terça-feira, 22 de outubro de 2013

Teste de Produtos em Animais: Faça sua Parte




   Nos últimos dias grande parte da população teve conhecimento, através da mídia massiva com relação a utilização de animais para testes de produtos.

   Por um lado antigos ativistas e novos simpatizantes da causa, por outro curiosos de plantão e aqueles quem nem sabem de onde "vem os bebês..." Acreditando que  os tais testes eram executados "apenas" com os não proscritos ratos de laboratório e sem contar com manuseio de outras espécies animais; incluindo cães, principalmente os carismáticos Beagles.

   Polêmicas à parte, tudo se trata de uma questão ética e controversa, que requer mudanças na lei. Porém é de fácil resolução quanto à população: é só fazer sua parte! De modo geral aprender desde sempre a selecionar o que é melhor para sua saúde, de sua família e consequentemente para todos no Planeta. Na hora de decidir pela compra de um determinado produto seja qual for ater-se aos detalhes:

#  Leve sempre em consideração aquele que não efetua teste em animais.

Entre em contato com a empresa que fabrica suas marcas favoritas (p. ex. cosméticos) e cobre ou questione sobre testes com animais.

#  Verifique a presença do selo  que certifica a não utilização de animais para testar o produto que você consome.

# Esteja atento na hora da compra, sempre existem formas novas para "driblar" o consumidor. 

#  Vale a pena investir em um determinado produto, mesmo que este custe um pouco mais  -  é o famoso, velho e bom senso chamado custo-benefício.

   Aos consumidores de cosméticos e produtos de higiene pessoal segue lista de algumas das marcas que fazem uso ou não de animais para testes de seus produtos.

# Algumas das Marcas/ Linhas que FAZEM uso de animais para teste de seus produtos:

AVEENO, AVON, BIOTHERM, CLARINS, CLINIQUE, COOPERTONE, DOVE, L'OREAL, GUERLAIN, Grupo JOHSON'S:(BAND-AID, NUTROGENA, CAREFREE, CLEAN & CLEAR, LISTERINE, etc.), Grupo L'ÓREAL: (KIERHL'S, L'OCCITANE, LANCÔME, LA ROCHE-POSAY, MAYBELLINE, PANTENE, GANITERY, KERASTASE, SHU UEMURA, VICK, etc.),M.A.C., MARY KAY, REDKEN, Grupo PROTECT GAMBLER: (GILLETTE, PANTENE, ORAL-B, PAMPERS, OLAY, HEAD E SHOULDERS, KENEYS, etc.), BIC,
SENSODYNE, Grupo UNILEVER; (LUX, DOVE, REXONA,TRESEMMÉ, etc.), VEET, COLGATE, REVLON.

(Nota*) - Tipos testes que podem ser executados:
  • Do produto final
  • Dos ingredientes a serem utilizados
  • Para inocuidade, etc. 

(Nota **) - Prática bastante comum:
  • Não testam o produto/ ingredientes, "apenas" utilizam-se de empresas terceirizadas para fazê-lo.
  • A existência de "linha de produtos" dentro da própria Marca, que não faz uso de animais em testes.


# Algumas das Marcas que NÃO FAZEM uso de animais para teste de seus produtos:

ANNA PEGOVA, AVEDA, DIANA VON FURTENBERG BEAUTY, KRLOAN, L'ANZA, PAUL MITCHELL, STILA, URBAN, DECAY, SURYA BRASIL(***), VICTORIA'S SECRET, WET'N' WILD, WELLEDA, NATURA, BOTICÁRIO(****).

Nota (***). A Surya Brasil foi fundada em 1995 e é líder em cosméticos naturais, única marca de cosméticos vegano do Brasil (não utiliza matéria prima de origem animal e não realiza teste com animais), presente em mais 32 países, além do Brasil.

Nota(****). O Boticário não usa animais em testes de seus produtos, mas patrocina a SPFW, que ainda usa pele de animais em suas edições.


# Lista de Selos que certificam a não utilização de animais em testes de seus produtos:



CRUELTY FREE -  Produtos não testados em animais e sem produtos de origem animal.



ECOCERT - selo de instituição francesa mundialmente conhecida que atesta serem os produtos 95% naturais e 10% cultivo orgânico.


VEGAN - Certifica produtos não testados em animais e sem produtos de origem animal.



COSMETIQUE BIO - Produtos com 95% de origem natural, sem petroquímicos, organismos geneticamente modificados, corantes, perfumes e conservantes sintéticos.


   Para saber de outros produtos que não utilizam animais para testes consulte lista do PEA (Projeto Esperança Animal) - foi idealizado em 1998 visando proporcionar harmonia entre o seres humanos e o Planeta. Desde 2003 é uma entidade ambiental qualificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público avalizada pelo Ministério da Justiça. (Veja lista em formato PDF: é atualizada constantemente).

Nota(*****) Produtos de uso doméstico da marca Ipê - Do seu surgimento em 1950 com o sabão em barra biodegradável e de origem vegetal foi a pioneira a focar na proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade fato este, da não utilização de animais para teste de seus produtos.
http://www.ype.ind.br/comunicados/a-ype-nao-testa-em-animais-e-explica-por-que/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo