segunda-feira, 29 de junho de 2015

Deuses Nórdicos X Dias da Semana



    Acredita-se que os Deuses Nórdicos viveram na região em que hoje é a Islândia e a Alemanha, porque ao contrário dos Deuses Greco-romanos, estes eram mortais e o poder de vida eterna e juventude advinham das maçãs douradas; ofertada-lhes por Iduna - deusa guardiã do pomar sagrado e da poesia. Eles se alimentavam delas até que chegasse o dia do destino final, a Ragnarök - a batalha mortal, entre os deuses, monstros e gigantes. Também mantinham a ideia de que a Terra era formada por um enorme disco liso, e que vivam no centro deste, Asgard - acessível somente atravessando um enorme arco-íris. Em volta de Asgard estava a terra dos Gigantes, dos Elfos, dos Mortos e dos Homens.

   Esses Deuses, tais quais os greco-romanos; deixaram grandes influências para o mundo atual. Entre elas, o nome dos dias da semana, que após serem desenvolvidos e espalhados pelo latim - língua antiga dominante- que definia os dias como:
  • Sol - Domingo 
  • Lua - Segunda- feira
  • Marte - Terça- feira
  • Mercúrio - Quarta-feira
  • Júpiter - Quinta-feira 
  • Vênus - Sexta-feira
  • Saturno - Sábado. 
    Os nomes de Terça-feira a Sexta-feira foram substituídos completamente pelos equivalentes germânicos. Em inglês, Saturno não foi substituído, enquanto sábado foi renomeado após a definição do sabbath (em alemão), e é chamado 'dia da lavagem' na Escandinávia.

   Nesta semana vamos falar sobre cada um deles, a começar pela Segunda- feira regida por Frigga,
deusa que representa a fertilidade e por isso é invocada pelas mulheres na hora do parto. Frigg ou Friga é a Deusa-Mãe da dinastia de Aesir na mitologia nórdica. Esposa de Odin e madrasta de Thor, ela é a deusa da fertilidade, do amor e da união. É também a protetora da família, das mães e das donas-de-casa, simbolo da doçura e tem o poder da profecia.

    Ela é representada como uma mulher alta e majestosa vestida de penas de falcão e gavião; trazendo um molho de chaves no cinturão. Pode ser chamada também de Frige, Frija, Fricka e Friga.

    Acreditava-se que era detentora de uma enorme sabedoria, portanto conhecendo o destino dos homens, sem, no entanto, alguma vez o revelar.Tem vários companheiros e assistentes entre eles, Hlín (a deusa da proteção), Gná (a deusa dos mensageiros), e Fulla (deusa da fertilidade).

    Seu salão em Asgard é o Fensalir (= salões do pântano), isto significa que as terras alagadiças ou pantanosas eram consideradas especialmente sagradas à Deusa. As pessoas que nasceram nesse dia são amorosas e ligadas à família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo