domingo, 1 de março de 2015

Alguns Segredinhos de Cleópatra & mais

  
 
   O poeta Vinícus de Moraes a tempos relembrou: 'Beleza é fundamental' - sorte dos poucos afortunados que nasceram com ela... Porque com tantos esteriótipos e cobranças; tornou-se mais que uma busca eterna mas, o plano real, que todos (os outros) almejam. Coisa que para as mulheres costuma ser de vida ou de morte. E para quem acha que esse frenético culto a beleza é atual; digamos que só foi reativado, pois Cleópatra, rainha egípicia a qual a fama a precede, (e segundo a arqueologia, não era tão bela...), mas dotada de inteligência, tanto que recorria a vários tratamentos para garantir uma melhor aparência. Tipo a 'Papiro Ebers', uma técnica baseada nas fases lunares, composta das proteínas do sêmem (que tem por caracteristica, propriedades adstringentes e antioxidantes), o que suavizaria rugas e linhas de expressão, além de hidratar a pele. A ação do mesmo seria favorecida pela Lua Crescente, já que nesta fase lunar, o corpo estaria mais receptivo, (com os poros mais abertos) aumentando a sua absorção, e com um efeito de lifting instantâneo, com doze horas de durabilidade.
  
   Assim Cleópatra foi a primeira mulher a documentar suas experiências cosméticas, em um livro chamado Cosmética, onde permaneceram registrados vários artifícios utilizados no seu body care, para dar aquele up... No manuscrito incluiam desde a técnica citada, bem como aplicações de argila; passando por massagens com óleos aromáticos e os famosos banhos com leite de burra, (que diziam na verdade, ser com o leite azedado...).

   Compostos de alguns ingredientes usuais até os dias de hoje, além da preocupação com a beleza, também estavam as questões de bem estar, e até com relação à saúde, coisa precária naquela época. Um estudo publicado na Analytical Chemistry; constatou que o make usado nos olhos pelas egípcias, não eram apenas trendy - as sombras possuíam óxido nítrico, para estimular o sistema de defesa humano a destruir bactérias causadoras de infecções.

   Veja a seguir alguns dos segredinhos da Rainha do Nilo

CORPO

Depilação - Remover totalmente os pelos do corpo fazia parte do ritual de beleza de que quando não os removia à navalha; era depilada com cera a base de mel ou argila; retirando os pelos com tiras de tecido embebidas em sândalo, ou com um creme baseado em ossos esmagados e cozidos de uma determinada ave especial; misturado a suco de pepino, goma, óleo e plátano. Tal mistura era utilizada aquecida presumivelmente para ser puxada ao esfriar. Pinças também eram utilizadas para a remoção de pelos individuais.
O mel, além de conter agentes antibactericidas para limpar, esfoliar, hidratar, ainda escondia a acne da pele.

Esfoliação - Sal marinho e do Mar Morto & Azeite  que misturados produziam um potente esfoliante para todo o corpo, ótimo para retirar células mortas e manter a pele lisinha. 
Outros ingredientes usados na pele: o bálsamo, o cedro, a cera de abelha, a mamona, gordura de ganso, endro, hortelã, gengibre, antimônio, chumbo, enxofre vermelho, cebola e a Aloe vera.

   Outra mistura comum naquela época para tornar a pele macia e sedosa era o chamado 'Bálsamo da Meca' ou 'Bálsamo de Gileade' (como é chamado na Bíblia) - é uma espécie de goma resinosa da árvore de Gileadensis commiphora.

Creme anti-rugas - Nesses casos usava-se um preparado à base de goma incenso, cera de abelha, óleos e Cyperus.

Cicatrizes - Para o seu tratamento, uma pomada era feita a partir de incenso e mel, que era aplicada diariamente no local e/ou colocada uma bandagem embebida em mel e alfarroba.

Banho - Muitos agregaram sua infinta sensualidade às propriedades do preparado constituído de: leite de burra, mel, lavanda, ou pétalas de rosa.Também eram exploradas certas matérias-primas curativas, como o kyphi e óleos aromáticos como o de rosas. Algumas fontes sugerem ainda, o uso de morangos e amoras... E que em média durava 6h todos os dias! Se só história ou não, fato é comprovado pela ciência que o banho de leite (hoje usado o leite de cabra) traz maciez à pele e é relaxante.

Seios - Era aplicadas massagens com um soro contendo erva-doce e endro. Estas ervas contêm fitoestrógenos, hormônios vegetais naturais que imitam o estrogênio, que é encontrado no organismo feminino.

Unhas - Suas unhas mantinham uma cor dourada, bem como as palmas das mãos e solas dos pés eram mantidos com uma cor laranja-avermelhada; feita de folhas de henna.

Mãos & Pés - Eram feitos desenhos geométricos aplicados com henna.



ROSTO

   Cleópatra lavava o rosto usando uma espécie de creme de limpeza feito a base de petróleo e giz. Limão, vinagre de maçã e água era utilizados para a limpeza facial e o mel era aplicado como um antibacteriano. Sua máscara facial predeleta era composta de leite quente e mel, assim como a de argila. E a água de rosas dava um toque final, aplicada para reduzir as marcas de acne aparentes e acalmar a pele.

   As mulheres egípcias da antiguidade, também limpavam seus corpos com uma pasta feita de natrão e água (a versão moderna é misturar bicarbonato de sódio com água). Arqueólogos descobriram túmulos de três damas da corte de Tutmés III que continham frascos de creme de limpeza neles. O creme teria sido uma mistura de óleo e limão. As máscaras faciais eram compostas por leite, mel, pepino, levedura e argila.
Olhos
   A marca registrada de Cleópatra, o kohl preto ou malaquita verde, e que está voltando a ser trendy. Sua aplicação se dava com uma vara feita a partir de materiais tais como: hematita obsidiana e bronze, ou com a rolha da garrafa de tinta; alongada em uma ponta para ser mergulhada na tinta. Suas pálpebras e sobrancelhas também eram reforçadas com kohl umedecido em pó, aumentando seu olhar. Outro produto usado pela Rainha para realçar seu olhar era o negro elaborado a partir de sulfeto de antimônio. Por sorte, tais efeitos hoje podem ser reproduzidos com o rímel e um lápis de olho.
   A gordura de ganso ou uma pasta especial preparada a partir de galena, lápis-lazúli, malaquita, mel, ocre e minério era aplicada nas pálpebras. Este tratamento ocular era mantido em saquinhos de linho ou couro, na forma de pó fino. Então, o pó seria derramado em recipientes, a partir do qual seria extraído e aplicado com uma vara fina.
   Um colírio muito utilizado era preparado a partir de aipo e cânhamo. Além disso, para esfriar e suavizar seus olhos, uma mistura de terra jasper ou serpentina, misturado com água, seria aplicado nas pálpebras. Uma preparação alternativa era feita com alfarroba e mel fermentado.
Lábios - Ela usava nos lábios um gel feito a partir de ocre vermelho e gordura, ou de uma das plantas utilizadas para tingimento. As bochechas eram também destacadas com um pouco de ocre vermelho e gordura.

Cuidados bucais - Para melhorar o hálito, Cleópatra mastigava pastilhas cachous. Estas pastilhas eram preparadas a partir do kyphi. E para ajudar na respiração mastigava incenso e ervas, ou um pedaço de galho mastiche.

Cabelo

   O azeite e a Aloe vera eram usados como hidratante capilar e a coloração feita à base de henna. Também era utilizado uma espécie de ungüento para cobrir os cabelos brancos, elborado a partir de óleo misturado com bagas de zimbro e duas plantas não identificadas. As propriedades adstringentes do zimbro também estimulavam o couro cabeludo. Outro artifício era usar alface picada ungida com gordura e óleo de madeira de cedro. Além disso, Cleópatra orgulhosa de seus cabelos, os enfeitava com numerosos pentes, delicadamente esculpidos em marfim. O que também, ajudava a manter firme qualquer penteado; (envolvendo ondas, cachos ou tranças) aliado a uma loção feita a partir de cera e resina. Além disso, para ocasiões festivas especiais, ou para proteger o cabelo do calor do sol, ela fazia uso de inúmeras perucas.

PERFUME 
   No antigo Egito os perfumes eram elaborados a partir de: iris, lótus, incenso, sândalo, canela e mignonette. Sendo o mais velho de todos, o Kyphi - o mais sagrado de todos os perfumes usados nos atos religiosos e que todas as noites era oferecido pelos sacerdotes em seus templos. Era um incenso feito à base de mel, vinho, mirra, passas, zimbros, folhas de figueira, trevo, cardamomo, azedinha, cálamo galange, breu e Aspalathus. No entanto, para Cleópatra, o Kyphi não se limitava aos Deuses...

   Reza a lenda que Cleópatra, antes de conhecer Marco Antônio enviou dois barcos com seu aroma característico (de rosas e jasmim) para ele ir se encantando por ela, antes mesmo de conhecê-la! E até hoje, há uma certa especulação a cerca disso, pois dizem que com sua marca registrada no ar, Marco Antonio saberia de sua presença, mesmo antes de ver sua embarcação apontar.
   Lembrando que para os egípcios ungir o corpo com óleos era uma prática rotineira, devido ao clima seco da região, e um desses óleos era o de ambrette (proveniente das sementes de plantas Hibiscus) ou óleos oriundos da Grécia.
 
 
   E vamos a algumas receitas atualizadas, com o aval de uma das mulheres mais sedutoras que já existiu... Elas são fáceis e práticas, e o melhor você faz em casa! Portanto, escolha a que atender as suas necessidades e inclua no seu body care semanal.

Esfoliante para o corpo
Ingredientes
  • 1 parte de mel
  • 1 parte de natrão (use bicarbonato de sódio)
  • 1 parte de sal do Mar Morto (sais de banho)
Preparo
Moer até formar uma pasta e esfregue no corpo. E para dar um aroma bem próximo ao do tempo antigo, adicione uma gota óleo essencial de mirra e 2 gotas de óleo de amêndoas doce. Esfregue o seu corpo com esta pasta e relaxe um pouco e deixe o preparado descansar por alguns minutos, depois é só enxaguar.

Solução Adstringente (rosto)
Material
  • 1 xícara de chá de camomila (bem concentrado)
  • 3 rodelas de pepino com casca
  • 3 folhas de hortelã
  • 3 folhas de manjericão

Preparo
Bata tudo no liquidificador coe e deixe na geladeira (no máximo 5 dias), e use quando necessário.
Máscaras Faciais

Pele Oleosa - Vá de Tomate
Bata no liquidificador 1 tomate maduro e sem pele.
Com a pele do rosto limpa, aplique na zona T do rosto.
Deixe agir por 10 minutos e lave com água fria.

Recuperar a Elasticidade da Pele
Ingredientes
  • 2 colheres sopa de aveia em flocos finos
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher sopa de mel
Preparo
Coloque a aveia em flocos finos em um recipiente. Em seguida passe a gema de ovo na peneira e acrescente a aveia e o mel. No rosto limpo, aplique por todo o rosto e deixe agir de 15 a 20 minutos. Em seguida lave o rosto com água gelada.

Revitalizante
Ingredientes
  • 2 claras de ovos

Preparo
Bata bem as claras de ovo passe no rosto limpo e deixe agir de 20 a 30 minutos. Após lave o rosto com água. Melhora o aspecto e o viço da pele.

Hidratante
Ingredientes
  • 1/2 mamão papaya
  • 1/2 colher sopa mel

Preparo
Amasse a polpa do mamão misturada com o mel. No rosto limpo aplique e deixe agir por 30 minutos para hidratar e nutrir a sua pele. Após lave com água gelada.
 
Esfoliante
Ingredientes
  • 2 colheres de aveia em flocos grossos
  • 1/2 colher sopa de mel

Preparo
Misture os ingredientes e com o rosto pré-lavado, esfregue  a mistura com movimentos suaves. Obs. A aveia também funciona como um clareador da pele.
 
Revigorante
Ingredientes
  • 1 colher sopa de abacate
  • 1 colher sopa de mel
  • iogurte natural
 
Preparo
Amasse o abacate misturado ao mel e vá acrescentando iogurte até ficar com uma textura cremosa. Com o rosto limpo, espalhe essa mistura no rosto, deixe agir por 20 minutos e depois enxague.
 
Adstringente
Material
  • 1 colher sopa de argila
  • mel
  • óleo de oliva
  • 1 clara de ovo

Preparo
Bata à parte a clara de ovo depois misture com os demais ingredientes. Aplique no rosto limpo aplique no rosto e deixe agir por uns 20 minutos. Depois lave bem o rosto.

Lembrando... Use a quantidade necessária, se houver sobra descarte porque não pode ser guardado para outro dia. Ou melhor ainda: faça um 'mutirão da beleza' chame sua mãe, filha, amiga e todo mundo 'fica em dia' e não há desperdício!

 Consulta in: 'Segredos de beleza de Cleópatra' - Natural Beauty Recipes Homemade de Cleopatra.

Bônus extra:

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo