sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Chuva de Meteoros Perseidas




   A chuva de meteoros Perseidas ou Perseídeas acontece entre os dias 23 de Julho a 22 de Agosto, mas é na madrugada do dia 12 para o dia 13 de Agosto a partir das 3h que acontece seu pico; sendo que a taxa da chuva Perseidas (= quantidade de meteoros observáveis) durante seu pico é de 80 meteoros por hora ou seja, mais de um meteoro por minuto!

   Lembrando que as chuvas de meteoros acontecem quando a Terra passa por uma região repleta de fragmentos espaciais deixados por um cometa ou asteróide. No caso da Perseidas, ela é resultado de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle 1862 III.

  Como observar:
   Nenhum equipamento é necessário, porém dê preferência a regiões longe de cidades grandes, ou de postes de luz, pois quanto mais escuro for o céu, mais meteoros poderão ser vistos. Basta se sentar ou deitar em uma posição confortável e olhar para o céu na direção da constelação de Perseus, que é o radiante da chuva (por isso o nome Perseidas). 

   A constelação de Perseus pertence ao Hemisfério Norte, e lá a visualização será muito melhor; já no Hemisfério Sul ela é vista próxima do horizonte nordeste. Assim, quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, mais fácil será observar os meteoros.

   Portanto, olhe para a direção norte/nordeste do céu, é lá que a maior parte dos meteoros surgirão. Mas também, fique de olho em outras áreas do céu, pois muitas 'estrelas cadentes' (momento de fazer pedidos) poderão riscar outras regiões do firmamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo