quarta-feira, 17 de abril de 2013

Depois do primeiro sutiã

  

 ... A busca continua! Porque mais que um item de moda, o sutiã deve proporcionar conforto e segurança. Usar a peça errada é um hábito bastante comum, seja por falta de informação e principalmente por parte de muitas mulheres, na tentativa de salientar e tornar os seios mais firmes. No entanto, é um "truque", vamos dizer estético,  que pode causar danos à saúde e ao bem-estar feminino.

   Por exemplo: usar um sutiã apertado, além de limitar a mobilidade muitas vezes, acaba por gerar dificuldades respiratória e, ainda provocar problemas posturais; uma vez que o acessório comprime a coluna vertebral causando um curvamento inconsciente para  frente. Isso ocorre na tentativa de aliviar a dor e pode ocasionar efeitos colaterais que vão bem mais além, como: dores de cabeça tipo enxaqueca, de estômago e fadiga.

   Da utilização de um sutiã correto, a mulher sentirá  seus seios sendo puxados para trás levando o peso às costas e, não para a frente. Minimizando assim, o efeito natural da gravidade; já que o peso dos seios deve ser equilibrado (entre as alça, cerca de 20% e a faixa das costas, cerca de 80%).

   No Brasil a maioria das lojas não permite (por questão de higiene), que as clientes experimentem roupas íntimas ou então, o sutiã pode ser testado por cima de suas roupas normais.

   De qualquer forma, toda roupa que você adquirir (mesmo nova) deve ser lavada antes de usá-la.

   O sutiã que veste bem é aquele que encaixa corretamente no corpo e não sai do lugar conforme os movimentos. Normalmente, quando o tamanho não é o ideal, a peça sobe quando se ergue os braços. Caso haja dificuldade na escolha do sutiã, faça uso do método  das medidas:

Tamanho das costas - Com o auxílio de uma fita métrica, tome suas medidas na região logo abaixo dos seios. É importante deixar a fita na horizontal e bem firme ao corpo, seus braços devem estar abaixados. Após divida por 2,5cm e some 4 se o resultado for par ou 5 se for ímpar; assim você obterá a medida das costas.

Tamanho da taça - Meça com a fita métrica ao redor da parte mais cheia dos seios e, não aperte muito para que a medida não fique errada. Caso não estiver usando sutiã ou se o mesmo não estiver vestindo bem,  incline-se cerca de 90° e meça ao redor do corpo por sobre os mamilos. Após divida por 2,5cm e arredonde o resultado.

Tamanho do bojo - É só subtrair da medida do tamanho das costas para determinar o tamanho da taça na tabela abaixo:


Tabela 1. Medida da taça do sutiã

   Se você tiver uma costureira de confiança, ela poderá lhe auxiliar para obtenção das medidas corretas.

   De acordo com o resultado obtido busque pelo sutiã nesse tamanho e, atente as variações - devido a modelos e marcas diferentes. Mas por essa medida você terá uma referência melhor de encontrar a peça mais adequada ao tamanho dos seus seios.

Verificar na hora da compra do sutiã:

Ele deve ficar justo no ajuste maior e, ficar um pouco apertado se colocar um tamanho menor. Isso ocorre porque a tecnologia usada na fabricação, sugere que com o tempo ele irá afrouxar.
Se muito apertado nas costas, mesmo quando no ajuste maior,  aumente um n° e reduza na taça, para compensar. Por exemplo se um modelo 32D for apertado mude para um 34C.
E se a alça estiver frouxa o bastante para usar confortavelmente no ajuste mais apertado, reduza também um n°.
Com relação ao tamanho das taças, seus seios devem preenchê-las por completo sem sobras e muito menos saltando em cima ou dos lados. Na parte inferior deve estar firme contra o tórax e cobrindo o seio por completo. No caso de estar muito grande reduzir um n°, muito pequena ou "parecendo que serviu" experimente um maior para ter certeza da peça correta.

   Ainda no momento da compra é importante saber que adquirir o sutiã ideal realmente não é fácil. Em meio a tantas opções e tentações que estão no mercado: tipo de tecido, da qualidade ao modelo e do investimento a ser feito.

   Sempre ter em mente que o sutiã tem que ser confortável. Por isso, no dia a dia prefira os de fibra naturais de algodão ou microfibra (quanto menos costura melhor) que permitem maior circulação do ar. E deixe aqueles de rendas, enchimentos e afins para aquelas ocasiões especiais.

    Na hora de escolher um modelo leve sempre em consideração o tamanho dos seios. Quem os tem grande, não deve usar modelo tipo taça porque só funciona para seios pequenos, já que os mantêm no lugar através de compressão (dos ligamentos de Cooper) Mas, se a roupa que for usar requer um modelo assim, recorra ao invisível (Lib) que irá segurar sem dar problemas. Para quem não ganha nota 10 na "comissão de frente"  prefira sutiãs com arame, que moldam os seios e, fuja  dos de aumento com aquelas almofadas de enchimento, que podem  causar edemas no caso de muito apertados. Para dar um "up", também são válidos os com fecho na frente; que aproximam os seios e são de efeito imediato e costumam agradar.

   Finalmente a escolha e compra foram realizadas. Modelo e tamanho corretos, material confortável, a cor... E faltou um tópico a abordar: higienização da peça.

   Igual ao resto do corpo, as mamas também secretam suor. Essa excreção é liberada através de pequenos poros (corpúsculos de Montgomery) localizados ao redor da auréola do seio. Portanto é imprescindível a lavagem dessa peça diariamente.

  Vale lembrar que no mercado já existem produtos específicos para lavagem de roupas delicadas como suas lingeries, sem estragá-las e com propriedades hipoalergênicas. 

   Pode ser um pouco trabalhoso todo o processo, mas será extremamente compensador usar um sutiã que lhe proporcione conforto, sustentação além é claro  de ser bonito e sexy!



    Do jornal "O Estado de São Paulo (05/07/2011) - Sobre a sensualização infantil que inclui dentre outros itens: este modelito de sutiã para meninas a partir dos 6 anos, que possui um enchimento simulando mamas desenvolvidas. Marcas como a americana Abercromie e a inglesa Primark introduziram essa "novidade" no mercado.

sutiã infantil
  


Os sutiãs do momento são:

sutiã com spikes

 

   Decorados com spikes (tachas) que podem dar literalmente "uma levantada" no visual - ideal para ir a uma "balada" ou mesmo durante o dia, na composição de um look um pouco mais arrojado - tudo dependerá da combinação com as demais peças a serem utilizadas.




   Mesmo sendo anterior, ao modelo com spikes o sutiã com brocados, pedrarias e afins,  ainda tem seu lugar.

Lindíssima a cantora Katy Perry, nesse modelito...


   Depois de aparecer no corpo de uma atriz na novela das nove, em uma cena tórrida... O acessório virou objeto de desejo... De designer arrojado, tem como trunfo um gel nas asas (laterais) deixando as costas livre. Segundo o fabricante: não cai, da firmeza e anti-alérgico.

.
sutiã auto-adesivo


   Viva la libertè!...




   ... Mas, nada substitui aquela sensação de prazer: tanto para quem vai abrir o fecho, quanto para quem vai tê-lo aberto!...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo