terça-feira, 11 de novembro de 2014

Celebrações do Dia



   Além da super energia do portal 11:11:14 (veja post anterior) hoje, também temos outras importantes celebrações
  • Vinália - Mais uma 'festinha' em honra a Dionísio/Baco, deus grego-romano do vinho, da geração e da vegetação. Para entrar na energia esteja com amigos e/ou parentes, e claro não vá esquecer de erguer uma taça de vinho! Os não-alcoólicos façam uso de suco de uvas orgânico.
  • Lunantishees e a Senhora Branca (Rainha dos Elfos) - Comemoração aos Sídhe (os Ancestrais/Povos da Natureza), principalmente, na Irlanda  a 11 de Maio/Novembro, onde acredita-se que esses Guardiões não permitirão que qualquer um de suas árvores sejam cortadas, e hoje é reservado para homenagear essa proteção. Nos sidh (colinas, montes, árvores,etc.) onde costumam habitar são honrados com pão, leite e mel. Infelizmente não há maiores detalhes sobre esta festa .... Apenas que um dos locais preferenciais para ofertar-lhes presentes é próximo a um Abrunheiro bravo (Prunus spinosa L.), um arbusto que pode ultrapassar, tranquilamente os 100 anos de idade. Do qual se tem conhecimento desde tempos imemoráveis, como o caso de uma múmia humana, apelidada de Ötzi, descoberta em 1991 (de aproximadamente 5.300 anos) nos Alpes Ötzal, ao longo da fronteira austro-italiana: entre os conteúdos estomacais foram encontrados fragmentos dos frutos do abrunheiro. E ainda sobre o 'verme do Abrunheiro' usado como isca de pesca - é mencionado na obra do século XV, O Treatyse de pesca por Juliana Berners.

Saiba mais...
Blackthorn, Abrunheiro ou Endrino (Prunus spinosa L.)


   Pertence a família das Rosaceae é um arbusto de ramificação tortuosa e abundante que pode atingir até 6m de altura. Na natureza são encontradas em sebes, matos e entorno de bosques.Tem sua distribuição por quase toda a Europa, oeste da Ásia e noroeste da África e em Portugal, segue do norte e centro, escasseando ao caminhar para sul. No Brasil é bem utilizado como arbusto ornamental em jardins ou para criação de bonsai, por conta de sua longevidade. A floração se da em Março/Abril e a maturação dos frutos em Outubro/Novembro. Pela dureza, sua madeira é utilizada para cabos de ferramentas e afins. E por conta do aspecto do fruto: uma drupa globosa a oblonga, azul-negra surgiu a expressão 'abrunho eyed' relativo à pessoas com olhos de cor muito escura.
Os frutos do abrunheiro são comestíveis para crianças e agem contra prisão de ventre, fornecem tinta, e depois de fermentados produzem diversas bebidas tipo vinho/licor - na Grã-Bretanha chamado de Gin ou Iloe, na Espanha, de Pacháran e na Itália, de Pie ou Bargnolino.

   O chá feito das flores é muito agradável, além de febrífugo; passa muito bem pelo chá da índia e é a melhor forma para substituí-lo. Outra parte utilizada são os frutos bem maduros.
Tem como propriedades: digestivo, aperitivo, carminativo, antiespasmódico e emenagogo. Combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia, adstringente. E é indicado nos casos de histeria, inflamação, regular processos sanguíneos, problemas digestivos, prisão de ventre, tireóide e veneno de cobra.
Princípios Ativos: Amargo (crocina e picrocina) e um óleo essencial. Aldeídos terpenos (safranal, 2,2,4-trimetil-ciclohexa-1,3-dieno-carbaldeído, pineno e cineol), picrocrocina, carotenóides, crocetina, gentobiose, alfa e o beta-caroteno, licopina, zeaxanteno e mucilagem.
Modo de Usar :
  • infusão ou decocção a 10%: dose máxima diária: 200 ml; 
  • extrato fluido: dose máxima diária: 25 ml; 
  • infusão de duas colheres de café de flores secas em uma chávena de água. Tomar uma a duas vezes por dia: diurética, laxante leve; 
  • frutos bem maduros e secos: afecções da bexiga e das vias urinárias e perturbações digestivas; 
  • frutos frescos: fabricar sumos, xaropes e vinho;
  • tisana das flores: diabetes, hidropisia, obesidade, menopausa, algumas enfermidades da pele.
Toxicologia: Não usar na gravidez - abortivo, causa hemorragias, vômitos, diarréias e vertigens. Em alta dosagem é tóxico porque provavelmente, os frutos contêm cianeto de hidrogênio, que dá o seu sabor característico. Se não forem muito amargos, não deverão constituir problemas em pequenas quantidades, pois nessas quantidades o cianeto de hidrogênio é benéfico; estimulando a digestão, respiração e para o tratamento de câncer. Mas sua dosagem em excesso leva a falência respiratória e morte. Por isso, não faça uso sem consultar um profissional que irá indicar a dosagem específica caso a caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo