A Babosa (Aloe vera) é uma espécie de planta suculenta de origem africana, pertence à família das Liliáceas. Existem aproximadamente 300 espécies, mas a Aloe é a mais conhecida. Costuma crescer ao redor do mundo em climas tropicais de forma selvagem, e é cultivada para fins agrícolas, medicinais e decorativos (cresce com sucesso dentro de casa em vaso).
Na antiguidade, a Aloe vera já era utilizada pelos egípcios e outras civilizações, na forma de alimento e medicinal. Para alguns historiadores, um dos ‘segredos de beleza’ de Cleópatra era justamente, o uso da babosa no rosto. Por isso, a sua popularidade como tratamento de pele.
É uma planta altamente rica em nutrientes como vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais, além de um excelente antioxidante natural que age diretamente na pele contra os radicais livre, sendo capaz de regenerar as células e retardando o processo de envelhecimento. E ainda possui várias outras propriedades capazes de trazer muito benefícios à pele, como:
- Regenera as células da pele;
- Ação cicatrizante capaz de acelerar o processo de cura de ferimentos;
- Ação antioxidante, agindo diretamente sobre os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele;
- Rejuvenesce livrando das células mortas;
- Excelente emoliente;
- Capaz de clarear a pele;
- Ação antibiótica, prevenindo infecções;
- Age como anti-inflamatório natural;
- Ação antibacteriana;
- Anestésico para feridas;
- Ação adstringente, limpando os poros;
- Hidrata devolvendo a umidade necessária à pele.
O uso pode ser combinado com outros produtos ou mesmo de forma in natura e simples.
Corte um pedaço da folha da babosa, longitudinalmente com cuidado, corte novamente para a retirada dos espinhos e retire o restante da casca. Deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o excesso de 'baba', (aloína é a parte tóxica, que pode causar alergia) por mais ou menos 3h; durante esse período faça a troca da água. Depois pode manter na geladeira e ir usando regularmente. Passe no rosto e deixe por volta de 20 minutos depois enxague com água.
Para os Cabelos:
Neste caso a babosa funciona como um super potencializador para uma hidratação semanal dos fios. Além de promover fortalecimento evita a queda.
Pegue uma folha de babosa, se muito grande use metade e siga o mesmo processo para a retirada da 'baba' da planta. Depois coloque no liquidificador, bata por uns 5 minutos, com 1/2 xícara de chá de óleo de coco e 1/2 xícara do seu creme hidratante. despeje em um pote com tampa e mantenha na geladeira. Quando for dar aquela turbinada nos cabelos, lavê-os normalmente, e depois aplique uma quantidade rasoável dessa máscara (pode entrar em contato com o couro cabeludo), porque inclusive ajuda em casos de seborréia e coceira. Coloque uma touca e deixe por uns 40 minutos, depois é só enxaguar (dispensa o uso de condicionador) e fazer o seu penteado.
Ps.: Antes de fazer uso de qualquer substância, (mesmo de origem natural), convém certificar-se de não ser alérgica(o).
Nenhum comentário:
Postar um comentário