esta a frente de ti o mistério do amanhecer, o novo dia.
   Durante a noite, o mundo descansa. Árvores, montanhas, campos e rostos são liberados da prisão da forma e visibilidade. O amparo das sombras, cada coisa se refugia em sua própria natureza.
A escuridão de uma matriz antiga. A noite é o tempo da matriz. Nossas almas saem para brincar. A escuridão em tudo absorve; encerra a luta por identidade e a impressão. Descansamos durante a noite. 

   
   O nascer é um momento renovador, promissor, pleno de possibilidades. A luz de o novo amanhecer reaparece bruscamente nos elementos da natureza: pedras, campos, rios e animais. Assim como a escuridão traz descanso e libertação, o dia significa o despertar e renovação.

   Seres mais distraídos esquecem do privilégio de viver em um universo maravilhoso. Cada dia, o amanhecer revela o mistério do universo. Não existe surpresa maior que o amanhecer, que nos desperta a presença vasta da mãe natureza. As cores maravilhosamente sutis do universo se lançam para envolver a tudo.

 in: Anam Cara, O Livro da Sabedoria Celta
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo