sábado, 14 de dezembro de 2013

Prevenção: Pets e os Fogos de Artifício


   Stress da vida moderna não é só você que tem. Pois, lá se foi o tempo em que ao menos os animais tinham sossego... Com a concentração de campeonatos intermináveis, comemorações juninas e as de fim de ano dentre outras, a vida do seu pet pode virar um caus.
Como evitar tais situações? Impossível. Se para muitos tal estrondo é sinônimo de alegria, e para tantos outros irritação e dores de cabeça, para os pets - que têm maior acuidade auditiva (ouvem com maior intensidade), o barulho ensurdecedor é um verdadeiro terror. O que pode levá-los a um quadro de stress, ansiedade e em casos mais graves, de comportamentos estereotipados ou até ao óbito; caso não seja dada a devida atenção. Em animais com doenças pré existentes de origem cardíaca ou neurológica a situação pode se agravar nesses períodos, e requerem cuidados redobrados bem como, para animais idosos e aves que são extremamente delicadas e podem ter uma parada cardiorespiratória.

   Para minimizar o grau de stress e ansiedade que podem ser gerados em decorrência disso é tentar acostumá-lo a esses barulhos agindo de forma natural, produzindo alguma atividade da qual seu pet goste ou fornecendo-lhe um petisco ocasionalmente. Ele precisa fazer uma associação positiva com relação aos fogos, então nada de super proteção nessas horas. Porém há casos em que o animal já adquiriu um trauma, e talvez seja necessária a utilização de um medicamento ansiolítico.  Nada de medicar por conta o seu pet. Vá a um veterinário, que irá indicar qual o melhor remédio, além da dosagem correta para o tipo de animal e fará um acompanhamento da evolução do tratamento. Também pode ser indicado por ele, para proteção dos ouvidos do seu pet, o uso de algodão parafinado.

   Em casa, como medidas paliativas: permita ao animal ter uma área de escape, onde ele se sentirá protegido. (pode ser embaixo da cama, atrás do sofá) - de essa liberdade a ele.


   De qualquer forma, mantenha-o dentro de casa. Feche portas, janelas e ligue a TV ou uma música para abafar o som dos fogos.

   Se for isolá-lo, que seja em um lugar onde ele goste de ficar: arejado, protegido e com a vasilha de água (muitos animais têm muita sede devido à ansiedade e a perda por transpiração na língua, chegam até a babar) outros têm uma disfunção intestinal (se ele evacuar ou vomitar dentro de casa) não o repreenda ou assuste mais.

    Jamais manter o animal preso em guias, correntes, etc., em momento de maior tensão pode haver casos de esganamento. Se mais de um animal; mantê-los separados pois, podem brigar entre si. Também é preciso ter cuidado, pois ele pode tentar empregar fuga  e se lançar contra objetos, paredes, portas de vidro, sacadas, etc. Ou ainda tentar pegar estilhaços da bomba que por ventura tenham caído no quintal, e venha a sofrer graves queimaduras.

   Para aqueles que viajam nas festas de fim de ano, pensar muito bem com quem e onde vai largar o pet. Imagine a situação: ele estará em um ambiente desconhecido, sem a companhia do seu dono e sobre forte tensão causada pelos fogos que colorem os céus madrugada à dentro...


   Com relação a calmantes naturais, alguns podem surtir certo efeito como: chá de camomila, melissa, etc., mas sendo ministrados em baixas dosagens e sobre a devida orientação de profissionais capacitados.

    Aos que conhecem ou mesmo fazem uso para si, da medicina complementar sabem que uma opção para o seu pet pode estar na utilização dos Florais; sendo os mais populares entre ele, os do Dr. Bach.

   O princípio de atuação dos Florais (sejam para humanos, animais ou plantas) é o mesmo - o de quê as desordens mentais são as causas primárias das doenças, e que se tratando o lado emocional e energético; estaremos tratando também a parte física. Após a ingestão de um determinado Floral, o mesmo é absorvido pelo sistema circulatório e irá depositar-se entre o sistema nervoso organizando uma corrente que partirá para os meridianos e penetrará os chacras e os corpos sutis (animais também os têm); onde será redirecionado, reprocessado e amplificado para sua adequada aplicação no corpo físico.

   Uma fórmula bastante utilizada para o pânico relativo aos de fogos de artifício é a do Dr.Bach que contenha as seguintes essências florais:
  • Rescue - É composto de 5 Florais e atua como um pronto-socorro geral.
  • Rock Rose - Ativa a coragem nos momentos difíceis.
  • Aspen - Atua sobre os medos conhecidos.
  • Mimulus - Eleva a segurança.
  • Chery Plum - Em situações de perda de controle.
   Escolha uma farmácia de manipulação de sua confiança  e peça essa fórmula como indicada, lembrando de especificar que é uma prescrição de uso animal; portanto deve ser dissolvida em água e jamais em concentração alcoólica ou glicerinada. Devido a essa alteração no processo de conservação sua validade diminui para 7 dias em média. Essa medicação deve ser mantida sobre refrigeração

    Ministre as seguinte quantidade de acordo com o seu pet:
  • Cães pequeno a médio porte, gatos, coelhos: 4 gotas, 4 vezes ao dia (de preferência direto na boca ou em algo que ele coma imediatamente).
  • Cães mini, porquinhos da Índia: 2 gotas, 4 vezes ao dia (de preferência direto na boca ou em algo que ele coma imediatamente).
  • Cães de grande porte a gigantes: 6 gotas, 4 vezes ao dia ( de preferência direto na boca ou em algo que ele coma imediatamente).
  • Aves pequenas: 2 gotas, vezes ao dia (colocar no bebedouro ou banheira).
  • Aves médias: 4 gotas, 4 vezes ao dia (colocar no bebedouro ou banheira).
   Animais de rancho ou haras:
  • Cavalos e outros animais de grande porte: 30 gotas, 4 vezes ao dia (no bebedouro).
  
   Porém, para que a eficácia seja presente, o tratamento deve ter início mais ou menos 5 dias antes das festas (por ex. Natal e virada do ano) e, se estender até o dia 5 de janeiro. Assim, haverá uma boa margem de atuação da fórmula Floral sobre o paciente. 

   No caso de fazer uso de outros tipos de Florais são indicados:
  • Floral do Alaska - Animal Care junto com o Guardian.
  • Floral Californiano - Animal Rescue.
   Com relação a dosagem  e período de aplicação - podem ser ministrados como indicado para o fórmula do Dr. Bach. Escolha uma entre as 3 opções sugeridas, caso não surtam efeito algum (o que será raro) consulte um médico veterinário para que ele entre se for o caso, com uma medicação mais pesada.

    Outra forma de aplicação dos Florais é adquirí-los em formato spray e fazer uso dos mesmos, nos ambientes frequentados pelos animais, sobre suas camas e para aves, direto sobre as penas ou em torno da gaiola.
  
    Lembre-se que nesse período de festas e férias muitos profissionais da área aproveitam para fazer um recesso. E no caso de seu pet ter um problema mais sério terá que recorrer a um pronto socorro de emergência animal ou seja, mais um stress para o bichinho...

   Saiba ainda: em muitos países europeus a solta de fogos é permitida em áreas limitadas e específicas para evitar maiores danos à população animal presente naquela região.
  



Respeito é isso, e é preciso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo