E em breve... Alta temporada! Prepare-se para atacar aquele pé, no quintal do vizinho ou aqueles que muitas vezes ficam nas praças. Essa não é a primeira vez que falamos sobre essa deliciosa e nutritiva fruta, originária da Àsia.
Todas as espécies de amoras são ricas em vitamina C e antocianinas, que são flavonóides bioativos de poderosa ação antioxidante. A amora tem ainda em sua composição água (85%), proteínas, fibras, lipídios e carboidratos, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas. E baixo valor calórico 52 Kgcal em 100 g da fruta.
Mesmo para quem não tem acesso 'direto do pé' o que significa a mesma ser também, na maioria das vezes orgânica,; vale arriscar nas feiras e mercados e caprichar nessa receita abaixo.
Geléia de Amora
Ingredientes
- 4 litros de amoras silvestres (lavadas e escolhidas)
- 1 pau de canela
- casca de meia laranja média (sem o miolo)
- 3 ou 4 raminhos de tomilho fresco
- 3 colheres sopa de vinagre de vinho tinto
- 1 colher chá de sal
- 1 colher sopa de água
- mel a gosto
Coloque a água, a casca de laranja e canela em uma panela grande. Ao ferver acresça o mel até dissolver.
Em seguida, adicione as amoras, o sal e o tomilho. Leve a mistura até ferver novamente, e adicione o vinagre de vinho tinto.Ferva por mais 3 minutos, depois reduza o fogo e deixe
até que a maior parte do líquido é absorvido e atingir uma textura desejada. (Deve revestir a parte de trás de uma colher grossa). Entre 30-45 minutos, Olho na panela, mas não fique mexendo para que as bagas não quebrem muito. Lembre-se, ele vai engrossar enquanto esfria. Retire o pauzinho de canela e despeje em um pote de vidro com tampa. Sobre refrigeração tem durabilidade de 7 dias.
Sugestão: sirva com fatias finas de pão italiano, etc., queijo cottage e uma bela camada da geléia por cima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário