terça-feira, 2 de abril de 2013

Mantras


Mantras são  vibrações sonoras usadas  durante a meditação por segmentos budistas e hinduístas, e que cairam no gosto ocidental trazido por espiritualistas  de várias vertentes; tornando-os usuais na forma independente, também.

A palavra Mantra tem sua origem no sânscrito: (man = mente) e (tra = liberação). Portanto, significa a “liberação da mente”.  Como uma vibração sonora, quando emitido corretamente, exerce poderoso efeito no corpo e mente. Ele acalma as mentes e sentidos; relaxam o corpo e liga o praticante a energias superiores, pois sua vibração provoca a limpeza de energias de baixa vibração. Mantra é definitivamente uma palavra de poder e sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência.

Dotados de grande força energética, os mantras auxiliam na entrada para o estado de meditação e também  ajudam a realizar desejos. Porém, para resultados positivos, convém praticá-los com regularidade, desde que estejamos dignos e aptos para isto – diariamente, ou pelo menos em dias alternados.

No incontável universo dos mantras, eles devem ser repetidos 8 ou 108 vezes, porém à casos em que um mantra repetido por inúmeras vezes ou acima de sete vezes; perde seu poder. E em outros casos só deve ser utilizado em situação de perigo eminente, pois não devemos utilizar o nome de Deus em vão.

A questão da pronúncia correta é muito importante, para que ele se mostre eficaz, escritos em sânscrito, a língua sagrada dos hindus onde: aparece a letra h, leia como se fosse rr; isso salvo alguns casos, em que representa j exalada. Portanto, a força do mantra reside em sua entonação correta e mentalização adequada. Mas por exemplo, o mais conhecido dos mantras - o bija OM (pronuncia-se: aum) foge a todas as regras gramaticais citadas, pois é o som primordial da criação ou “o corpo sonoro de Deus”; permeando e conectando todas as coisas, pessoas e corações – é considerado a síntese de todos os Sons. E por isso, também possui toda uma simbologia para os praticantes de yoga e outros grupos orientais.
Da tradição indiana há uma centenas de mantras, todos com finalidades específicas e, para quem deseja iniciar-se nesta prática e usá-los em estado meditativo: busque um ocal tranquilo, sente-se em posiçãoconfortável e procure relaxar concentrando sua respiração no abdômem. a seguir vocalize o mantra ecolhido durante o tempo mínimo de três minutos. Esta é a forma mais aconselhável de potencialização de um mantra, mas se não puder pronunciá-lo em voz alta; sussure-o ou apenas mentalize-o. Porém, se não for o caso de uma meditação profunda, você pode executá-lo mentalmente, aé mesmo seus afazeres habituais.
Da "ocidentalização" dos mantras, um bom exemplo foi o da cantora Tina Turner, que a alguns anos atrás juntou-se ao coro de 30 crianças do projeto Children Beyond - Witch Children United in Prayers, Crianças Além - Com Crianças Unidas em Orações e gravou o mantra védico Sarvesham Svastir Bhavatu - objetivando sua contribuição pela Paz e Tolerência Mundial. Esse mantra emite o desejo de auspiciosidade ou seja, de bem estar a todos os seres do Planeta.
Sarsvesham Svastir Bhavatu
Om Sarvesham Svastir Bhavatu
Sarvesham Shantir Bhavatu
Sarvesham Purnam Bhavatu
Om Sarve Bhavanthu Sukhinah
Sarve Shantu Niraamayaah
Sarve Badrani Pashyantu
Ma Kaschi Dukha Bhaag Bhavet
"Que todos tenham bem estar
Que todos tenham Paz
Que todos encontrem a Perfeição
Que todos sejaam felizes
Que todos tenham saúde
Que todos tenham boa sorte
e que ninguém tenha que sofrer."

Tina Turner - Sarvesham Svastir Bhavatu - (Peace Mantra) HD Clip from AtmaNivedanam on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo