quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cascas: usar ou não usar, eis a questão!



    Depois de saborear aquela fruta deliciosa in natura ou ao fazer uso em suas receitas o que é feito das cascas? Normalmente seu destino é o lixo, mas saiba que na maioria das vezes é nessa parte das frutas e leguminosas que se mantem (quando não a maioria), boa parte dos seus nutrientes.

    Veja alguns alimentos que podem ter suas cascas reaproveitadas:

Abóbora - Sua casca é rica em fibras, vitaminas A e C, potássio e betacaroteno que sendo um antioxidante reduz o risco de doenças cardiovasculares e de câncer. Bem como, suas sementes que além do betacaroteno possuem fósforo,ferro, magnésio, zinco, cobre e ômega 3. Também estão presentes proteínas e aminoácidos responsáveis pelo crescimento muscular e que trazem a sensação de bem-estar. Ela combina bem com doce e salgados, e as sementes pode ser consumidas após serem tostadas no forno ou em forma de farinha acrescida nas refeições e sucos.

Abacaxi - Contém fibras, vitamina C e uma enzima de nome bromelina que atua na proteção do estômago.

Batata inglesa - É uma poderosa fonte de minerais (zinco, potássio, ferro, fósforo), vitamina C e fibras. As cascas podem ser assadas ou cozidas realçando sopas ou se em água e sal agregam caldos com muitos nutrientes. Outra possibilidade é serem fritas e servidas de petisco junto com um aperitivo.

Banana - Suas cascas são ricas em vitaminas A, B e C. Ainda tem grande concentração de potássio, fibras e luteína antioxidante que atua contra a catarata e a exposição dos olhos aos raios UV. Auxilia no controle do apetite e perda de peso. Transforme as cascas em farinha ou farofa, um excelente produto para bolos ou para compor o café matinal. Outra opção é serví-las à milanesa.

Berinjela - Contém fibras, potássio, flavonóides e um antioxidante, o antocionida que atua no cerébro.

Cenoura - Sabia que elas possuem maior quantidade de vitamina A e betacaroteno justamente nas cascas? Sem contar a ramagem, ricas em nutrientes que auxiliam na prevenção da degeneração macular senil - a maior causa perda de visão em idosos. Faça uso da casca em refogados, sopas e na omelete; enquanto as folhas são ótimas no preparo de bolinhos ou saladas.

Frutas vermelhas - (ameixa, morango, cereja...) São ricas em flavonóides e antocianinas, antioxidante que previne doenças cardiovasculares e o câncer.

Frutas com leve acidez - maçã, pera, pêssego... Possuem fibras insolúveis, as quais auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Goiaba - Tem licopeno que atua no combate ao câncer.

Laranja - E outras frutas cítricas (tangerina, limão) têm muito mais antioxidante nas cascas, cerca de 20% a mais, e é pura fibra. Nos dois últimos, ainda há a presença de flavonóides.

Mamão - As cascas produzem uma boa digestão, além de possuir ação anti-inflamatória. Também possui betacaroteno. Pode ser consumida em sucos, sopas ou para preparar bolos. E as sementes são excelentes para uma boa funcionabilidade dos intestinos, ingerí-las sozinhas ou com iogurte.

Melancia - Possui licopeno, poderoso antioxidante evita risco de câncer. Use as cascas para fazer doces.

Kiwi - Possui 3 vezes mais antioxidante na casca.Fazer suco da fruta inteira, (o kiwi gold é mais doce e tem menos pelo na casca).

Tomate - Rico em licopeno, antioxidante que atua diretamente contra o câncer de próstata.

Uva - Possui flavonóides, compostos bioativos que diminuem os riscos de doenças cardiovasculares e câncer.

Hortaliças - De modo geral, também são ricas em favonóides, além de uma série de vitaminas e sais minerais de acordo com a família a qual pertencem, e que irão atuar em prol de um organismo saudável. Por isso, em muitas delas, é possível fazer uso não só das folhas, mas também dos talos (couve, alho poró, salsa...)


A questão dos Agrotóxicos

   Com a produção em larga escala de produtos de horti-fruti veio também em grande quantidade inúmeras "pragas" que podem destruir uma lavoura inteira em questão de dias. Para contenção são aplicados os tais defensivos agrícolas que exercem o controle, eliminando todo tipo de organismo invasor, porém se existe o saldo positivo de um lado, por outro são os resíduos que ficam retidos principalmente, nas cascas, folhagem, e que em muitos casos ultrapassam essa barreira natural da planta e vão parar no seu interior, na polpa. O quê, enquanto organismo vivo; será prejudicial a qualquer um que faça uso (seja mais ou seja menos) de produtos que receberam um carga desses defensivos. Portanto, a tese de descascar legumes e frutas para se livrar dos agrotóxicos é mera ilusão.


Medidas Paliativas
  • Lavar bem os horti-fruti antes do consumo.
  • Deixar em solução de vinagre ou cloro elimina bactérias, apenas.
  • Deixe de molho em solução de bicarbonato de sódio.
  • Consumir produtos da época.
  • Consumir alimentos detox (aqueles que desentoxicam) - couve, alho, cebola, (ervas aromáticas: salsa, coentro...), brócolis limão, chá-verde, chá de boldo, etc. 
  • Sempre cozer alimentos tipo bata e espinafre, tal processo ajuda a diminuir o impacto do agrotóxico sobre elas.
  • Consumir produtos orgânicos.
  • Ter uma alimentação rica em fibras.
  • Beber bastante água.

Problemas a Longo Prazo

   Claro que ninguém terá problemas ao consumir um único morango! Mas a questão é o cumulativo dos resíduos no organismo. Quem faz uso constante de produtos ou mesmo para trabalhadores que o aplicam no campo; podem vir a desencadear ao longo dos anos, desde alterações embrionárias, a tipos de câncer. De um estudo feito na UNESP Botucatu com plantadores de tomate, este demonstrou uma baixa na produção de espermatozóides sadios em 50% das amostras. 

    Apesar dos órgãos competentes alegarem que o limite que se pratica aqui é inferior ao europeu e de que, apenas poucas culturas (1,7%) têm o limite acima do permitido é algo a se pensar. Bem como, sobre a questão da existência de um "limite seguro" para se consumir produtos que levam aplicação de agrotóxicos, e sem contar o uso daqueles que nem são permitidos pela ANVISA. 


   Alimentos mais Carregados de Resíduos e como Minimizar seu Impacto

    Essa lista se alterna a cada amostragem feita, por isso não foi citado aqui a porcentagem encontrada, mas aqueles produtos, onde sempre está presente alta quantidade dos resíduos. 

  1. Pimentão - deixe de molho em solução de bicarbonato de sódio.
  2. Morango - deixe de molho em solução de bicarbonato de sódio.
  3. Pepino - se não for orgânico, não faça uso das cascas.
  4. Uva - deixe em solução de bicarbonato de sódio.
  5. Couve - deixe em solução de bicarbonato de sódio.
  6. Abacaxi - se não for orgânico, não faça uso das cascas.
  7. Batata inglesa - se não for orgânica não faça uso da casca, mergulhe em solução de bicarbonato.
  8. Alface - deixe de molho em solução de bicarbonato.
  9. Mamão - se não for orgânico, não faça uso da casca; é onde se concentram os resíduos.
  10. Banana - se não for orgânica, não faça uso da casca, pois é onde fica retido grande parte dos resíduos.
  11. Maçã - a melhor prática seria retirar a casca, mas é nela que estão contidas as fibras; deixe de molho em solução de bicarbonato.
  12. Tomate - consumir maduros, porque quanto mais passa o tempo, os compostos absorvidos se dissipam.
  13. Laranja - se não for orgânica livre-se da casca, pois graças à sua constituição segura praticamente, todos os resíduos nela.
  14. Cenoura - se não for orgânica, retire a casca antes de fazer uso.
  15. Beterraba - deixe de molho em solução de bicarbonato de sódio.


Por que Solução de Bicarbonato de Sódio?
  
    Os componentes da maioria dos agrotóxicos são dissipados ao entrarem em contato com o pH do bicarbonato de sódio, o que causa sua eficiência, minizando os efeitos nocivos dos defensivos.


Solução de Bicarbonato de Sódio 

   Deve ser feita  na proporção 1:1.  Por exemplo: para cada colher de sopa de bicarbonato de sódio diluir em 1L de água.


Processo de Higienização de Frutas e Verduras

  • Lave-as em água abundante;  para legumes pode dispor de uma escova de cerdas macias para auxiiar na lavagem. 
  • Após deixá-los de molho na solução de bicarbonato de sódio pelo período mínimo de 30 minutos.
  • Lave novamente em água abundante, e estes estarão pronto para consumo.




Salada Colorida e Enriquecida

http://www.comidaereceitas.com.br/saladas/salada-colorida-enriquecida.html#ixzz2trcJ4GZV


Ingredientes
  • 2 cenouras médias
  • 3 beterrabas médias
  • 6 rabanetes
  • 200g dee folhas tenras de espinafre
  • 2 cebolas médias cortadas em fatias finas
  • 1 pimentão
  • 3 tomates
  • 1 abacate pequeno
Molho
  • Azeite a gosto
  • 1 cebola média picada
Modo de preparo

  • Rale as cenouras, as beterrabas, os rabanetes.
  • Pique o espinafre, corte o pimentão e o tomate em rodelas, e o abacate em tiras compridas.
  • Em uma travessa grande, coloque as verduras em montinhos separados, juntando as cebolas a cada porção, enfeitando com pimentão e abacate.
  • Sirva o molho em uma tigela separada.
Molho
  • Em um recipiente com tampa, coloque as cebolas, junte o azeite, tampe bem e leve à geladeira por 2 horas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo