quarta-feira, 12 de abril de 2017

Páscoa



   O rito da Páscoa é uma das datas comemorativas movéis, mais importante entre as culturas ocidentais. Para os católicos têm início no ‘domingo de ramos’ que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusálem; transcorre por toda a semana que passa a ser chamada de ‘semana santa’; culminando no domingo seguinte, o de Páscoa, onde é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.  Para os judeus, a Páscoa marca o a fuga do seu povo do Egito. Mesmo assim, além da data, muitos de seus simbolismos centrais são compartilhados. Sendo que em ambas as religiões a data relaciona-se com a esperança de uma nova vida.

   A palavra Páscoa vem do termo em hebraico Pesach, cujo sentido simbólico é de ‘passagem’, relembrando a saída do povo judeu do Egito rumo à Terra Prometida.  Em inglês, a Páscoa é definida por duas palavras para duas festas distintas – ‘Easter e Passover’, onde a palavra ‘Easter’, deriva do ‘Eastre’ da cultura celta, cuja essência principal era a da fertilidade na primavera, ou ‘Ester’ do Antigo Testamento que é uma repetição da deusa Ishtar.

   Ishtar é uma herança sumeriana, bem como Inanna - era a deusa dos acádios, cognata da deusa Astarte dos filisteus, de Isis dos egípcios e de Afrodite, dos Gregos.

As deusas Inanna-Ishtar leva-nos de volta a um tempo onde o Feminino era ativo, dinâmico, poderoso, com os dons da paixão, do riso, e da graça envolvente. Os sumérios viam Inanna como uma metáfora para o Divino na Matéria. Assim, desde os primórdios, a Páscoa simboliza a capacidade que o ser humano possui de renascer e de renovar-se a cada ciclo do tempo. Esta capacidade esta associada à condição de libertar-se de tudo o que é velho e abrir-se para o novo. Na simbologia cósmica, significa o renascimento da Terra em sua força de fertilidade (primavera) após um período de morte (inverno).
Entenda o significado dos principais símbolos da Páscoa:
  • Cruz da ressurreição - Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.
  • Pão e o vinho - Na ceia sagrada, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, o pão e o vinho foram dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.
  • Cordeiro - Para os católicos, simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.
  • Matza (pão sem fermento) – Consumido pelos judeus na Páscoa para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
  • Coelhos - A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII: o coelho 'visitava' as crianças e 'escondiam' os ovinhos para que elas os procurassem. No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento, a vida. É também o símbolo da fertilidade e da abundância da vida.
  • Chocolate - As civilizações Maia e Asteca consideravam o chocolate sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda. Na Europa o chocolate aparece a partir do século XVI. Já os bombons e ovos, como conhecemos, surgiram no século XX.
  • Ovos - Na antiguidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento, a imortalidade, a ressurreição e a abundância da vida que se manifesta na Primavera, além de símbolo representativo da Criação entre os chineses, egípcios, gregos, romanos, persas e outros povos. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa representando a ressurreição e o nascimento para uma nova vida - era um presente simbólico. No contemporâneo, o simbolismo dos ovos uniu-se ao do chocolate: trazendo uma infinidade de guluseimas que fazem a festa de crianças e adultos.

Ovo de Páscoa de madeira


   Aproveite nesta data, em que as vibrações estão centradas na comemoração da 'Páscoa' e das energias voltadas para os processos de libertação, comunhão com o sagrado e o renascimento e faça uma imersão. Vibre o máximo destas energias e busque libertar-se do que não tem mais sentido; preparando-se para renascer para uma vida melhor.

   Que a paz e o espírito de renovação estejam presentes em seu coração, abrindo-lhe novos caminhos, outras possibilidades e trazendo-lhe a certeza de que uma nova etapa muito mais próspera e abundante se inicia. 

   Bons Ventos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo