quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Xô deprê!




   A depressão é um transtorno psicológico de alteração de humor que gera sintomas como tristeza e apatia, muitas vezes pode se tornar profunda e incapacitante vindo a prejudicar várias áreas da vida da pessoa afetada.

   Segundo dados da OMS - Organização Mundial de Saúde cerca de 350 milhões de pessoas no mundo possuem depressão, e há estimativa que em 2030 ela se tornará a doença mais comum da humanidade. Porém, dos tratamentos efetivos existentes, menos da metade da população faz uso. A situação preocupante, já foi motivo da criação de um video que visa jusatamente, alertar as pessoas com relação ao que é e como se salvaguardar de uma depressão (veja a abaixo).

   Quanto aos sintomas desencadeados em decorrência de uma depressão, eles são classificados por grau:
  • Leve a moderado - Apatia, falta de apetite, dificuldade para dormir, baixa auto estima
  • Grave - Acrescido (ao sintomas citados acima): insônia ou hipersônia, falta de interesse nas atividades rotineiras, perda ou ganho de peso, sentimentos de culpa, pensamentos recorrentes relacionados à morte e suicídio.
    Como forma de tratamento pode-se optar pela terapia, a medicina complementar ou alopática, onde nesta última; dependendo do estado de saúde o indivíduo, o médico poderá receitar medicamentos antidepressivos e ansiolíticos para tratar a depressão. Tais medicamentos são capazes de melhorar os sintomas da depressão em até 70% em apenas 1 mês de tratamento, mas só devem ser utilizados sempre sob orientação médica.

    Esmerilhando um pouco mais sobre o que leva a pessoa a um quadro depressivo... Sabemos que qualquer alteração de sentimentos, conduz a uma inevitável reação no funcionamento do organismo, dentre outras; levando a distúrbios hormonais e de neurotransmissores em menor grau. Assim, a maioria das doenças derivadas da depressão não escolhem hora, momento ou local para chegar e se instalar; bem como, não há uma seletividade entre pessoas bonitas, jovens ou bem sucedidas - elas são psicossomáticas e oportunistas. Por isso, um dos erros mais comuns é acreditar que a pessoa que sofre com a depressão “gosta” de ficar triste e que não faz nada para sair dessa situação - tudo isso, para ter a atenção dos outros. Claro, algumas são "mestres" nisso... Mas em determinados estágios, a depressão além de debilitar, torna a pessoa incapaz de qualquer forma de reação, daí, a necessidade da atenção ao ínicio dos sintomas e de buscar ajuda profissional. 
     Na visão holística e metafísica, a depressão nada mais é que uma doença da alma, e muitas vezes, egoísta – já que o depressivo acredita ser a única e maior "vítima" - esquecendo dos problemas globais e dos outros à sua volta; por isso, conviver com uma pessoa que desenvolveu esse quadro é difícil e desgastante. Mas cabe lembrar, que o egoísmo nesse caso é uma consequência do seu estado de incapacidade emocional. Outro sentimento aterrador é a insatisfação, e tudo pode gerá-la: perdas, rotinas, execução de tarefas e coisas que não sejam prazeirosas ou mesmo, acreditar que só no externo (as outras pessoas ou bens) irão suprir sua carência. A insatisfação gerada por qualquer um desses motivos, ainda traz consigo a tristeza que é um forte desestimulante. Com isso, os objetivos inexistem e cria-se o sentimento da própria inutilidade. Em um primeiro momento a pessoa tenta emitir um "pedido de socorro" disfarçado ou muitas vezes até inconsciente - para chamar a atenção para si: passa a reclamar constantemente, de forma agressiva com relação à condição que está vivendo. O próximo passo (em quadros acentuados) surge a apatia, onde a pessoa desacredita na própria vida - morrer fisicamente passa de um desejo latente - a ser arquitetado, mesmo que incoscientemente. E pode se dar por meio direto (suicídio) ou pelo esquecimento de si mesmo: pela tristeza e indiferença.

    Dentro da espiritualidade, a depressão é tida como uma das piores doenças que os seres humanos podem criar e cultivar para si, pois tem como bônus extra uma série de entidades de diversos tipos que serão atraídas de forma imediata - já que a pessoa fica com seu campo etérico aberto e desprotegido (gerando verdadeiros buracos), facilmente transponíveis por espíritos que estão na mesma faixa vibratória ou abaixo. Passando a viver de forma simbiótica, e por alguns momentos; ocorrendo a troca de identidade entre os simbiontes.

    E como se não bastasse... Com "as portas escancaradas", se há alguma nesga de outras encarnações com espíritos vingativos, etc. esses também vêm dar sua contribuição; drenando os resquícios de energia vital da pessoa e fornecendo idéias e pensamentos de auto distruição. Por isso, não basta tratar a depressão apenas no aspecto físico, mas é essencial cuidar consecutivamente, do lado espiritual, para afastar essas energias densas que se aproximam e aderem ao doente.


   De posse de uma debilidade física, emocional e espiritual que só potencializa seus sintomas, a pessoa em estado depressivo perde suas referências - tudo se transforma num emarranhado confuso, o que leva a um inexplicável medo de qualquer coisa: pessoas, situações e responsabilidades; dependendo do caso, o que faz com que ela se entregue completamente ao dissabor. Para reverter tal quadro, como citado é preciso da ajuda de vários profissionais; para que cada um atue dentro de seu campo e possam trazer a pessoa de volta à vida e a realidade.
   O princípio básico dentro do holismo para o tratamento depressivo é promover a aceitação - de que a vida que a pessoa levava até então, não o alimentava, nem satisfazia mais a sua alma. Tudo perdeu o sentido ou seja, ela (a alma) se rebelou - como única forma da pessoa parar e rever seus verdadeiros ideais. Quando a depressão aparece logo após a perda de um ente ou algo; tal fato se dá porque se usava a outra pessoa ou situação como uma espécie de "muleta" fantasiada de felicidade... E ao perder o apoio fica sem rumo. É como se fosse uma criança mimada fazendo birra quando quer um doce, por exemplo. Por isso, em qualquer tipo de depressão é necessário mergulhar nos sentimentos mais íntimos (naqueles que na maioria das vezes fugimos... E ao mesmo tempo aprender a separar o "joio do trigo" (com ajuda de pessoas preparadas), para orientar, e não se afogar mais neles. Tentar fugir ou ignorar novamente esses sentimentos, além de serem a matriz da depressão atual, só estará arrastando a "poeira para debaixo do tapete" até uma nova crise, que poderá vir mais potente em uma próxima investida. 

Para quem está passando pelo ínicio da depressão: 
  • Procure fazer uma avaliação de sua situação atual tipo: o que o incomoda? Lhe dá prazer? Que não deseja fazer mais? Partindo de sua repostas não faça grandes mudanças, apenas deixe de fazer aquilo que realmente o incomoda; e principalmente, não permita que críticas o impeçam.
  • Evite o sentido de culpa seja por sentir ou não a falta de alguém ou de alguma coisa, e, nem tente ficar feliz de forma forçada, só funciona se você quiser realmente.
  • Perdoe-se por não ser capaz, seja do que for.
  • Permita receber ajuda externa: da família e dos amigos, eles são importantes nessa parte do processo.
  • Dê uma chance para que a sua auto estima se eleve.
  • Assuma novos e diferentes compromissos sem medo, eles podem fazer parte da renovação. Mas para isso é preciso sair da "toca" onde você se enfiou! Com tal atitude a própria "vida" resolve dar um "empurranzinho" para a frente.
  • Volte a ter a capacidade de desejar e realizar, porque na verdade é só isso que a sua alma quer!

Confira abaixo alguns tratamentos que podem auxiliar:
Naturais
  • Suplemento alimentar de vitamina B12
  • Suplemento alimentar de cromo (pessoas que tendem a comer mais quando deprimidos)
  • Consumir alimentos ricos em ômega 3 e em triptofano (ex. salmão e tomate): são impulsionadores do bom humor e da energia perdida
  • Evite o isolamento
  • Dormir bem, preferencialmente 8 horas por noite
  • Alimentação correta
  • Diariamente, se possível expôr-se ao sol por 15 minutos
  • Evitar o estresse
  • Prática de atividade física regularmente
  • Evitar os pensamentos negativos



Tratamento Complementar
  • Sessões de psicoterapia ou de terapia de grupo, especialmente quando a depressão for causada por uma perda.
  • Homeopatia
  • Acupuntura
  • Terapia Floral
  • Aromaterapia
  • Massoterapia
  • Yoga
  • Meditação
  • Cristalografia
   Dentre outros... Já que tais práticas são de extrema funcionabilidade, pois tratam o índivíduo com um todo e não apenas, com foco na doença manifestada.


Tratamento Espiritual
  • Passes energéticos
  • Água fluídificada
  • Ir a igreja
  • Limpeza xamânica
  • Cultos ecumênicos,etc.
   Busque ajuda neste setor também, de acordo com suas crenças ou inove-as. Porque ao iniciar o tratamento em qualquer das outras formas, automaticamente sua aura mudará e afastará aos poucos, as entidades que estão ali por afinidade. Mesmo assim, elas continuarão tentando e, muitas vezes de forma intensificada - porque estão sendo tocadas para fora - manter sua influência através de pensamentos e sentimentos inferiores, drenando a vitalidade da pessoa.

    O importante é sair desse quadro, e aprender de uma vez por todas que não é preciso entrar "em depressão" seja, para ter o que se quer ou porque não teve o que queria. Tal tática é um ledo engano - pois, só atrairá com isso, inúmeras situações desconfortantes para sua vida. E, a alma... Nínguem engana!





   Viva e seja Feliz!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo