terça-feira, 2 de abril de 2013

Brownies



    Elfos Domésticos são originários do folclore escocês/inglês - Brownies ou Duendes Domésticos, como são conhecidos por lá e que normalmente vivem dentro de habitações humanas. Estas seres amáveis e confiáveis juntar-se às famílias humanas, ajudando-as com tarefas e protegendo o bem-estar das pessoas que vivem em "sua" terra. Noutros folclores, como o filândes, podemos encontrar criaturas semelhantes.

   São descritos com pele amarronzada e orelhas pontudas, mas como não gostam de serem vistos, só trabalham à noite, por isso é possível escutar certos ruídos durante o crepúsculo. Da mesma forma, também preferem não serem pagos por cuidar das casas. Mas em troca, gostam de receber pequenos presentes em especial: ser tratado como outros membros da casa. Uma iguaria que muito lhes agrada é leite e mel. E adoram moradia que têm cheirinho de comida recém-preparada ou com o forno ainda quente.

   A palavra duende vem do espanhol antigo, durn de casa (=dono de casa). O primeiro relato escrito sobre a palavra foi dado ao padre Fray Antonio de Fuete la Penã, no livro El ente de lucidado de 1976. Segundo ele, tais seres habitavam casas causando alvoroço e desordem. "São seres que se ocupam de coisas bobas, como mudar pratos de lugar, se apaixonar por um cavalo ou criança."

   Como são compostos de vapores conseguem se elevar e se sustentar no ar com facilidade, e apesar de pequenos - devido à sua proximidade com os humanos - eles tendem a ter uma aparência próxima a estes, principalmente no olhar.

  Mas nem sempre há benevolência nesses seres, parentes próximos do  Bicho-papão, no caso de maus tratos e outros, eles costumam abandonar a casa, e às vezes, se irritados ou abusados forem, os Brownies, podem de fato mostrar a sua outra face... Se transformando em demônios.

  Na Escócia antiga era comum, no dia de Natal a queima de fogueiras e danças embaladas ao som da gaita para espantar tais criaturas, que morrem de medo do fogo e fumaça, e nessa época costumam ficar enciumados com a troca de presentes, e devem ser mantidos longe das casas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo