sexta-feira, 21 de abril de 2017

Conchas & Outros Seres do Mar




    As conchas do mar compartilham as associações simbólicas de água e também estão ligados à Lua e à feminilidade, e ao princípio yin. Lembrando que a deusa do amor, Vênus/Afrodite nasceu na água e viajou para o continente em uma grande concha, por isso ela é o seu emblema, e representa também os órgãos sexuais femininos. Na China, as conchas do mar simbolizam uma viagem bem sucedida e boa sorte, enquanto no cristianismo representam as águas batismais, às vezes, a água era transportada em conchas, bem como, a peregrinação, em especial a que é feita para Santiago de Compostela, onde anteriormente, os peregrinos faziam um escudo de concha em suas roupas. Já aquelas que permanecem firmemente presas, as duas metades são um símbolo de discrição ou paixão sexual, assim como mariscos são considerados afrodisíacos.

   As conchas quando estão no mar, são apenas mais um 'objeto' do vasto oceano, com sua importância específica dentro desse ecossistema. Para os esotéricos elas, atuam como conectores entre os seres do Mar, bem como uma espécie de 'marcadores'. É como se fossem canais fonéticos dos seres marinhos com os humanos, como pontes de conexão com a Terra. Por analogia, são o que poderíamos chamar de 'telefones espirituais' para as pessoas da superfície. Assim, em uma profunda conexão, o ser humano pode pegar uma delas, pôr no ouvido e receber uma mensagem de um ser das águas, como por exemplo uma sereia, um príncipe do mar ou um golfinho. Afinal o que para o homem é apenas uma concha, para os seres marinhos é como um cristal! 

   Também do contato com uma concha, é possível, até mesmo encontrar alguém que tenha desaparecido no mar. Isto é, encontrar o corpo, restos mortais, etc. Ou no caso de um pescador, encontrar um lugar com mais peixes. Lembrando que normalmente, as conchas estão conectadas umas às outras, formando uma verdadeira rede de comunicação, que poderiam ser comparadas aos celulares usados por humanos.

  Veja o simbolismos de outros seres marinhos:

*Caranguejo - Por causa de sua carapaça protetora, é associado com o útero e a maternidade. É o símbolo de Câncer, o quarto signo do zodíaco, regido pela Lua. Por seu hábito de andar de lado, também é associado a evasão e fraude. No budismo, o caranguejo está ligado a períodos de noite cósmica entre as idades de Brahma, ou o sono da morte entre uma encarnação e a próxima. Na África, o caranguejo é considerado um símbolo do mal.

*Estrela do Mar - Na Europa é vista como um símbolo da força duradoura e de paixão. E no cristianismo representa Maria.

*Ostra - Por alimentar a pérola, ela representa o domínio feminino, útero, fertilidade, água e a Lua. Com sua concha bem fechada, é também o símbolo de discrição.

*Concha de caracol - Por sua configuração espiralada está ligada a evolução. Na cultura Maia representa a água. Também é o emblema de Netuno, assim como o deus Vishnu, o Senhor das Águas.

*Lagosta - No Oriente, a lagosta é considerada um bom presságio e, muitas vezes representada sem suas pinças. Na Grecia antiga, representa fortuna e sagrada. Na arte chinesa, por vezes, aparece aos pés de Kuan Yin como um símbolo de riqueza e harmonia conjugal, enquanto o Japão está entre os presentes ofertados no Ano Novo, como um sinal de saudação ao ano vindouro e, devido à sua forma curva e quebradiça, como um emblema da vida longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo