![]() |
Enfermeiras - as pré-cursoras das aeromoças |
Segundo Carolyn Ammann mestre pela Universidade Humboldt com a defesa da tese - Aspectos da história da fascinação de uma profissão feminina - tudo começou com o Zepelim; sendo os primeiros profissionais do ar, todos homens, até o início da década de 30. Ela acompanha a evolução da imagem da profissão dos primórdios da aviação até os dias de hoje. Revela ainda, que nos primeiros tempos da aviação comercial devido a grande precariedade dos instrumentos de orientação aliado à pouca autonomia de vôo tudo era uma verdadeira aventura. Talvez por isso, as primeiras profissionais de vôo eram na verdade enfermeiras, inclusive fazendo o uso de seu uniforme característico.
![]() |
Enfermeiras - Anjos da Guarda no ar |
A profissão surgiu em 1930, quando a enfermeira Ellen Church, que era apoixonada por aviões mas, sem poder pilotar por ser mulher reivindicou esse direito na Boing Air Transport através de que enfermeiras trabalhassem á bordo para cuidar dos passageiros; o que aumentou o número no quadro de funcionárias com o transcorrer da Segunda Guerra Mundial. Ainda no decorrer dos anos 30, para ser admitida na United Air Lines os pré-requisitos eram:ser mulher, jovem, solteira e enfermeira. O sucesso do empreendimento foi tal, que teve sequência pelo resto do mundo. Daí, a profissão ter ganho a imagem ideal - uma postura com alto grau de feminilidade, passando a ser usado o termo aeromoça, já que suas funções aumentavam seguindo o volume no número de passageiros e de certa forma, escondendo o árduo percurso e trabalho que a envolve.
![]() |
Aeromoças - Pan Am |
1950 - Os Anos Dourados da Aviação. Com o advento da Segunda Guerra mundial houve um grande desenvolvimento da aeronáutica, que trouxe aeronaves maiores e bem mais seguras ( as hélices foram substituídas por turbinas). Bem como, a imagem de enfermeiras como "anjo da guarda" pode ser substituída. Nessa época a profissão de aeromoça só perdia por assim dizer, para as de modelo e estrela de cinema, na escala dos sonho das jovens. Também foi daí que surgiu a associação entre as três profissões que eram bem femininas.
![]() |
Aeromoças - Lufthansa |
Nos anos 60, o cinema trazia o papel de aeromoça como um verdadeiro troféu para homens de situação financeira elevada. Tanto que a Brannif, compainha aéra texana usou dessa imagem para promover a estratégia de marketing da empresa; vestindo suas funcionárias com uniformes desenhados por designers famosos e batizando seus aviões com nomes femininos. Os lucros duplicaram e as aeromoças não só apareciam na propaganda, elas eram a propaganda. E não como aeromoça mas, vendendo a imagem do feminino. Assim, as demais empresas de aviação seguiram pelo mesmo caminho.
Em uma propaganda da Varig de 1962, chegaram a confrontar o antagonismo da imagem feminina, onde uma dona de casa tradicional da época ou seja, munida de avental e espanador exacerbava que iria processar a Varig pela sua separação... Todo o marketing era voltado para a presença feminina, enquanto os passageiros e o piloto eram homens - o que trouxe uma sexualização para a profissão, através do fetiche masculino.
![]() |
Aeromoças e os pilotos |
De gravatas a lenços no pescoço - foi assim que na década de 70, organizações sindicais começaram a lutar pela abolição dos pré-requisitos da profissão: o fim da proibição do casamento e limite de idade entre as aeromoças. Outro passo importante foi o de que na Alemanha a profissão nunca fora considerada feminina; tendo uma taxa de 20% de homens ocupando o cargo. Tal postura, aliada ao desgaste da imagem feminina usada de forma abusiva, a mudança das regras na contratação e mesmo, a evolução das aeronaves com a introdução dos jatos e mais uma vez, do aumento no número de passageiros; fez com que os homens passassem a ser contratados em maior escala - recebendo o nome de comissários de bordo.
Depois do 11 de setembro - Com o atentado acontecido em 2001 a questão de segurança tornou-se algo prioritário para qualquer companhia aérea; lembrando os primórdios da aviação - só que dessa vez, a enfermeira foi substituída por algo mais próximo a uma babysitter. E de certa forma, o terror permanece a cada alçar e descer de uma aeronave.
Mesmo assim, a imagem da antiga aeromoça permanece no imaginário de alguns e para outros transformou-se em sinônimo de belas mulheres, muito bem trajadas e de vasta cultura, graças as suas incontáveis viagens.
![]() |
serie Pan Am - Sony Channel |
A imagem glamorizada das aeromoças foi ressuscitada recentemente, com a série Pan Am exibida no Sony Channel entre 2011/12. Atualmente a empresa que representa esse perfil é a Emirates Airlanes que foi eleita este ano (2013) como a melhor do mundo, posto antes ocupado por dois anos consecutivos pela Quatar Airline.
![]() |
Comissárias de bordo - Quatar Airways |
![]() |
Comissárias de bordo - Emirates Airlaines |
![]() |
Comissários de bordo - Emirates Airlanes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário