terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Na Virada: Morango ao Chocolate



    Prosperidade e Sorte no Ano Vindouro? Vá de morango e chocolate!

   O morango é um pseudofruto - o verdadeiro fruto são os 'pontos pretos' que o permeiam, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento. De origem européia tem formação rasteira. São várias, as espécies de morango, sendo a Fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo.

    É uma fruta rica em diversas vitaminas, minerais e fibras com por exemplo, a vitamina C, compostos fenólicos (grupo de antioxidantes que combatem os radicais livres), bioflavonóides, fibras solúveis e insolúveis, etc. portanto, indo muito mais além de seu aspecto e sabor agradáveis. Seus benefícios ao corpo humano são os mais diversos possíveis, dos quais: estimula o apetite, facilita a digestão, aumenta a resistência do corpo às infecções, contribui para a diminuição do colesterol ruim, ação antioxidante, efeito diurético, ação antiinflamatória em reumatismo e gota, ajuda na formação do colágeno, contribui para cicatrização de ferimentos, ajuda no desenvolvimento e regeneração dos músculos, pele, ossos e dentes, entre outros.

   O morango possui baixo teor calórico, cerca de 32Kcal/100g, em relação quantidade de fibras alimentares tem 2,5 g/100 g de morango. Porém, é preciso tomar cuidado com o seu consumo indiscriminado. As sementes dessa fruta contém fibras insolúveis que podem ser prejudiciais para pessoas com distúrbios intestinais, tais como a diverticulite ou com predisposição a desenvolver pedras nos rins.

   Outra controvérsia surge relativa ao seu cultivo, normalmente com altos teores de agrotóxicos. Busque então, para maior proveito da fruta que é indicado ser consumido inteiro e in natura, aqueles de produção orgânica.

   Quanto a conservação, o morango em temperatura ambiente fica preservado no máximo por dois dias, já sob refrigeração abaixo de 10°C sua duração é muito maior.

   A 'visão mística' sobre essa 'fruta' nos levam a ancestrais práticas dos nativos indígenas americanos, que associavam o morango aos Deuses; celebrando através de cantos e danças ritualísticas agradecendo as bênçãos das colheitas. Para eles, a fruta era uma espécie de símbolo da renovação e promessa de provisões e fartura. Muitas tribos tinham sua forma peculiar de ritual, para coincidir com a celebração de Ação de Graças. Assim, muitos místicos acreditam que ter morangos frescos em casa traz tranquilidade ao lar e aos sonhos das pessoas que nela moram.

  E o chocolate? Sim o verdadeiro 'chocolate' com mais de 70% de cacau, só faz o bem! A origem do cacau remonta a 1.500 A.C. cultivado pela civilização Olmeca, na América do Sul. O fruto do cacaueiro Theobroma cacau (onde theobroma em grego, significa alimento dos deuses). Ele era consumido pelos sacerdotes em rituais religiosos. Foi Cristovão Colombo em 1502 que levou as sementes para a Europa. Devido ao amargo natural  da fruta, a elite espanhola começou a adicionar-lhe açúcar; tornando-o menos amargo e com propriedades organolépticas mais agradáveis. O chocolate quente começava a tornar-se a bebida das elites e nos 150 anos seguintes foi difundido por toda a Europa. E em 1795 os ingleses começaram o fabricar o chocolate em larga escala; adicionando-lhe açúcar e outros ingredientes, tal como leite e frutos secos. Segundo normas européias, a substância considerada como chocolate precisa conter no mínimo, 25% de cacau, e o chocolate negro 70%.
 
  Com relação as suas propriedades são várias, como rica fonte nutritiva e energética, além de antioxidante.

   No lado esotérico é fonte de prosperidade e desentoxicante e estimulante da glândula pineal.

   Por isso, a sugestão para preencher a virada com energia positiva e deliciosa são morangos e chocolate!
Morangos ao Chocolate
Ingredientes
  • 140 g de chocolate amargo, picado
  • 150 g de morangos com os cabinhos
Modo de Preparo      
  1. Em um vasilha que possa ir ao micro-ondas ou em uma panela de banho-maria, derreta o chocolate. Mexa-o até que esteja completamente derretido e cremoso em torno de uns 10 minutos.
  2. Segure os morangos pelo o seu cabo e mergulhe um a um no chocolate derretido. Banhe os morango no chocolate até 3/4 do seu tamanho. Sobre uma grade, ponha os morangos com o talo virado para baixo. Depois, mantenha os morangos na geladeira por 20 ou até que o chocolate tenha endurecido.
Rendimento: 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo