❝Contrariando todas as expectativas, Gandalf escolhe a Espada no lugar do Cajado. Isso significa mais que optar pelo caminho difícil, é a clara decisão em fazer o máximo possível antes de lançar mão da Magia. Quando a cidade está sendo invadida, tomada pelos exércitos obscuros, o Mago desce do cavalo, junta-se aos guerreiros comuns e permanece com eles.
Na batalha de Pelennor, decisiva na Guerra do Anel e para toda Terra-Média, Tolkien (autor da Saga do Anel) arrebata o coração do leitor ao desenhar um Gandalf combativo, estratégico, decidido e, acima de tudo, com senso de oportunidade.
Gandalf constrói barreiras, organiza soldados, auxilia os mais fracos e medica os enfermos. Ele vai para linha de frente da guerra, ergue sua espada e luta com divina virilidade. Enquanto lhe foi factível, nenhum ato mágico foi executado; nenhuma conjuração ou manifestação superior, apenas sangue, suor e força.
Somente, tão e somente, quando todo o possível tinha sido empreendido; quando a cidade estava prestes a ruir e a derrota soprava seu hálito quente no horizonte é que ele toma seu cajado, faz uma silenciosa invocação e usa a Magia; de imediato o Universo responde e as circunstâncias se transformam favoravelmente.
'O Mago nunca se atrasa!'
A postura de Gandalf nos ensina que cada momento requer uma ação, que não podemos pular etapas e sabotarmos o destino sob risco de podarmos oportunidades de crescimento.
A ação certa na hora errada é uma ação errada! Portanto:
1º- Faça tudo o que estiver ao seu alcance de forma objetiva, direta e eficiente.
2º- Conclame as forças Cósmicas para lhe dar sabedoria e força ao executar o necessário, não para livrar-se do que deve ser feito.
Gandalf raramente utilizava-se de magia ofensiva, destrutiva, marcial, preferia magias (criações) de luz, fogo, escudos e chamado. É aqui que encontramos outro importante aprendizado.
3º- Use a Magia para Iluminar, não para vencer as trevas; ou seja, preocupe-se mais em crescer, melhorar e avançar do que lutar com Inimigos, sejam eles reais ou imaginários.
Compreenda que a Magia torna-se uma maldição quando usada para acobertar a fraqueza no lugar de desenvolver a força.❞
Caciano Camilo Compostela, Monge Rosacruz.©





Nenhum comentário:
Postar um comentário