quinta-feira, 27 de março de 2014

Perfumado e... Tóxico?


 


Por Elisabeth Renter

    Se você já esteve preso em um elevador ou espaço apertado com alguém usando um perfume irresistível, saiba sem a maior dúvida, que muitos perfumes podem conter toxinas. Mas não é só os que são desagradáveis ​​para o seu nariz que podem ser perigosos, os de odor doce podem ser demasiadamente fortes. Se você usar qualquer produto que contenha fragrâncias por exemplo: shampoos, loções, desodorantes, e alguns óleos - você pode estar absorvendo essas toxinas diretamente na sua pele.
    Fragrâncias, sejam em seu frasco de perfume ou na sua loção, são produtos químicos essencialmente não regulados, muitos deles prejudiciais. Essas toxinas têm sido associadas a complicações respiratórias, perturbações hormonais, alergias e até mesmo ao câncer. Elas são vagamente regulamentadas, e a maioria das pessoas não sabe muito sobre elas, colocando-se em risco considerável.
    O Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) define como fragrâncias, "uma mistura não revelada de várias substâncias químicas de cheiro e ingredientes utilizados na forma de dispersantes como o dietil ftalato." Eles vão dizer, "misturas de fragrâncias têm sido associados a alergias, dermatite, desconforto respiratório e os possíveis efeitos sobre o sistema reprodutivo."
    Em essência, "fragrância" no rótulo de ingredientes de um produto é uma forma do fabricante incluir um grupo inteiro de ingredientes não listados. Exames laboratoriais analisados ​​pelo EWG no passado revelou cerca de 38 ingredientes químicos não listados nos rótulos de 17 perfumes e colônias diferentes que foram testadas. Entre estes estavam os ingredientes associados com perturbações hormonais e reações alérgicas, e aqueles que não tinham sido testados completamente.
De acordo com o EWG:

"Uma análise dos conteúdos químicos de produtos revelam que o 'perfume' de aparência inócua frequentemente, contém substâncias quimicas ligadas a efeitos negativos a saúde. São ftalatos usados para fazer as fragrâncias durarem mais e estam associados com os danos ao sistema reprodutor masculino, e almíscares artificiais que se acumulam em nossos corpos e que pode ser encontrado no leite materno. Alguns almíscares artificiais ainda tem relação direta com tipos de câncer.
E se você tem asma, atente - fórmulas de fragrâncias estão entre as top 5 para alérgenos conhecidos, e podem desencadear ataques de asma.
Os mesmos tipos de produtos químicos também são usados com frequência, para perfumar: produtos de limpeza, velas aromáticas e aromatizadores de ar. Para evitar possíveis efeitos colaterais desagradáveis, dê preferência a produtos livres de fragrância, mas cuidado com rótulos que dizem - sem cheiro. Isso só pode significar que o fabricante adicionou mais uma fragrância para mascarar o odor original".

    Então, como ficam esses produtos em embalagens bonitas e na sua pele? Bem, à indústria de perfumaria é permitida a própria vigilância. As mesmas pessoas que fazem esses perfumes são responsáveis ​​por determinar a sua segurança. Viu o problema?

    Parabenzenos , ftalatos e almíscares sintéticos são apenas algumas das toxinas que você poderia estar usando diariamente em sua pele e na sua casa em um esforço para sentir um cheiro agradável. O fato é, você não precisa deles. O ato de tomar banho deveria ser o suficiente para a retirada de um cheiro desagradável. Mas se faltar algo mais; há uma abundância de aromas naturais lá fora.
    Os óleos essenciais são uma ótima maneira de sentir o cheiro bom e você ainda pode adicioná-los a suas loções sem perfume e óleos de banho, desenvolvendo o seu próprio perfume personalizado sem todos os riscos citados.

Fonte: http://naturalsociety.com/perfume-toxic-fragrance-health-problems/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo