sábado, 15 de junho de 2013

Segredos de Cleópatra




   Dentre os segredos de Cleópatra estão a sua própria origem, sendo que de tempos em tempos surge um novo estudo que rebate a tese anterior. O que é de comum acordo entre os pesquisadores é de que ela nunca foi egípcia; apesar de ter se tornado a sua grande rainha. O que também é contestável, se devido a sua enorme beleza como dizem alguns ou por sua capacidade de estrategista e manipuladora. Inclusive a quem diga que toda aquela suposta sensualidade não era verídica pois muitas vezes, ela se trajava como homem.

Estátua encontrada no Egito, representação de Cleópatra

   Segundo palavras da antropóloga britânica Joyce Lyldesley em seu livro: Cleópatra - Last Queen Egypt (ed. Profaile Brooks): "Todos os que pensam em Cleópatra logo imaginam a estonteante Elizabeth Taylor, mas a verdade é que não sabemos realmente como foi ela. Há registros onde dizem que ela tinha nariz pontiagudo e queixo bem grande. Ademais é muito provável que tenha sido negra, já que sua ascendência materna viria do norte da África e a paterna da Macedônia. E os banhos de leite, não acredito que tenham existido um dia, foi somente história vendida pelo cinema." 



    Sem polemizar, mas curiosa observação e insinuação da autora... Pelo fato de parte de sua ascendência negra ela (Cleópatra) provavelmente, não seria bonita?!
E quanto as suas habilidades de sedução, só faltou dizer que ela era uma feiticeira! Mas segundo consta foram os romanos que a creditaram dessa forma, frente a admitir que independente de suas origens étnicas e por ser mulher era de suprema inteligência e sabia usar de seu potencial feminino.

    Falando mais um pouco sobre os egípcios antigos é sabido que eles foram os grandes precursores da cosmetologia, sendo Cleópatra considerada musa da estética. Através de seus hábitos e costumes, incluindo suas invenções de produtos que pudessem melhorar o visual. Para se ter uma idéia: tanto homens quanto mulheres depilavam o corpo inteiro, inclusive a cabeça, na qual faziam uso posterior de perucas que ficavam de molho em óleos perfumados por meses. Para eles manter os pelos corporais era completamente anti-higiênico. A utilização de maquiagem escura ao redor dos olhos além do sentido estético era preventivo contra doenças; atuavam  como fortalecedor do sistema imunológico conclusão esta, de pesquisadores do CNRS - Centro Nacional para Pesquisa científica da França, ligados ao Museu do Louvre ao analisarem amostras de  resquícios de cosméticos encontrados em tumbas egípcias. A cerca de quatro mil anos a utilização de chumbo na maquiagem não degenerava as células produzindo óxido nítrico e, ainda sendo usado in natura, o sulfeto de chumbo funcionava como um poderoso antisséptico; agindo contra infecções oculares e dos raios solares. Segundo o chefe da equipe de pesquisa, o Dr. Phillippe Walter: era de conhecimento dos antigos gregos e romanos as propriedades medicinais da maquiagem, porém a comprovação veio após minucioso estudo que resultou no artigo publicado na revista Analytical Chemistry em 2011. É fácil imaginar que na época, a preocupação com o sol escaldante, ventos e tempestades de areia podem ser comparadas com a "poluição nossa de cada dia", nos dias atuais!

   Voltando à Cleópatra: outra versão de sua história é de que ela assumiu o trono do Egito aos 18 anos, seria grega e quase uma vestal virgem. Tendo sido Júlio César seu primeiro homem e Marco Antônio seu sucessor e último, com quem viveu maritalmente por 11 anos.

Ilustração do filme Cleópatra

   Cleópatra foi imortalizada como exemplo singular de beleza e sensualidade graças ao filme homônimo de 1963, e imortalizou a protagonista Elizabeth Taylor; que viveu nos bastidores das filmagens, um romance tórrido com o ator Richard Burton que fazia o papel de Marco Antônio, ambos largaram seus respectivos parceiros - um prato cheio para a imprensa, da época.



Liz Taylor, tal como Cleópatra: beleza única!

   Por essas e outras: o estilo Cleópatra não sai de moda, fascina é atemporal; seja na maquiagem carregada ou nos cabelos negros, lisos e a imponente franja.  Por isso, várias celebs já fizeram e fazem uso desse estilo único. Veja algumas delas:

Rhianna performance em show

Naomi Campbell desfile Cavalli

Thais Araújo, na novela a Favorita

   Esse era um dos segredos de Cleópatra: uma bela peruca! Já que seus cabelos naturais, (quando os mantinha) era de um tom avermelhado pelo emprego de hena e de acessórios, como pentes de marfim e penteados feitos com tranças e ondas que eram mantidas no lugar, com um preparado à base de cera de abelhas e resina. Para conservar a beleza de modo geral, Cleópatra fazia uso da aloe vera (babosa) considerada como a planta da imortalidade por muitos povos antigos. Também haviam os banhos com leite, mel, lavanda e pétalas de rosas, depilação com cera à base de mel ou argila retirando os pelos com tiras de tecido embebidas em sândalo e ainda, uma mistura de leite de cabra e lama negra para o rosto ganhar total maciez. O detalhe: leite azedo! Segredo que a ciência já explicou: o ácido lático encontrado no leite favorece a eliminação de células mortas, e é produzido pelo corpo humano diariamente, cerca de 120g. Podendo ser encontrado (p. ex.na pele, cabelos e músculos), o mesmo faz parte do Fator NMF - Fator Natural de Hidratação, que retém a umidade na pele. Na verdade, o ácido lático é um alfa-hidroxi-ácido que atua como regulador de pH e agente anti-microbiano na composição de cosméticos. Na pele sua ação vale por quatro: hidrata, umedece, clareia e rejuvenesce.

   Assim, mesmo com o passar centenas de gerações, alguns rituais de beleza (dentre outros) permanecem praticamente intactos ou ao menos carregam a fama de o ser.
Um deles é o Banho de Cleópatra, que auxilia na renovação celular e propicia um aveludar na pele.

Liz Taylor: cena do filme Cleópatra, 1963.


   Ingredientes:

. 1 xíc. (chá) de leite integral
. 1 xíc. (chá) de iogurte natural
. 1 col. (sopa) cheia de óleo carreador
. 1 clara de ovo
. 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio
. 1 col. (sopa) de extrato de baunilha
. 1 colher de (sopa) de extrato de amêndoa
. 5 gotas de óleo essencial de rosas
. 5 gotas de óleo essencial ylang-ylang

   Preparo:

Ponha tudo numa batedeira e misture em velocidade média por 30 segundos. Encha a banheira, adicione o creme e relaxe por 20 minutos. Ou no chuveiro, aplique a mistura no corpo todo, deixe agir por 5 minutos e enxágue. (extraído do livro: Banhos, Histórias e Rituais de Renata Ashcar e Roberta Faria (ed. DPL).

   Outra versão para o famoso Banho de Cleópatra:



    Ingredientes:

.  1 xíc.(chá) mel líq.
. 1/2 xíc. de iogurte natural
. 1 xíc. de leite de cabra
. 5 gotas de óleo essencial de rosas
. 5 gotas de óleo essencial de ylang-ylang

    Preparo:

Junte todos os ingredientes em uma jarra e despeje aos poucos na água da banheira. Mexa para dissolver. Relaxe na banheira por 20 minutos e depois enxágue o corpo com água morna.

Obs. Para potencializar o banho faça uma esfoliação prévia com aveia, mel e leite. E no pós banho faça uma massagem corporal com óleo corporal ou hidratante à base de rosas.
  

Cleópatra: de endoidecer qualquer reles mortal..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo