quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Árvore da Felicidade




 São duas espécies de plantas muito semelhantes chamadas de 'árvore-da-felicidade', tanto que comumente a espécie Polyscias guilfoylei é chamada de 'macho' e a espécie Polyscias fruticosa é considerada a 'fêmea', porém isso não é verdade. Essas plantas são muito cultivadas em vasos médios a grandes, em ambientes internos. Em algumas culturas orientais, a planta é muito dada como presente. E possui uma característica específica - o exalar de um aroma característico ao fim das tardes. Ela também não tolera baixas temperaturas, sendo recomendada somente para locais de clima tropical e subtropical. 


Polyscias guilfoylei 

   O macho, Polyscias guilfoylei, tem folhas mais largas, maiores e cresce mais reto; é um arbusto lenhoso, originário das ilhas do Pacífico e pode atingir de 3 a 5m de altura, se plantado no jardim.

Polyscias fruticosa

   A planta conhecida como fêmea, Polyscias fruticosa, tem as folhas mais finas, mais delicadas, além de ficar com um formato mais arredondado. Possui textura semi-herbácea e é originária da Polinésia, Índia e Malásia. Atinge de 1,5 a 2,5m de altura e sua folhagem é muito decorativa.

  São muito cultivadas em vasos em interiores bem iluminados. Também podem ser cultivados no jardim, isoladamente ou formando grupos, sempre à meia-sombra. Gostam de terra fértil e de água a intervalos. São sensíveis a geadas. Dificilmente florescem aqui no Brasil. Multiplicam-se facilmente por estacas em qualquer época do ano.

Como cuidar: 

  • Ambas as espécies de planta se desenvolvem bem em ambientes sombreados, mas bem iluminados, podendo também ser plantada à meia-sombra.
  • Se plantada diretamente no solo, é recomendável o plantio em locais onde não haja muito vento, já que suas folhas se desidratam facilmente.
  • Regas devem ser mais mais intensas no verão, e mais espaçadas no inverno. A faltade água causa murchamento e queda das folhas.

Um bom substrato para elas é composto por:
  • 1 1/2 medidas de humus de minhoca
  • 1 1/2 medida de terra
  • 3 medidas de fibra de coco
  • 2 medidas de areia
  • 2 medidas de vermiculita
  
   Se a planta estiver sofrendo com pragas; aplique um inseticida à base de Leite (1 parte de leite para 5 partes de água). Coloque em um borrifador, misture bem e pulverize sobre as folhas da planta. Aplique 2 vezes por semana, durante 3 semanas.
Atenção: Esse preparado não pode ser guardado.Portanto do seu preparo; faça a aplicação em seguida.
  Em algumas culturas orientais têm-se por costume ofertá-la em um bonsai; pois exalam um aroma oriental para lembrar o dono de ser feliz. 

   Na parte esotérica, na Fraternidade Branca, ela faz parte do Raio Azul, do Mestre El Morya. Seu Templo é o da Vontade Divina - no plano etérico localizado sobre Darjeeling, junto ao Himalaia,na Índia. Seus atributos são o Poder, Força, Vontade Divina, Fé, Ordem Divina e as virtudes são: Vontade Divina, Fé, Força, Poder e Proteção. Comanda o chakra laríngeo (garganta), e tem como palavra chave: 'O que abre a porta'. Também tem como regência, o Sol - que ao longo das eras e no decurso de muitas civilizações, sempre foi reverenciado como a mais perfeita manifestação visível do Criador, por isso o dia da semana a Ele dedicado é o Domingo. Outros símbolos que O representam são o Santo Graal (a Consciência Crística) e a  Excalibur, a espada de Luz. Como o Canto Gregoriano é a música de sintonia com o Mestre El Morya... Coloque sua Árvore da Felicidade para 'ouvir' esse estilo musical, com certeza ela ficará ainda mais feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo