![]() |
Estátua encontrada no Egito, representação de Cleópatra |
Segundo palavras da antropóloga britânica Joyce Lyldesley em seu livro: Cleópatra - Last Queen Egypt (ed. Profaile Brooks): "Todos os que pensam em Cleópatra logo imaginam a estonteante Elizabeth Taylor, mas a verdade é que não sabemos realmente como foi ela. Há registros onde dizem que ela tinha nariz pontiagudo e queixo bem grande. Ademais é muito provável que tenha sido negra, já que sua ascendência materna viria do norte da África e a paterna da Macedônia. E os banhos de leite, não acredito que tenham existido um dia, foi somente história vendida pelo cinema."
Sem polemizar, mas curiosa observação e insinuação da autora... Pelo fato de parte de sua ascendência negra ela (Cleópatra) provavelmente, não seria bonita?!
E quanto as suas habilidades de sedução, só faltou dizer que ela era uma feiticeira! Mas segundo consta foram os romanos que a creditaram dessa forma, frente a admitir que independente de suas origens étnicas e por ser mulher era de suprema inteligência e sabia usar de seu potencial feminino.
Falando mais um pouco sobre os egípcios antigos é sabido que eles foram os grandes precursores da cosmetologia, sendo Cleópatra considerada musa da estética. Através de seus hábitos e costumes, incluindo suas invenções de produtos que pudessem melhorar o visual. Para se ter uma idéia: tanto homens quanto mulheres depilavam o corpo inteiro, inclusive a cabeça, na qual faziam uso posterior de perucas que ficavam de molho em óleos perfumados por meses. Para eles manter os pelos corporais era completamente anti-higiênico. A utilização de maquiagem escura ao redor dos olhos além do sentido estético era preventivo contra doenças; atuavam como fortalecedor do sistema imunológico conclusão esta, de pesquisadores do CNRS - Centro Nacional para Pesquisa científica da França, ligados ao Museu do Louvre ao analisarem amostras de resquícios de cosméticos encontrados em tumbas egípcias. A cerca de quatro mil anos a utilização de chumbo na maquiagem não degenerava as células produzindo óxido nítrico e, ainda sendo usado in natura, o sulfeto de chumbo funcionava como um poderoso antisséptico; agindo contra infecções oculares e dos raios solares. Segundo o chefe da equipe de pesquisa, o Dr. Phillippe Walter: era de conhecimento dos antigos gregos e romanos as propriedades medicinais da maquiagem, porém a comprovação veio após minucioso estudo que resultou no artigo publicado na revista Analytical Chemistry em 2011. É fácil imaginar que na época, a preocupação com o sol escaldante, ventos e tempestades de areia podem ser comparadas com a "poluição nossa de cada dia", nos dias atuais!
Voltando à Cleópatra: outra versão de sua história é de que ela assumiu o trono do Egito aos 18 anos, seria grega e quase uma vestal virgem. Tendo sido Júlio César seu primeiro homem e Marco Antônio seu sucessor e último, com quem viveu maritalmente por 11 anos.
![]() |
Ilustração do filme Cleópatra |
Cleópatra foi imortalizada como exemplo singular de beleza e sensualidade graças ao filme homônimo de 1963, e imortalizou a protagonista Elizabeth Taylor; que viveu nos bastidores das filmagens, um romance tórrido com o ator Richard Burton que fazia o papel de Marco Antônio, ambos largaram seus respectivos parceiros - um prato cheio para a imprensa, da época.
![]() |
Liz Taylor, tal como Cleópatra: beleza única! |
Por essas e outras: o estilo Cleópatra não sai de moda, fascina é atemporal; seja na maquiagem carregada ou nos cabelos negros, lisos e a imponente franja. Por isso, várias celebs já fizeram e fazem uso desse estilo único. Veja algumas delas:
![]() |
Rhianna performance em show |
![]() |
Naomi Campbell desfile Cavalli |
![]() |
Thais Araújo, na novela a Favorita |
Esse era um dos segredos de Cleópatra: uma bela peruca! Já que seus cabelos naturais, (quando os mantinha) era de um tom avermelhado pelo emprego de hena e de acessórios, como pentes de marfim e penteados feitos com tranças e ondas que eram mantidas no lugar, com um preparado à base de cera de abelhas e resina. Para conservar a beleza de modo geral, Cleópatra fazia uso da aloe vera (babosa) considerada como a planta da imortalidade por muitos povos antigos. Também haviam os banhos com leite, mel, lavanda e pétalas de rosas, depilação com cera à base de mel ou argila retirando os pelos com tiras de tecido embebidas em sândalo e ainda, uma mistura de leite de cabra e lama negra para o rosto ganhar total maciez. O detalhe: leite azedo! Segredo que a ciência já explicou: o ácido lático encontrado no leite favorece a eliminação de células mortas, e é produzido pelo corpo humano diariamente, cerca de 120g. Podendo ser encontrado (p. ex.na pele, cabelos e músculos), o mesmo faz parte do Fator NMF - Fator Natural de Hidratação, que retém a umidade na pele. Na verdade, o ácido lático é um alfa-hidroxi-ácido que atua como regulador de pH e agente anti-microbiano na composição de cosméticos. Na pele sua ação vale por quatro: hidrata, umedece, clareia e rejuvenesce.
Assim, mesmo com o passar centenas de gerações, alguns rituais de beleza (dentre outros) permanecem praticamente intactos ou ao menos carregam a fama de o ser.
Um deles é o Banho de Cleópatra, que auxilia na renovação celular e propicia um aveludar na pele.
![]() |
Liz Taylor: cena do filme Cleópatra, 1963. |
Ingredientes:
. 1 xíc. (chá) de leite integral
. 1 xíc. (chá) de iogurte natural
. 1 col. (sopa) cheia de óleo carreador
. 1 clara de ovo
. 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio
. 1 col. (sopa) de extrato de baunilha
. 1 colher de (sopa) de extrato de amêndoa
. 5 gotas de óleo essencial de rosas
. 5 gotas de óleo essencial ylang-ylang
Preparo:
Ponha tudo numa batedeira e misture em velocidade média por 30 segundos. Encha a banheira, adicione o creme e relaxe por 20 minutos. Ou no chuveiro, aplique a mistura no corpo todo, deixe agir por 5 minutos e enxágue. (extraído do livro: Banhos, Histórias e Rituais de Renata Ashcar e Roberta Faria (ed. DPL).
Outra versão para o famoso Banho de Cleópatra:
Ingredientes:
. 1 xíc.(chá) mel líq.
. 1/2 xíc. de iogurte natural
. 1 xíc. de leite de cabra
. 5 gotas de óleo essencial de rosas
. 5 gotas de óleo essencial de ylang-ylang
Preparo:
Junte todos os ingredientes em uma jarra e despeje aos poucos na água da banheira. Mexa para dissolver. Relaxe na banheira por 20 minutos e depois enxágue o corpo com água morna.
Obs. Para potencializar o banho faça uma esfoliação prévia com aveia, mel e leite. E no pós banho faça uma massagem corporal com óleo corporal ou hidratante à base de rosas.
![]() |
Cleópatra: de endoidecer qualquer reles mortal.. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário