segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mês novo, Lua Nova

Antigo jardim na China

   Cá estamos no último mês do ano ao menos, no que diz respeito ao calendário adotado e vigente: o Gregoriano. Passada a Lua de grandes limpezas sejam elas,  físicas ou energéticas estamos iniciando mais uma Lua Nova e que tal aproveitar para trazer o novo para dentro de casa? Tanto o seu corpo, quanto o ambiente em que você vive merecem uma renovação de tempos em tempos.

   É assim o conceito trabalhado dentro da técnica chamada Feng Shui, (dizem que foi criada nos jardins da China Antiga) e que visa neutralizar as energia negativas; permitindo a circulação Chi de forma equilibrada e saudável nos ambientes e por conseguinte, na vida das pessoas.

   A tradução literal do termo chinês Feng Shui é vento = feng & shui = água palavras estas, que constam do livro Burial Book da Dinastia Chin - 265-420 a.C. Há duas pronúncias usuais: foong swee (em Cantonês) ou fong schway (em Mandarim). Para os chineses ainda, é uma arte que não se pode entender: "é como a água que não se pode agarrar, e também como o vento que trás a água das chuvas, para nutrir tudo que está embaixo".

   Hoje em dia o Feng Shui é praticado em todo o mundo estando em maior destaque: Hong Kong, Malásia Singapura e Taiwan. Pois na própria China, após a revolução cultural, muita coisa se perdeu. Na Índia existe uma prática semelhante que recebe o nome de Vastu vinda do Hinduísmo. Por essas e outras, a de se ter cuidado com supostas "curas milagrosas" através da utilização dessa técnica milenar.

   Atualmente existem muitas escolas e perspectivas diferentes de Feng Shui, onde algumas delas enfatizam mais como as formas podem afetar um local, outras se concentram nas orientações e direções fornecidas pela bússola (nesse caso, feita através do Ba-Guá). E há as que seguem a astrologia, sendo que as mais contemporâneas utilizam o fator tempo, para diagnosticar e viabilizar um tratamento harmonioso para os ambientes.

   A mais conhecida na América é a do Budismo Tântrico Tibetano do Chapéu Negro, que incorporou a essência das escolas tradicionais adaptando-o à nossa cultura ocidental. Contudo, como em toda a cultura chinesa, as teorias são mantidas e norteadas pelo pensamento máximo do Yi Jing (I Ching), nos opostos complementares Ying Yang e nos cinco elementos. Sem contar, todo o entendimento do modo chinês de traduzir e compreender o Universo - com suas mudanças cíclicas e constantes. Mudança é uma das Leis que regem a vida - na Natureza tudo muda, e é instável. Muda e evolui, nada fica parado ou estagnado.


   Para trabalhar com a técnica Feng Shui, tanto em casa como no pessoal é preciso uma visão global e depois atuar em cada microcosmo (aspectos de sua vida e em ambientes específicos do lar).

   A seguir, vamos adentrar aos cômodos da casa, para que se faça uma melhor compreensão (em linhas gerais) do processo:

Área Interna


1. Entrada da Casa - A energia sempre entra pela porta principal da residência ou seja, a porta da frente. Por isso ela deve estar desbloqueada, de fácil acesso e livre de objetos que possam dificultar ou atravancar a passagem da energia.
  • Portas - Sempre devem abrir com facilidade, para dentro e nunca para fora. Coloque um sino dos ventos atrás da mesma, para atrair boas energias(parte interna) e um Ba-Guá com espelho, se possível dourado (parte externa) para afastar energia densas.
  • Fechaduras - Devem abrir com facilidade.
  • Dobradiças - Mantê-las sempre lubrificadas.
  • Número da casa - Exponha-o de forma bem visível.
  • Sem avistamentos - Ao se colocar diante da porta de entrada, banheiros e porta dos fundos devem ser encobertos. Se isso não é possível devido a estrutura arquitetônica da casa use de vasos, divisórias, biombos, etc. Pendure cristais no teto próximo a essas áreas.

2. Sala de Estar - Preterivelmente acolhedora e iluminada.
  • Janela - Permita sempre a luz do sol entrar, com cortinas claras ou se escuras abrá-as de vez em quando; da mesma forma deixe o espaço arejado abrindo a janela ao menos, durante algumas horas do dia. E mantenha-a desbloqueada de objetos.
  • Móveis - Com cantos arredondados para que a energia circule e no caso de um acidente seja menos grave, do quê bater em algo com ponta. Não os posicione de costas para a porta bem como, evite muitos móveis  próximo à porta para que a energia flua plenamente.
  • Decoração - Abuse das cores quentes, mas com coerência ao contexto do seu espaço.
  • Objetos - Coloque livros, revistas, fotografias dos moradores, (de pessoas vivas!), diplomas, plantas e flores (sempre vivas e atenção ao excesso em ambiente fechado, pois no processo de fotossíntese elas captam oxigênio e distribuem gás carbônico prejudicial à saúde humana e dos pets; ainda sobre eles, redobre os cuidados, algumas plantas são tóxicas se ingeridas pelo animal!).
  • Sala pequena - Coloque espelhos nas paredes maiores, para causar o efeito de prolongamento.

3. Sala de Jantar - Tal qual a sala de estar, deve ser um local bem iluminado e aconchegante. É o local de alimentação (onde se ingere energia) e de reunião familiar.


  • Mesa - Opte por redondas ou no mínimo que tenha os cantos arredondados para facilitar a fluidez de energia. Mantenha sobre a mesa um arranjo com frutas frescas e variadas. O mesmo pode ser feito utilizando flores.
  • Iluminação - Mantenha um foco de luz sobre a mesa, ela deve ser o objeto principal desse ambiente.
  • Espelho - Mantê-los próximo à mesa  irão duplicar a prosperidade ligada diretamente com a alimentação.
  • Extensão da sala de estar - Coloque algum objeto como divisória (por ex. vasos, biombos, etc.) desde que não impeça a circulação de energia.

4. Cozinha - Ela é considerada como o foco de prosperidade da casa, quando analisada no aspecto global é onde se transforma a energia do alimento, e contém dois elementos fundamentais: o fogo e a água.
  • Cores - Use cores claras, tanto na parede quanto nos objetos.
  • Iluminação - Muito bem iluminada e arejada, constantemente.
  • Fogão - É considerado o "cofre da casa". Mantenha-o sempre em ordem e use suas chamas de forma rotativa, para que a energia circule, nunca use apenas um queimador e o mesmo. Coloque um espelho atrás dele (fogão, na área que irá refletir as chamas) para ampliação da energia do elemento fogo.
  • Geladeira - Faça o degelo constantemente, nunca deixe acúmulo excessivo de gelo.
  • Fogão x Pia x Geladeira - Devem estar à distância um do outro.
  • Pia - Sem lixo, e muito menos aquela "famosa" lixeira sobre ela. Manter tudo limpo, sem excesso constante de louça suja em seu interior.
  • Armários - Organizados e higienizados.
  • Grãos - Alimentos em grãos (arroz, feijão, lentilha, etc.) trazem prosperidade; tenha-os em potes/vidros transparentes como enfeites.
  • Plantas - Tenha sempre alguma planta (preferencial flores amarelas) que podem ser usadas como uma barreira entre o fogão e a pia/geladeira, se esses equipamentos ficarem alinhados, na mesma direção.
  • Lixo - Preferencial que fique fora da cozinha, e como já foi dito: nem pensar o "lixinho em cima da pia!"

5. Banheiro - É o oposto da cozinha ou seja, considerado um "ladrão" de energia pois, é onde ocorrem as trocas de energia. E onde se posiciona uma grande concentração de energias negativas. Por isso é essencial que ele esteja sempre limpo e organizado.

  • Porta - Sempre fechada. Coloque um espelho (parte interna).
  • Ralos - Quando não estiverem em uso, manter fechados (tampe com papel filme).
  • Torneiras, registros e chuveiro - Sem vazamentos, etc.
  • Vaso sanitário - Com tampa e que fique sempre abaixada, principalmente ao se acionar a descarga. E despedir-se dos "excrementos", com certeza nunca foi uma boa idéia!
  • Plantas - Mantenha alguma nesse ambiente pois, ajudará a absorver energias densas.
  • Cristal - Tenha sempre um cristal, pode ser um quartzo verde. 
  • Toalhas e afins - Não deixe que esse material permaneça amontoado e úmido; coloque no varal para secar (vale para calcinhas também!)
6. Quartos - Local de descanso, para recuperação das energias gastas durante o dia, no trabalho, etc. Por outro lado é um local de intensas emoções, de intimidade entre o casal e reflexões trazidas através de sonhos.


  • Suíte - Podendo evitá-las melhor. Ou mantenha sempre a porta do banheiro fechada e siga a risca os tópicos selecionados no item sobre banheiro.
  • Cores - Evite o uso de cores fortes na paredes, cortinas e nas roupas de cama (use de vez em quando).
  • Janelas - Não podem ser obstruídas por armários, cama, etc. Tenha um prisma da água em um de seus cantos. Deixe-as abertas durante algum período do dia para que a energia circule.
  • Cama - Deve estar posicionada longe de portas e janelas e nem ter um lado encostado em parede. Não ter nada acima dela (por ex. prateleiras, aparelhos eletrônicos, quadros, etc.). Ou vigas expostas se dormir em uma espécie de sótão. Nunca posicione a cabeceira da cama alinhada com um banheiro ou em cima de tubos de esgoto ou debaixo de janelas, seus pés não devem ficar voltados para portas. Caso não seja possível outra disposição, pendure um cristal no teto sobre a cama. Não coloque objetos debaixo da cama.
  • Espelho - Tome o cuidado para que ao deitar, seu reflexo não bata na cama ou quando for dormir cubra-o com um pano.
  • Armários e gavetas - Sempre organizados. Coloque um sachê de ervas para estarem sempre perfumados.
  • Sapateira - Obviamente que todo calçado deve ser guardado limpo, coloque também uma pedra (turmalina negra) para absorver energias contrárias.
  • Aparelhos eletrônicos - TV, som, computador, etc. devem ser mantidos fora deste ambiente pois desestabilizam o Chi, a energia vital. Não havendo solução, coloque sobre cada um deles um cristal, e quando não estiver utilizando desligue-os, não mantenha em stand-by. Smartphones: expressamente proibido compartilhar a cama com eles durante o sono!
  • Objetos de decoração - Mantenha de preferência objetos harmoniosos, sem grande volume e aos pares.
  • Apoios de fé - Evite que fiquem expostos: imagens de santos, terços e demais objetos do gênero. Mantenha um cristal de quartzo rosa próximo à cabeceira da cama. 
  • Plantas - Evite excesso, se possível retire do ambiente quando for dormir pois, elas consomem oxigênio. 


7. Área de Serviço -  Por si só já é um lugar de executar limpeza ou de descarte. Mantê-la sempre muito bem organizada e limpa.


  •  Torneiras e equipamentos - manter sem vazamentos bem como, se quebrados ou com mal funcionamento mande consertá-los imediatamente.
  • Roupas sujas - Coloque dentro de um cesto tampado e não deixar formar grandes acúmulos.
  • Lixo - Mantenha sempre a lixeira tampada e retire o lixo periodicamente.
8. Sótão, porão, quarto da bagunça - De preferência não tê-los! Esses locais são acumuladores de tralhas e de energia extremamente perigosa. Se for o caso mantenha-o tão limpo, organizado, arejado e iluminado como qualquer outra parte da casa! 


Área Externa

1. Jardim - É uma fonte de energia e representa a vida em vários aspectos. Permitindo um verdadeiro "casamento" entre a terra  e o sol, tendo como padrinhos  e madrinhas: o ar, a energia que flui, etc. Por isso é essencial mantê-lo vivo! Sempre limpo e organizado: retirando folhas secas, amareladas, aguar e adubar as plantas, quando necessário e fazer o controle de pragas ou doenças. 
  • Plantas - Evite as que tenham espinhos, próximo da entrada ou em cantos.
  • Frutíferas - Atrairá pássaros, portanto prosperidade.
  • 7 ervas - Mantenha um vaso na entrada da casa para afastar más energias.
  • Fonte - Tenha uma, não importa o tamanho.
  • Pedras brancas - Propiciam um contraste equilibrando as energias.
  • Flores - As de cor vermelha ou amarela  simbolizam prosperidade.

2. Garagem, quarto de ferramentas - Funcionam como um anexo da casa e assim sendo, precisam estar da mesma forma ou seja: com pintura em dia, sem vazamentos ou tralhas espalhadas, limpa e organizada.



3. Varanda - Ter uma é uma dádiva, já que funciona como uma extensão da casa que em muitos casos, adentra o jardim ocorrendo um enlace entre duas áreas distintas da casa.
  • Cor - Deve ser suave, pintura em bom estado.
  • Iluminação - Apesar de durante o dia receber enorme claridade, a de se pensar nos períodos noturnos, portanto tenha  a iluminação perfeita, (sem lâmpadas queimadas, lustre trincado) ou faça uso de lanternas ou lampiões (são um charme à parte).
  • Objetos - Não deve ser um local carregado demais; para quem gosta de tomar café no terraço tenha uma mesa de preferência redonda que pode ser de madeira. Para concluir uma espreguiçadeira ou rede.

Bônus Extra

Cores - Quando bem utilizadas trarão boas vibrações e energia ao ambiente.


  • Branco - É uma cor neutra que deve ser quebrada com outras cores, para que os espaços não fiquem frios demais, o popular dito "sem cor".
  • Preto - Utilize com cuidado, e apenas em objetos de decoração.
  • Roxo, violeta - Utilize com cuidado pois, apesar de ser a cor da espiritualidade e transmutação, seu excesso pode se tornar cansativo.
  • Amarela - Estimula e energiza. Perfeita para ambientes como: cozinha e sala de jantar porém, não deve ser usada em excesso para não sobrecarregar.
  • Laranja - Estimulante use em pequenas áreas. Por ex. na cozinha e sala de jantar.
  • Verde - Calmante e curativa. Ideal para banheiros.
  • Vermelho - Excitante, atrai riqueza e sucesso usar em pequenos detalhes. No quarto do casal estimulará a sensualidade. Usar por ex. velas, flores, pequenos enfeites.
  • Cor de rosa - Traz consigo o amor e afeto faça uso em tons pastéis e, se objetos aos pares.
  • Azul - Calmante bom para o quarto e noites tranquilas de sono. Mas evite usá-la em excesso pois, pode causar a falta de concentração.

Evite em casa:

  • Objetos quebrados e sem uso. Doe, troque, venda, recicle, jogue fora. Pratique o desapego!
  • Fotos expostas de entes queridos falecidos e/ou artistas (por ex. pôster do Airton Senna no quarto).
  • Goteiras, vidros quebrados ou trincados, parede com tinta descascando, lâmpadas ou lustres com defeitos.
  • Ambiente com piso e parede da mesma cor.
  • Qualquer presença de mofo, seja ele em paredes ou objetos.
  • Plantas doentes.
Manter em casa:
  • Local apropriado para proferir sua fé, onde possa colocar objetos relacionados à suas crenças. Evite mantê-los expostos nos quartos ou banheiro.
  • Abertura de janelas durante o dia  para que a energia circule e seja renovada juntamente com o ar.
  • Objetos, móveis, roupas - Adquiriu em algum bazar/brechó? Limpe-os com água e sal grosso e/ou defume com incenso.
  • Objetos relacionados aos cinco elementos: terra, água, fogo, metal e madeira utilizados no Feng Shui.


Simbolismo de alguns Animais
  • Sapo - Riqueza: ter em casa ou carregar na bolsa.
  • Fênix - Sucesso.
  • Dragão - Vigor.
  • Serpente - Força.
  • Tigre - Proteção: colocar na parte externa da casa, próximo a porta de entrada.
  • Tartaruga - Saúde e longevidade. 
  • Cavalo - Autonomia e feminilidade
  • Peixe - Sucesso, plenitude e dinheiro
  • Leão - Majestade e força: onde for colocado chamará para o local seus predicados
  • Unicórnio - força e poder
  • Elefante - Força, dinheiro e conhecimento antigo


Pedras & Cristais
  • Pedras brancas - Equilíbrio de energias.
  • Quartzo branco - Expande a energia.
  • Quartzo verde - Promove a cura.
  • Quartzo rosa - Ligado a sentimentos amorosos.
  • Ametista - Transmuta energias.
  • Turmalina negra - Repele energias densas.




    Até agora falamos de como alterar as energias da casa que fica em uma determinada geoposição, mas e a casa que carrega para todos os lados  e só sai dela ao morrer? Lembra do caracol na sua carapaça que quando criança nossa mãe dizia ser a "casinha" dele? Temos uma também, o nosso corpo! Que fica envolto de campos energéticos. Que tal aproveitar o mês de dezembro, com uma prévia daquela famosa lista de desejos?

Passo 1. Concentre em seu coração e convide a sua sabedoria superior a participar.

Passo 2. Sem censura e pensamentos prolongados avalie as seguintes questões; podendo retornar a elas, na necessidade de uma maior perspectiva.

Passo 3. O que devo me perguntar no agora:
  • O que mais preciso tratar em mim para seguir em frente?
  • Qual parte precisa realmente de equilíbrio (mental, espiritual, emocional...)?
  • O que preciso deixar ir e liberar de uma vez por todas ainda em 2013 (sentimentos, crenças...)?
  • O que preciso mudar com relação ao meu posicionamento no mundo, para refletir quem eu realmente sou agora e cumprir meus objetivos mais internos?
  • Como me preparar para o novo leque de possibilidades que se abrirá a partir de 1° de janeiro?
    Das repostas objetivas a tais questões ocorrerá um processo de aceleração; dando-lhe em breve mais leveza e sucesso. Porém, só receber respostas não é suficiente bem como, listar seus desejos para mais um ano... Mas sim, promover a ação e continuar atualizando as necessidades ao longo do tempo. Confie que você é capaz!



Obs. Lua Nova: Segunda-feira, 02 de Dezembro às 21h24 GMT, regiões com horário de verão, acrescer uma hora à fase da Lua.


  Coragem, Ouse e Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo