sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Amor(a)



  
    A Amora é uma planta arbustiva, seus frutos podem ser encontrados nas tonalidades branco, preto, verde e vermelho, e por serem muito fragéis é quase impossível encontrar variedades disponíveis à venda, para consumo in natura. Por sorte, como ela é adaptável às condições climáticas; em muitas regiões são encontradas pelos quintais ou praças; na época dos frutos é só chegar e pegar. Na Finlândia a amora silvestre ou ártica, como é mais conhecida; tem tal importância que está estampada em moeda de dois euros, e comumente é consumida com queijo, o leipäjuusto.

   De propriedades diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida; essa planta atinge cerca de 1 a 1,5m de altura; florescendo e frutificando entre março/abril/maio ou setembro/outrubro. Na verdade, "amora" é o nome popular dado a diversas frutas de formato semelhante (a drupa), mas que podem pertencer a gêneros ou famílias diferentes. São elas: 

Amora branca (taíuva)
  • Maclura tinctoria, família Moraceae é nativa do Brasil. Conhecida como taiúva. Amora verde
  • Morus alba, família Moraceae é originária da China, e serve de alimento para bicho da seda.
  • Rubus erythrocladus, família Rosaceae é nativa do Brasil. Também chamada de amora do mato.
Amora preta

  • Morus nigra, família Moraceae é nativa da China e Japão.
  • Rubus sellowii, família  Rosaceae é nativa do Brasil. Também chamada amora-do-mato.
  • Rubus ulmifolius, família Rosaceae, arbusto originário da Grécia - onde crescia de forma espontânea, seu cultivo data do séc. IV a.C. - pelo uso medicinal e por seu apreciado sabor. A partir do séc. XVII expandiu-se por várias partes da Europa sendo cultivada de forma comercial e aumentando as variedades (hoje existem mais de 300 espécies). Na América do Norte chegou por volta de 1850/60 trazida pelos imigrantes europeus é conhecida como amora preta ou "blackberry", a qual, já a alguns anos vem causando enorme furor, junto com as demais "berries"; graças a atualização sobre seus comprovados benefícios à saúde.
Amora vermelha (moranguinho silvestre)
  •  Rubus rosifolius, família Rosaceae é nativa do Brasil.
   De modo geral, todas elas têm princípios medicinais semelhantes (variando na sua composição ou intensidade), relativo à região e condições do solo de onde provêm. No organismo a amora atua de várias formas, de acordo com a parte a ser utilizada. Possui uma série de sais minerais que se concentram em maior quantidade nas folhas e no caule (magnésio, fósforo, potássio e cálcio). Bem como, tem ação oxidante graças as vitaminas C, E e do complexo B; além de flavonóides, adenina, colina e ácido málico que reduzem a presença de radicais livres retardando o envelhecimento, inclusive da pele e cabelos. Também é uma fortalecedora do sistema imunológico ajudando na regeneração das células e na manutenção da coordenação motora. Afinal, função esta, não só da amora (mulberry), mas de todas as suas parentes na família "das berries", suas irmãs: amora preta (blackberry), morango (strawberry), framboesa (raspberry), mirtilo (blueberry) e o crawberry. Por fim, por ser um leve laxante, ela é uma aliada para quem quer ou precisa; perder os "quilinhos" a mais...

 
Partes a serem utilizadas
  • fruto - tônico e laxante
  • folhas - antibacterianas
  • casca - analgésica, anti-reumática e reduz a pressão sanguínea
  • casca e raiz - sedativa, diurética e expectorante 

Benefícios
  • Rica em vitaminas A, C e do complexo B
  • Contém ácido cítrico e málico
  • Depurativa, digestiva e refrescante
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Alta taxa de antioxidantes (9 vezes maior que a uva)
  • Retarda o envelhecimento
  • Fortalece o sistema imumológico
  • Estimula a memória e o racíocinio
  • Fruta que mais beneficia o sistema nervoso
  • Previne a osteosporose
  • Auxilia no tratamento de infeçções (garganta, urinária e genital)
  • Auxilia na reposição hormonal
  • Combate o climatério e TPM
  • Rica em fibras, regula funções intestinaisPrevine o câncer
  • Combate a cálvice
  • Dá resistência e energia para práticas esportivas
  • Ajuda a manter o peso ideal
Consumo

   A amora pode ser consumida in natura ou em forma de geléias, sucos, doces em pasta e   
e fermentados. Pode ainda, ser congelada e utilizada como polpa para produção de sucos,
sorvetes, iogurtes, tortas ou cremes para diversos pratos ou mesmo, para sua decoração.

Efeitos Colaterais

   Se consumida em grandes quantidades de uma única vez ou de seu uso persistente;
pode causar diarréia.
 
    Chá de Folhas da Amora

    As folhas da amora são execelentes para a confecção do chá, que além de poderoso em antioxidantes (combatem os radicais livres), auxilia no fortalecimento do sistema imunológico prevenindo doenças virais e infecciosas. Lembrando que os antioxidantes também são responsáveis pela prevenção de doenças que atigem o aparelho urinário e os rins, expulsando as toxinas que possam vir a prejudicá-los.

   Como é muito rica em fibras, vitaminas e minerais, o chá das folhas de amora ainda auxilia na redução e no tratamento de algumas doenças como: diabetes, colesterol alto, regulariza a taxa glicêmica do sangue, dores de cabeça, enxaqueca, problemas de tireóide e insônia. Para os diabéticos, ele impede que todo açúcar ingerido seja absorvido pelo organismo. Atua também, como tratamento complementar para as mulheres que fazem reposição hormonal e alivia os sintomas da TPM e menopausa. De propriedades anticancerígenas previne principalmente, o câncer de estômago.

   Pessoas na faixa da terceira idade podem usufrir de seus benefícios, como um todo, pois proporciona mais energia, além da prevenção de doenças crônico-degenerativas e do AVC.

Preparo

   Coloque 1 litro de água para ferver e adicione 3 folhas de amora (fresca), ferva por 5 minutos, deixe a mornar ou esfriar e beba. A quantidade a ser tomada é de 3 xícaras ao dia.Ou use 1 colher chá de folhas de amora secas para 1 xícara de chá de água fervente, deixe repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 xícaras por dia (tratamentos menstruais). Para emagrecer faça uso entre os intervalos das refeições. Em todos os casos, não adoçar.

Contra-indicação

    Deve ser evitado durante a gravidez.





Suco de Amora

   Use 100g de amora para 1 xícara chá de água. Lave bem as frutas e bata no liquidificador. Tome 2 vezes ao dia sem coar e sem açúçar. Atua na prevenção da osteosporose, e quando ingerido morno e acrescido de mel, no tratamento de inflamações nas cordas vocais e rouquidão.

Obs. Sucos devem ser feitos e ingeridos imediatamente, para que evite o processo de oxidação e a perda de suas propriedades.

   Toda planta possui princípios ativos: ao notar qualquer reação adversa descontinue o uso. Sempre avise ao seu médico sobre o consumo de plantas ou ervas medicinais que estiver fazendo. Mulheres grávidas ou em período de lactação, consulte seu médico antes.

 
Torta Americana de Amora



Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
Suco de 1 limão

Recheio

3 xícaras (chá) de chantilly
2 xícaras (chá) de amoras
2 colheres (sopa) de água

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma forma média de fundo removível.
Faça furos com um garfo e leve ao forno, pré-aquecido, por 15 minutos ou até dourar levemente.
Retire do forno e deixe esfriar.Recheie com o chantilly, cubra com as amoras e a geléia dissolvida na água
Leve à geladeira por 1 hora, após desenforme sirva a gosto.


Amor(a), planta de Afrodite

   Enquanto planta dedicada a  Afrodite/ Vênus, deusa do Amor na mitologia greco-romana, ela está ligada, diretamente a magias amorosas.
 
Manter ou aumentar os Laços Afetivos

   Em noite de Lua Cheia ofereça ao seu amado(a) um pedaço de torta de amora (de preferência confeccionada por você, onde durante seu preparo colocar todas as suas intenções (de forma mental) e sirva acompanhada de uma taça de vinho.

   Buscando um novo amor? Tome 1 xícara de chá de amora (veja receita acima), e neste caso: adoce com 1 colher de chá de mel; por 28 dias seguidos, antes de deitar. Da mesma forma, durante este período mentalize os aspectos físicos e psicológicos que você busca para essa nova parceria.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo