Cano alto
As clássicas de salto fino ou montaria permanecem; mas exigem um perfil e combinações harmoniosas para quem se habilita usá-las. Quando a bota fica a cerca de dois dedos abaixo do joelhos, já é considerada cano alto por isso são mais indicadas para mulheres com pernas longas e finas. O segredo para não errar mesmo que você não seja uma "top" é de que jamais a bota de cano alto pode ficar apertada na panturrilha. Nesse caso é sugerido usar de cano curto. A mulher que não é longilínea pode usar este tipo de calçado para compor um visual monocromático - de preferência com cor escura (bota e calça da mesma cor) que alonga e suaviza o volume da silhueta.
![]() |
coleção J. Galliano |
Compondo o visual
Usar botas da mesma cor quando estiver de saia ou leagging para não dividir a perna em duas partes. Enquanto que casacos e suéteres dão o toque de cor, por fazerem uma sobreposição. Ao optar por bota colorida use saia, short ou vestido deixando a mostra um pedaço da perna (de 15 a 20 cm) para não quebrar o visual.
Estampada ou texturizada - Para não fazer feio use no máximo duas peças estampadas sendo que as padronagens devem ter o mesmo tom e as cores, da mesma família.
Bota e bolsa - Não precisam ser da mesma cor. Mas a bota tem que harmonizar com a bolsa para criar um visual equilibrado. Mesmo quando a bota é de cano alto ( o que já trás bastante informação) a maxibolsa pode ser usada. Vale lembrar que o couro deixa o visual pesado, então bota e bolsa nesse tipo de material só usar em dias muito frios. Além disso, para qualquer tipo de bolsa o que vale é a "regra do horário": quanto mais tarde menor a bolsa!
Cano Curto - Na altura do tornozelo é tendência indiscutível para o inverno, que variam dos estilos românticos a modernos passando pelo rocker mas que também exige certos cuidados, porque pode quebrar o visual e detonar qualquer look. De início invista em um modelo neutro e clássico e, depois, parta para os mais ousados. E para não encurtar visualmente a silhueta o segredo é usá-las com meias-calças grossas, legging ou skinny da mesma cor do calçado para alongar as pernas.
![]() |
bota tipo coturno |
Mesmo com status de peça-chave, isso não significa que botas ficam bem em todo mundo. Antes de usar qualquer peça é importante ter uma relação de estilo para o visual não ficar forçado. A máxima é: não existem restrições na moda, mas tem que haver coerência e, principalmente consciência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário