domingo, 5 de julho de 2015

Domingo: Deus Balder



   Na mitologia Nórdica o deus Balder é o Deus do Sol, da beleza, da inocência, da reconciliação, da pureza e suprema perfeição.
 
   Era o filho mais querido de Odin e Frigga, e igualmente amado pelos demais Deuses e pelos homens, por onde passou Balder disseminou a boa vontade e a paz, também era considerado o mais belo entre os Deuses.
 
    No entanto, sua popularidade e bondade inata atraíram a ira de Loki, que tramava o mal. Assim, Balder era atormentado por pesadelos - um sinal da morte iminente, e isso perturbava os Deuses. Depois de muitos problemas, Odin determinou o destino de Balder e tomou algumas precauções para evitá-lo; enviando Frigga com a missão de obter um juramento de todas as coisas, de que não iriam fazer mal a Balder. Porém, Loki se disfarçou de mulher e teve uma conversa com Frigga; descobrindo que uma determinada planta - o visco, não prestara o juramento, pois Friga a julgara inofensiva a Balder.
 
   A tragédia então anunciada se cumpriu, Balder foi morto por uma flecha feita de um ramo de visco, atirado por seu irmão cego Hodr (ou Hod) , que por sua vez foi enganado por Loki, que fez com que Hod mirasse no coração de Balder. As pessoas que nascem sobre a proteção do deus Balder, aos Domingos gozam de suas qualidades: bom caráter, amigavéis, sábias e eloqüentes.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo