sábado, 21 de outubro de 2017

Olho no Céu: Chuva de Meteoros Orionídeas



  Entre a noite deste sábado (21) e a madrugada de domingo (22). Será o pico da Chuva de Meteoros Orionídeas.

  O fenômeno, é popularmente conhecido como estrelas cadentes, e teve início no dia 2 Outubro e vai até o dia 7 de Novembro.

  As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra passa por uma região repleta de fragmentos espaciais deixados por um cometa ou asteróide. No caso da chuva Orionídeas, os meteoros que riscam os céus são originários do famoso cometa 1P/Halley. As Orionídeas tem esse nome porque ela acontece principalmente na constelação de Orion. Em 2017 durante seu pico, a Lua estará na fase Nova, ou seja, não haverá o brilho lunar para ofuscar os meteoros. Com o céu mais escuro, a chance é muito maior de ver a máxima quantidade de meteoros.

   A chuva Orionídeas costuma gerar pelo menos 20 meteoros a cada hora durante seu pico. Sua taxa pode variar a cada ano, mas os meteoros dessa chuva são muito bem marcados e fáceis de serem visualizados. O melhor momento para observação é após a meia-noite, quando a constelação de Orion já estará bem alta no céu.

  Como observar:

   Nenhum equipamento é necessário, porém dê preferência a regiões longe das grandes cidades, ou de postes de luz, pois quanto mais escuro for o céu, limpo e sem nuvens; mais meteoros poderão ser vistos. Basta se sentar ou deitar em uma posição confortável e olhar para o céu na direção leste por volta das 23h e você verá a constelação de Orion. Popularmente, essa constelação é conhecida no Brasil como "As Três Marias". É lá que encontra-se o radiante - região do céu onde os meteoros parecem se originar.

   A taxa de meteoros esperada para o pico no dia 21 de outubro é de aproximadamente 20 meteoros por hora, incluindo possíveis bólidos.

  Os meteoros do cometa Halley são conhecidos por serem muito rápidos, riscando o céu com velocidade superior a de outros meteoros. Eles chegam a atingir cerca de 66 km por segundo! A Chuva de Meteoros Orionídeas vai até o dia 29 de Outubro, porém, conforme os dias se passam, uma menor quantidade de meteoros poderá ser vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo