quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ary Barroso


Ary Barroso no programa Calouros em Desfile 

   Ary Barroso (1903 - 1968), se vivo completaria hoje 110 anos. Todos os críticos musicais são unânimes em dizer que Ary é história. Fez de tudo um pouco, e  quando passou a homem de rádio e TV comandou um dos programas de grande audiência da Rádio Tupi, na famosa Era de Ouro do Rádio.

   Calouros em Desfile (1945 - 1949) foi uma espécie de precursor de todos esses atuais programas de calouros, que viraram epidemia na forma televisiva em rede nacional. Nele seu Ary aterrorizava os candidatos, "com o soar do gongo" (de criação própria) para eliminar aqueles que não passassem por seu crivo. 

   Dentre as que conseguiram obter sucesso e se livrar do som ensurdecedor estão:Dolores Duran, Angela Maria e Elza Soares que fez o apresentador passar por uma enorme saia justa. Na época ela era uma garota franzina, pobre e usando um vestido muito maior que ela... O Ary perguntou "De que planeta você veio" e ela sem titubiar respondeu "Planeta da Fome". Cantou e encantou!

   Pela sua audácia e voz, muitos dizem ser ela a Bille Holiday dos Trópicos. A diva do samba, na flor de seus 76 anos continua a encantar... Confira a apresentação feita no ano passado, quando mesmo debilitada, (em cadeira de rodas temporariamente), após uma queda interpreta Risque escrita por Ary Barroso em 1952.


Risque
                   Ary Barroso

Risque meu nome do seu caderno
Pois não suporto o inferno
Do nosso amor fracassado
Deixe que eu siga novos caminhos
Em busca de outros caminhos
Matemos nosso passado
Mas se algum dia, talvez
A saudade apertar
Não se perturbe
Afogue a saudade
Nos copos de um bar
Creia
Toda a quimera se esfuma
Que se desmancha na areia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo