sábado, 6 de dezembro de 2014

Santa Claus

 

   A figura do Papai Noel baseia-se em São Nicolau que é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia, dos marinheiros e das crianças. A única coisa que se sabe com certeza sobre sua vida é que ele foi bispo de Mira na Lícia, situada no sudoeste da Ásia Menor, no século IV d.C.

   S. Nicolau era conhecido por salvar marinheiros das tempestades, defender crianças e por oferecer generosos presentes aos mais pobres. Mesmo sem a autenticidade de muitas das histórias relacionadas com S. Nicolau, a lenda se espalhou por toda a Europa e a sua figura ficou associada a um distribuidor de presentes.

   O símbolo que o representa são três bolas de ouro. Diz a lenda que em determinada ocasião, ele salvou da prostituição três filhas de um homem pobre ao oferecer-lhes; em três ocasiões diferentes, um saco de ouro. Em outra versão conta-se que depois de morto, ele apareceu em sonhos e salvou a vida de três oficiais.

   Originalmente o dia de S. Nicolau foi celebrado a 6 de Dezembro, sendo este o dia em que se recebiam os presentes. Contudo, depois da Reforma, os protestantes germânicos decidiram dar especial atenção a 'ChristKindl, ou seja, ao Menino Jesus', transformando-o no 'distribuidor' de presentes e transferindo a entrega de presentes para a Sua festa a 25 de Dezembro. Porém, a tradição de S. Nicolau prevaleceu e ficou no próprio dia de Natal. Assim, o dia 25 de Dezembro passou a englobar, tanto o Natal e como o dia de São Nicolau.

   Em 1969, devido à vida do santo estar escassamente documentada, o papa Paulo VI ordenou que a festa de S. Nicolau fosse retirada do calendário oficial católico romano.
Mesmo assim, todos os anos, na época de Natal, em muitas partes do mundo, anúncios, cartões de boas festas, decorações sazonais e a presença de pessoas vestidas de Pai Natal documentam a moderna lenda do Santa Claus (contração de Santus Nicholaus).
E seja em quais dos dias do mês de Dezembro: 6 nos países cristãos ocidentais, 19 nos países cristãos orientais ou no dia 25, crianças do mundo todo escrevem cartas ao Papai Noel - nas quais dizem quais são os seus desejos, e, na noite de Natal, algumas deixam-lhe comida e bebida para uma rápida merenda, além dos tradicionais sapatos na sala para que Santa Claus os recheie de presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo