sábado, 8 de fevereiro de 2014

Valentine's Day, breve histórico




   Que no próximo dia 14 é dia de S. Valentim, do Amor e da Amizade, e dos Enamorados é impossível esquecer, graças ao marketing que envolve a data.

   No Brasil, muitas pessoas nem sabem do significado do dia, comemorado em vários países - por aqui ficou estipulado a obrigação de casamenteiro para S. Antonio, sendo considerado o Dia dos Namorados, 12 de junho (véspera do dia do santo). Essa popularização se deu a partir do ano de 1949 em São Paulo, como uma alternativa para aumentar as vendas nessa época do ano (era fraca). A idéia funcionou tão bem que, o dia dos Namorados, como data comercial, só perde para o Natal e o dia das Mães.

    Mas quem foi o Valentim? - São várias histórias... A mais pontual é a do reinado de Claudius II - um tirano, também conhecido pelo "belo apelido" de: o Cruel. Com a sábia idéia de que os homens solteiros seriam melhores para obter um exército muito mais forte, o tal do Claudius baniu do seu império o casamento. Porém, um padre de nome Valentim continuou a realizar os enlaces secretamente; até que os homens de Claudius o prenderam. E foi na prisão que Valentim se enamorou de uma garota cega, filha de um dos carcereiros. Antes de sua execução por decapitação, em 14 de fevereiro (entre os anos de 263 e 270 dC) ele escreveu uma carta a sua amada, assinando como "o seu Valentim";  portanto esta seria a primeira carta dos namorados (daí vem a tradição do envio de cartões). A jovem voltou a enxergar e tempos depois, Valentim foi canonizado em honra de seu sacrifício de amor.

   Antes de Valentim... Em 15 de fevereiro na Roma antiga, se comemorava o festival pagão da Lupercalia. Nome que deriva, supostamente da junção de duas palavras: lúpus (= lobo, animal que representava Luperco, o fauno) e ehircus (= cabra, animal impuro). O festival pagão era realizado em honra de Pan Liceo ou Fauno Luperco: deus dos rebanhos, pastores e amigo dos lobos; a quem potegia contra Februa (deus da Morte e a origem do nome do mês de Fevereiro). A Lupercalia era celebrada no início da Primavera e composta por ritos de purificação, fertilidade  e passagem.Todos os anos, um grupo de adolescentes (chamados de Luperci) era selecionado entre os aldeões, como prova de ter atingido a maior idade depois de um complexo processo - onde deviam se embrenhar na floresta e lá ficar um determinado tempo caçando e vivendo de forma selvagem, como se fossem verdadeiros lobos. O ponto de encontro era na Colina Palatino (Roma), na caverna de Lupercal, mais tarde chamada de Ruminal em honra a Rômulo e Remo. Ainda, segundo a lenda foi nesse local que o fauno Luperco metamorfoseou-se em uma loba e amamentou os gêmeos, fundadores de Roma. Em algumas versões do mito, no mesmo local havia uma figueira, e de suas raizes foi feito o cesto onde estavam as crianças.


   Durante esse festival, os Luperci sacrificavam nessa caverna um bode (representando, o deus Februa), após saiam de lá apenas trajando uma tanga feita da pele do bicho, e corriam pelas ruas de Roma com chicotes (também feitos de pele) atacando as mulheres para torná-las férteis e/ou facilitar a gravidez. Na mesma ocasião era feita uma "loteria do amor" que constava do nome de homens e mulheres aptos a formarem casais pelo resto do ano.

   Em torno de 498 dC, o Papa Gelásio I acabou com o festival de Lupercalia por considerá-lo um acinte à Igreja, o qual foi subistituído pelo dia de Valentim de Terni. Em uma visão contemporânea; há uma breve associação entre esse dia com o deus Vali - filho de Odin e Rindir, este um deus arqueiro consumido de vigança pela morte injusta de um de seus irmãos, o deus Balder a 14 de fevereiro.

   Associação do dia dos Namorados e do Amor Romântico - Aconteceu no Parlamento de Foules em 1382, no dia 14 de fevereiro; quando o poeta inglês Geoffrey Chaucer declarou "Porque hoje é dia dos Apaixonados e venho aqui, quando cada ave escolhe seu par."  - Chaucer escreveu este poema em homenagem ao 1° aniversário do Rei Ricardo II, da Inglaterra com Ana de Boémia. Um tratado sobre o casamento foi assinado em 02 de maio de 1381 e eles casaram-se 8 meses depois, quando o rei tinha 13/14 anos e ela 14. 

   Independente da motivação da criação da data no passado, o que vale é a sua magia e simbologia ou seja; acender cada vez mais os votos feitos para um relacionamento
harmonioso e duradouro. E para quem está só continuar na busca de sua cara metade.

   Por sorte, apesar de Mercúrio retrógrado (planeta da comunicação), no mais vamos de vento em polpa...
  • Vênus (planeta do Amor) em curso direto desde dia 31 de janeiro
  • Valentine's - é na sexta-feira, dia dedicado a Vênus, a deusa e a Hanael o anjo do Amor
  • Lua Cheia - 14 de fevereiro às 21h53 (GMT), localidades com horário de Verão acrescer 1h 
  • Vigência de Áquario, tanto no período, quanto da Era 
    Para comemorar o Mundi promoverá a "Semana Pré-Valentim" fique atento, as curiosidades e dicas; que podem ser de grande valia na caça ou manutenção de seus laços amorosos.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo