quarta-feira, 17 de junho de 2015

Maca: Planta Sagrada dos Incas



   A maca (Lepidium meyenii, Walp) foi originalmente descoberta pelos Incas por isso é denominada de 'a planta sagrada dos Incas' - é uma raiz que se cultiva nos Andes Peruanos desde a antiguidade. A sua raiz já era utilizada pelos Incas como suplemento alimentar para tonificar o organismo e atenuar a fome das populações isoladas. O Imperador Inca dava-a igualmente aos seus soldados a fim de lhes aumentar a força e coragem, antes das batalhas, e mesmo como prêmio, aos guerreiros que mais se destacavam por seus feitos. 

   Para o resto do mundo a maca foi apresentada por um evento quase ao acaso, haja vista da invasão espanhola na seus cavalos começaram a apresentar problemas relativos as altas altitudes Andinas, como de fertilidade. Recomendados pelo população local a dar-lhes a maca - seus efeitos foram além das espectativas - tanto que estes deixaram o testemunho de tais fatos por escrito.

   A maca é um tubérculo da família das Crucíferas, atualmente existe uma centena de espécies por todo o mundo, das quais onze delas, no Peru. Ali se desenvolve sobre clima extremo: ventos violentos e intenso calor no dia e frio à noite (-10°C a 18°C); entre as altitudes de 3800 a 4800 m em região inóspita da Cordilheira dos Andes conhecido como Planalto de BomBon (cerra de Pasco), mas também à volta do Lago Chinchaycocha e nas regiões dos altos planaltos de Huancané e do Desaguadero.
   A raiz da maca possui uma cor que vai do amarelado ao púrpura, e é recolhida nos meses de Maio a Junho. Depois de seca pode ser consumida durante anos e quando reduzida a pó seu consumo local se dá em sopa 'mazamorra' e pudim, ou como bebida fermentada 'chicha'.

   A planta apresenta em sua composição, entre outros elementos, altas quantidades de cálcio, aminoácidos, proteínas vegetais, vitaminas e minerais como ferro, fósforo e zinco. Por toda sua riqueza nutricional, ela é qualificada como uma das raízes de mais alto conteúdo protéico.

   Alguns benefícios da maca:
  • Menopausa - Alivia os sintomas comuns, sem causar os efeitos colateriais como os decorrentes de outros tratamentos do tipo químico-hormonais.
  • Fertilidade e Potência Sexual - Desde 1961 estudos feitos comprovam seu poder de promover um aumento na mobilidade dos espermatozóides, do volume seminal e o incremento do desejo sexual em seres humanos.
  • Tônico e Revitalizador - Desde os tempos antigos já era de conhecimento sua capacidade de revitalizar o organismo bem como, de estimular suas defesas imunológicas e promover o estímulo físico e mental.
  • Síndrome da Fadiga Crônica - Segundo estudos realizados  aplicam-se bons resultados para o seu tratamento, na redução do cansaço mental e para restaurar a energia e vigor de idosos.
  • Hidratação da Pele
  • Emagrecimento
  • Equilíbrio Emocional e anti-estresse
Contra-indicações
   A maca não apresenta contra-indicações e ou alterações, exceto para indivíduos alérgicos a planta e àqueles que fazem uso de hormônios, neste caso ela pode intensificá-lo ou inibí-lo. Portanto, mulheres que usam anticoncepcionais (na forma oral) ou fazem terapias de reposição hormonal devem consultar seu médico antes de fazer uso da maca.

Consumo
    Seu consumo pode se dar através de cápsulas ou farináceo, neste caso compondo refeições em substituição de outras farinhas (trigo, milho, arroz, etc.); adicionar duas colheres de sobremesa, ou em shakes, vitaminas de frutas, com iogurte, sucos de frutas adicionando uma ou duas colheres de sobremesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo