segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Pré-Valentim: Pelo Mundo



   O Valentine's Day  (14 de fevereiro) é celebrado em várias partes do mundo, e em cada uma delas com sua peculiaridades, veja abaixo algumas delas:

Estados Unidos - Nos meses que antecedem a data as lojas já se abastecem dos produtos típicos e novidades para a época. Por lá é tradiconal enviar cartões (os valentines) às pessoas de quem se gosta: namorados, amigos, colegas de trabalho e até vizinhos.

Inglaterra - Se fazia costume as crianças vestidas como adultos; irem as portas dos lares cantando canções locais, alusivas à data. No País de Gales há troca de presentes como chaves e fechaduras; simbolizando para o casal: um ter a chave que abre o coração do outro ou então, colheres de pau com corações gravados.

Japão - A comemoração é distribuída em três partes: no dia 14 de fevereiro as mulheres presenteiam seus amores, amigos e parentes, e um mês depois, no dia 14 de março é a vez dos homens manifestarem todo o seu carinho e afeto. Já no dia 7 de julho acontece o Tanabata que na tradição japonesa celebra o encontro de duas estrelas; o que simboliza o encontro dos apaixonados.

China - Para eles, o Dia do Amor é celebrado no Qi iao jie, que segundo o calendário Lunar ocorre no sétimo dia do sétimo mês do ano.

Itália - É costume fazer grandes banquetes na vilas tradicionais, incluindo a participação de todos os moradores da comunidade.

Portugal - Desde o séc. XIX era comum a troca de recados entre os apaixonados, técnica esta, que foi se aprimorando com o passar dos séculos; indo para a troca de cartões que é mantida nos dias atuais.

Espanha, Barcelona - É comemorado no dia 23 de abril, dia de S.Jordí (S.Jorge) e também da Catalunha. Presenteia-se com livros os homens e rosas as mulheres. Diz-se que em homenagem a S. Jordí pelo gesto romântico em salvar a donzela das garras do dragão. Outra versão dessa tradição é devido ao dia 23 ser o dia de falecimento de William Shakespere e na véspera, dia 22 de Miguel Cervantes.

Dinamarca - São distribuídos os Flocos de Neve, que não são o que o nome diz ser; mas sim, flores prensadas uma a uma; especiais para essa época de romance no ar.

   Nos países da América Latina acontece um fenômeno curioso, que é a junção do dia dos Namorados com o dia da Amizade se tornando tudo uma coisa só, ou seja a manifestação de carinho pelas pessoas que se tem apreço. Em se tratando dos casais enamorados; eles são conhecidos como "tortolitos" ou "love birds" - uma alusão aos pombinhos (ave) que quando encontram o seu par, não se desgrudam mais.

Argentina e Chile - Comemoram o El dia de los Enamorados (o dia dos Apaixonados) com troca de presentes e revalidação dos votos.

Guatemala - A data é conhecida como El dia del Cariño (dia do Afeto/Amor) onde acontece a troca de presente entre namorados e amigos.

Bolívia - A celebração ocorre em setembro é o Dia del Amor (o dia do Amor) e engloba outras comemorações como o dia do Estudante, o dia das Crianças e o dia da Primavera.

Colômbia - Acontece no terceiro sábado de setembro, e é chamado de El dia del Amor y la Amistad (dia do Amor e da Amizade) em conjunto com outras datas como: dia dos Alunos, das Crianças e o da Primavera.

México - As comemorações englobam outras datas, igual à Colômbia, porém seus festejos começam praticamente, após o Natal (incluindo tudo que seja de cor vermelha) e com o ápice n dia 14 de fevereiro, acrescido da troca de presentes entre "amigos secretos". Em outros países é comum ocorrer essa brincadeira, no período das festas natalinas: entre funcionários, turma da escola ou famílias grandes.

Peru - Os dias 14 e 13 de fevereiro são feriados porque junto com o dia dos Namorados ocorre o Carnaval. Lá é comum presentear com orquídeas selvagens.

   No Brasil apesar de tentativas em popularizar o Valentine's Day, como bem sabemos quem reina absoluto nesses assuntos do coração é S. Antonio, portanto o dia dos Namorados é 12 de junho, véspera do dia do santo. Tudo movido a muita simpatia popular: para quem quer arranjar um par, se casar ou para garantir o que já tem em casa! Também, não seria um desrespeito incluir no calendário nacional, o dia 14 - como mais momento de celebração: Amor nunca é demais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo