sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Símbolo de status: Animais Selvagens


E nos jardins do palácio... Girafa disputa espaço com caprinos

   Mais uma vez a triste história se repete: ostentar animais selvagens como símbolos de poder e coragem. Fato este que permeou a cerca de 5 mil anos atrás, países como o Egito, China, Japão, Índia e outros; alimentados pelo gosto macabro de seus governantes, adoradores desse tipo de prática, onde animais de várias espécies eram usados como forma de status, para a guerra, caça, circundar os palácios e para promover entretenimento através de lutas desleais (entre animais não compatíveis ou mesmo quando da mesma espécie) sendo o sobrevivente, mesmo que todo ferido (o que fatalmente, o levaria a óbito posterior), a ser considerado o animal mais forte.

   E o que antes era exibido para seus convidados, em pleno século XXI volta a cena, graças à tecnologia e as redes sociais. É o caso de muitos jovens "bilherdários" dos Emirados Árabes Unidos que ostentam nas redes seus "bichinhos de estimação"; afinal ouro, jóias, carrões e mulheres já não dão o mesmo ibope. Um deles conseguiu cerca de 250 mil seguidores em sua conta exibindo inúmeras fotos principalmente, com seus dois leões. Consta ainda na sua "coleção particular" outros animais selvagens de grande porte: tigre, guepardo e hiena. Um outro desses ostentadores posta fotos com um raro leão branco... E, claro que nenhum deles encomendou os bichos em um pet shop de animais exóticos! Sabe-se que nem todos os animais são ilegais, mas também é de conhecimento que a prática de comércio de animais selvagens vem se tornando comum e crescente por lá.
 
    Com relação a questão de manejo de animais selvagens e de grande porte, vamos nos restringir a dizer que é uma questão extremamente complexa e o detalhe mais repugnante se é que existe uma classificação; é de que quando é perdido o controle sobre esses animais, os mesmos são simplesmente descartados e outros novos são adquiridos. 

   Confinar qualquer tipo de animal é um ato de crueldade e desrespeito para com outro ser vivente. Até mesmo no caso de animais domésticos, quando não se promove a devida qualidade de vida aos pets que são completamente dependentes de seus donos. São comparáveis a uma criança ou a um idoso. Portanto, antes de adquirir o seu pense bem, com relação a sua disponibilidade de tempo para acompanhar o animal (ele é seu ou da empregada que cuida?), em média ele viverá uns 15 anos, vai envelhecer, pode ter doenças complicadas no decorrer do período, sem contar questões envolvendo espaço e higiene. Se mesmo assim, ainda pensa em adquirir um animal de estimação faça um estudo da espécie e da raça para ver se são adaptáveis ao seu estilo de vida agora e no que você pensa com relação ao futuro.

   Dito isso, agora imagine todos esses fatores em se tratando de animais selvagens que são territorialistas em seus habitats, muitos vivem em grupos hierárquicos e que, portanto necessitam de total liberdade e de controle próprio... É um ato de pura crueldade e desrespeito mantê-los em confinamento.

Ricaço com filhotes de leões


Além dos carrões, leões


Observe atrás das grades outras espécies de animais em confinamento


Guepardo como animal de estimação, opps OSTENTAÇÃO
$ e poder não é tudo, mas o desejo de fazer parte do mundo real e americano:
"o boné"

   No by mundi preferimos sempre os animais ostentando sua plena liberdade:

Silhueta de leão captada por fotógrafo na África

Fêmea de guepardo e seus filhotes em vida livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo